• #1 1 pt(s)

    Numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

    (1) Riscos ambientais físicos

    (2) Riscos ambientais químicos

    (3) Riscos ergonômicos

    (4) Riscos de acidentes

    São representados por fatores ou agentes existentes no ambiente de trabalho que podem afetar a saúde dos trabalhadores, como: ruídos, vibrações, radiações, frio, calor, pressões anormais e umidade. 1

    São identificados pelo grande número de substâncias que podem contaminar o ambiente de trabalho e provocar danos à integridade física e mental dos trabalhadores, a exemplo de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, substâncias, compostos ou outros produtos químicos. 2

    São muito diversificados e estão presentes no arranjo físico inadequado, pisos pouco resistentes ou irregulares, material ou matéria-prima fora de especificação, utilização de máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas impróprias ou defeituosas, iluminação excessiva ou insuficiente, instalações elétricas defeituosas, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos e outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes. 4

    Estão ligados à execução de tarefas, à organização e às relações de trabalho, ao esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, mobiliário inadequado, posturas incorretas, controle rígido de tempo para produtividade, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turno e noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia, repetitividade e situações causadoras de estresse. 3

  • #2 1 pt(s)

    De acordo com a Norma Regulamentadora 6 (NR 6), a empresa não é obrigada a fornecer aos empregados, EPI (equipamento de proteção individual) adequado ao risco, e sim os funcionários devem adquirir o equipamento.

  • #3 1 pt(s)

    O uso de luvas substitui o processo de lavagem das mãos.

  • #4 1 pt(s)

    A Organização Internacional do Trabalho (OIT) definiu a saúde ocupacional como sendo um serviço médico instalado em estabelecimentos de trabalho, com o objetivo de:

    I. Proteger os Trabalhadores contra qualquer risco à sua saúde, que possa decorrer do seu trabalho ou das condições em que este é realizado.

    II. Contribuir para o ajustamento físico e mental do trabalhador, obtido especialmente pela adaptação do trabalho aos trabalhadores, e pela colocação do trabalho aos trabalhadores, e pela colocação destes em atividades profissionais.

    III. Contribuir para o estabelecimento e a manutenção do mais alto grau possível de bem-estar físico e mental dos trabalhadores.

    Estão corretos:

  • #5 1 pt(s)

    Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto:

    I. Altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida.

    II. Características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento.

    III. Borda frontal arredondada.

    IV. Encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.

    Estão corretos:

  • #6 1 pt(s)

    A ergonomia é a qualidade da adaptação de um dispositivo a seu operador e à tarefa que ele realiza. A usabilidade se revela quando os usuários empregam o sistema para alcançar seus objetivos em um determinado contexto de operação.Pode-se dizer que a ergonomia está na origem da usabilidade, pois quanto mais adaptado for o sistema interativo, maiores serão os níveis de eficácia, eficiência e satisfação alcançado pelo usuário durante o uso do sistema. De fato, a norma ISO 9241, em sua parte 11, define usabilidade a partir destas três medidas de base. Sobre esse assunto, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª

    (1) Eficácia

    (2) Eficiência

    (3) Satisfação

    ( ) A capacidade que os sistemas conferem a diferentes tipos de usuários para alcançar seus objetivos em número e com a qualidade necessária.

    ( ) A quantidade de recursos (por exemplo, tempo, esforço físico e cognitivo) que os sistemas solicitam aos usuários para a obtenção de seus objetivos com o sistema.

    ( ) A emoção que os sistemas proporcionam aos usuários em face dos resultados obtidos e dos recursos necessários para alcançar tais objetivos.

  • #7 1 pt(s)

    Marque C para as afirmativas corretas e E para as erradas:

    ( ) Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas.

    ( ) O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade.

  • #8 1 pt(s)

    Sobre ergonomia, analisar os itens abaixo:

    I. Nos projetos do trabalho e das situações cotidianas, a ergonomia focaliza o homem. As condições de insegurança, insalubridade, desconforto e ineficiência são eliminadas adaptando-as às capacidades e limitações físicas e psicológicas do homem.

    II. A ergonomia estuda vários aspectos: a postura e os movimentos corporais, fatores ambientais, informação, relações entre mostradores e controles, bem como cargos e tarefas.

  • #9 1 pt(s)

    Sobre ergonomia, analisar os itens:

    I. A ergonomia não baseia-se em conhecimentos de outras áreas científicas.

    II. A ergonomia difere de outras áreas do conhecimento pelo seu caráter interdisciplinar e pela sua natureza aplicada.

    III. A ergonomia pode contribuir para a prevenção de erros, melhorando o desempenho.

    Estão corretos:

  • #10 1 pt(s)

    Sobre ergonomia, marcar C para corretas e E para erradas.

    ( ) A postura e movimento corporal têm grande importância na ergonomia. Tanto no trabalho como na vida cotidiana, eles são determinados pela tarefa e pelo posto de trabalho.

    ( ) Para realizar uma postura ou um movimento, são acionados diversos músculos, ligamentos e articulações do corpo.

  • #11 1 pt(s)

    Alguns dos princípios mais importantes da biomecânica:

  • #12 1 pt(s)

    Sobre ergonomia, analisar os itens abaixo:

    I. O uso de uma cadeira adequada é suficiente para garantir uma postura correta no trabalho.

    II. O projeto e a organização do trabalho devem preocupar-se em introduzir variações nas tarefas e atividades, de modo a eliminar as posturas prolongadas. Para isso, pode-se aplicar o princípio do enriquecimento do trabalho.

  • #13 1 pt(s)

    A fadiga muscular pode ser reduzida com uma pausa longa concedidas no final da tarefa ou no final da jornada. Isso é melhor que diversas pausas curtas distribuídas ao longo da jornada de trabalho.

  • #14 1 pt(s)

    Ergonomia é uma disciplina científica que estuda as interações dos homens com outros elementos do sistema, fazendo aplicações da teoria, princípios e métodos de projeto, com o objetivo de melhorar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema.

  • #15 1 pt(s)

    Os parâmetros da ergonomia para trabalho sentado podem ser encontrados na norma regulamentadora NR 17. Com base nesta legislação algumas sugestões são:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado

Referências

  • http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2323-saude-e-seguranca-no-trabalho
  • NR6 - http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr6.htm
  • NR 32 - http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr32.htm
  • https://www.ocupacional.com.br/ocupacional/qual-o-papel-da-area-de-saude-e-seguranca-do-trabalho/
  • NR 17 - http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr17.htm
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Ergonomia
  • https://www.significados.com.br/ergonomia/
  • DUL, J., WEEDMEESTER, B. Ergonomia prática. São Paulo : Edgard Blücher, 1995.
Quiz criado por patricia-walter em 21/01/2020 e atualizado em 06/02/2020. Esse quiz foi resolvido 522 vezes.
5

Quiz+