• #1 1 pt(s)

    Os estudos linguísticos ocidentais têm suas bases na Grécia antiga. Os “Diálogos” são obras filosóficas de Platão, deste período, que acercam a Linguagem. Qual das obras abaixo se aproximam dos questionamentos linguísticos atuais sobre arbitrariedade e iconicidade?

  • #2 1 pt(s)

    A comparação dos textos antigos em sânscrito, grego antigo e latim deram origem aos estudos e métodos que hoje conhecemos como Linguística Histórico-Comparativo. Marque qual o postulado abaixo foi proposto a partir deste movimento.

  • #3 1 pt(s)

    Os principais representantes do Estruturalismo linguístico europeu e americano são, respectivamente, Leonard Bloomfield e Ferdinand de Saussure.

  • #4 1 pt(s)

    A hipótese de Sapir-Whorf ou hipótese do relativismo linguístico desenvolveu-se sob a concepção empirista teorizando que as línguas naturais se desenvolvem conforme a interpretação de mundo de uma determinada sociedade, evidenciando um aspecto formal da Língua, que foi:

  • #5 1 pt(s)

    Em 1957, Noam Chomsky lança “Estrutura Sintática”, redefinindo o pensamento linguístico-estrutural da época. A crítica feita posteriormente por outros estudos foi a de que o Estruturalismo estudava somente um aspecto da Língua:

  • #6 1 pt(s)

    A sociolinguística é um campo de estudo que pesquisa a relação da Língua com a sociedade. Seu iniciador, William Labov, determinou alguns conceitos na sua tese linguística e entre eles, o de variante, cujo o conceito abaixo é:

  • #7 1 pt(s)

    O método de coleta de dados linguísticos na Sociolinguística inovador foi o registro fonográfico, diretamente do falante um seu contexto social e cultural, sem o monitoramento da fala. À etapa de codificação desses dados em áudio, nomeia-se transcrição.

  • #8 1 pt(s)

    O Funcionalismo linguístico tem as suas raízes no Círculo Linguístico de Praga nas décadas 20 e 30 do século XX lançando base para os atuais estudos dos fonológicos. Subsistindo à todas as outras correntes, retorna ao centro da discussão científica nas décadas 70 e 80 com a seguinte proposta de pesquisa linguística:

  • #9 1 pt(s)

    Há dois conceitos na Linguística que as correntes científicas buscam responde-las. A primeira, diz respeito à ligação lógica na designação de nome ao ser e ideia; a segunda, diz respeito à designação ao acaso do ser e ideia ao seu nome. Os conceitos dessas definições são, respectivamente:

  • #10 1 pt(s)

    Das hipóteses de aquisição de Linguagem, há uma que teoriza o indivíduo humano dotado de estrutura ou especialização biológica provida de conhecimentos linguísticos, pronto para se desenvolver adaptada à Língua natural em que aquele indivíduo nasceu inserido. À essa hipótese, dá-se o nome de:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por ykaro506 em 20/12/2019 e atualizado em 30/12/2019. Esse quiz foi resolvido 86 vezes.
5

Quiz+