• #1 1 pt(s)

    Preencher com a opção correta:

    1. Questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles — questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constituiu. Refere-se, portanto, a uma relação entre disciplinas.

    2. Diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).

  • #2 1 pt(s)

    Por tratarem de questões sociais, os Temas Transversais têm natureza em uma única área convencional. A problemática dos Temas Transversais atravessa sempre o mesmo campo do conhecimento.

  • #3 1 pt(s)

    Ao invés de se isolar ou de compartimentar o ensino e a aprendizagem, a relação entre os Temas Transversais e as áreas deve se dar de forma que:

    I. As diferentes áreas contemplem os objetivos e os conteúdos (fatos, conceitos e princípios; procedimentos e valores; normas e atitudes) que os temas da convivência social propõem;

    II. Haja momentos em que as questões relativas aos temas sejam explicitamente trabalhadas e conteúdos de campos e origens diferentes sejam colocados na perspectiva de respondê-las.

  • #4 1 pt(s)

    É preciso atentar para o fato de que a possibilidade de inserção dos Temas Transversais nas diferentes áreas (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Arte e Educação Física) é uniforme, uma vez que é preciso respeitar as singularidades tanto dos diferentes temas quanto das áreas.

  • #5 1 pt(s)

    Todos os Temas Transversais trazem um conjunto de conteúdos que, de acordo com a proposta de transversalidade, fazem parte do ensino de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais, Arte e Educação Física. Portanto, sua avaliação não é outra além da que é feita nessas áreas.

  • #6 1 pt(s)

    Os Temas Transversais dão sentido social a procedimentos e conceitos próprios das áreas convencionais, mas não supera o aprender apenas pela necessidade escolar.

  • #7 1 pt(s)

    Indo além do que se refere à organização dos conteúdos, o trabalho com a propostada transversalidade se define em:

    I. Os temas constituem novas áreas, pressupondo um tratamento integrado nas diferentes áreas.

    II. A proposta de transversalidade traz a necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente na educação de valores e atitudes em todas as áreas.

    III. A perspectiva transversal aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe o confinamento da atuação dos professores às atividades pedagogicamente formalizadas e amplia a responsabilidade com a formação dos alunos.

    Estão corretos:

  • #8 1 pt(s)

    A transversalidade e interdisciplinaridade se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado.

  • #9 1 pt(s)

    Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e compreendem seis áreas:

  • #10 1 pt(s)

    Alguns dos fundamentos do Estado Democrático de Direito são:

  • #11 1 pt(s)

    Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) dos temas transversais, marque V para verdadeiro e F para falso.

  • #12 1 pt(s)

    Numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna:

    (1) Dignidade da pessoa humana

    (2) Igualdade de direitos

    (3) Participação

    (4) Co-responsabilidade pela vida social

    ( ) Implica respeito aos direitos humanos, repúdio à discriminação de qualquer tipo, acesso a condições de vida digna, respeito mútuo nas relações interpessoais, públicas e privadas.

    ( ) Refere-se à necessidade de garantir a todos a mesma dignidade e possibilidade de exercício de cidadania. Para tanto há que se considerar o princípio da equidade.

    ( ) Como princípio democrático, traz a noção de cidadania ativa, isto é, da complementaridade entre a representação política tradicional e a participação popular no espaço público, compreendendo que não se trata de uma sociedade homogênea e sim marcada por diferenças de classe, étnicas, religiosas, etc.

    ( ) Implica partilhar com os poderes públicos e diferentes grupos sociais, organizados ou não, a responsabilidade pelos destinos da vida coletiva.

  • #13 1 pt(s)

    A contribuição da escola é a de desenvolver um projeto de educação comprometida com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade para transformá-la. Um projeto pedagógico com esse objetivo poderá ser orientado por grandes diretrizes, entre elas:

  • #14 1 pt(s)

    A questão fundamental para o contexto escolar é a da relação entre ______________ e ______________: permitir que valores e normas sejam discutidos, avaliados e reformulados.

  • #15 1 pt(s)

    A educação pode controlar todos os fatores que interagem na formação do aluno e se trata de impor determinados valores, de ser coerente com os valores assumidos e de permitir aos alunos uma discussão sobre eles.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado

Referências

  • Parâmetros curriculares nacionais : apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
Quiz criado por patricia-walter em 21/01/2020 e atualizado em 11/02/2020. Esse quiz foi resolvido 261 vezes.
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