• #1 1 pt(s)

    Compreender os mecanismos de resistência da população negra ao longo da história não exige estudar a formação dos quilombos rurais e urbanos e das irmandades negras.

  • #2 1 pt(s)

    Os trabalhos desenvolvidos durante as jornadas tiveram como horizonte a construção do Plano de Ação para a Inserção das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, tomando como base os seguintes princípios:

    I. Socialização e visibilidade da cultura negro-africana.

    II. Formação de professores com vistas à sensibilização e à construção de estratégias para melhor equacionar questões ligadas ao combate às discriminações racial e de gênero e à homofobia.

    III. Construção de material didático-pedagógico que contemple a diversidade étnico-racial na escola.

    Estão corretos:

  • #3 1 pt(s)

    Tendo em vista o disposto da Lei nº. 9.131/1995, e com fundamento no Parecer CNE/CP 003/2004, resolve:

  • #4 1 pt(s)

    Tendo em vista o disposto da Lei nº. 9.131/1995, e com fundamento no Parecer CNE/CP 003/2004:

    Os sistemas e os estabelecimentos de ensino poderão estabelecer canais de comunicação apenas com grupos do Movimento Negro, com a finalidade apenas de buscar subsídios e trocar experiências para planos institucionais.

  • #5 1 pt(s)

    Em conformidade com Ministério da Educação: Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais Brasília: SECAD, 2006, preencha a lacuna corretamente:

    1. são dimensões normativas, reguladoras de caminhos, embora não fechadas a que historicamente possam, a partir das determinações iniciais, tomar novos rumos. Não visam a desencadear ações uniformes; todavia, objetivam oferecer referências e critérios para que se implantem ações, as avaliem e reformulem no que e quando necessário.

  • #6 1 pt(s)

    Sobre a obrigatoriedade de inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica , marque a alternativa correta:

  • #7 1 pt(s)

    O sucesso das políticas públicas de Estado, institucionais e pedagógicas visando a reparações, reconhecimento e valorização da identidade, da cultura e da história dos negros brasileiros depende necessariamente de:

    I. Condições físicas, materiais, intelectuais, afetivas favoráveis para o ensino e para aprendizagens.

    II. Da reeducação das relações entre negros e brancos.

    III. De trabalho conjunto, de articulação entre processos educativos escolares e políticas nas relações étnico-raciais que se limitam à escola.

    Estão corretos:

  • #8 1 pt(s)

    De acordo com Ministério da Educação: Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais Brasília: SECAD, 2006, sobre a educação das relações étnico-raciais, marcar a alternativa correta:

  • #9 1 pt(s)

    De acordo com Ministério da Educação: Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais Brasília: SECAD, 2006, preencha corretamente as lacunas:

    1. Cabe a(ao) promover e incentivar políticas de reparações, no que cumpre ao disposto na Constituição Federal, Art. 205, que assinala o dever da(o) de garantir indistintamente, por meio da educação, iguais direitos para o pleno desenvolvimento de todos e de cada um, enquanto pessoa, cidadão ou profissional. Sem a intervenção do(a) , os postos à margem, entre eles os afro-brasileiros, dificilmente, e as estatísticas o mostram sem deixar dúvidas, romperão o sistema meritocrático que agrava desigualdades e gera injustiça, ao reger-se por critérios de exclusão, fundados em preconceitos e manutenção de privilégios para os sempre privilegiados.

  • #10 1 pt(s)

    De acordo com Ministério da Educação: Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais Brasília: SECAD, 2006, sobre o Glossário de Termos e Expressões Anti-Racistas, preencha corretamente as lacunas:

    1. :remete ao sentido de reconhecimento tanto do lugar histórico, sociopolítico e lúdicocultural, onde tudo se liga a tudo.

    2. :se refere aos/às descendentes de africanos(as) na diáspora, em contextos de aproximação política e cultural, e é utilizado como correlato de negros(as) (ou, às vezes “pretos”) nos países de língua portuguesa, como o Brasil, de african american, na língua inglesa, em países como Estados Unidos (onde se usa também o termo black).

  • #11 1 pt(s)

    Sobre a história e cultura afro-brasileira e africana, analisar a sentença:

    As disciplinas História, Literatura e Artes, no Ensino Fundamental e Médio, principalmente deverão inserir conteúdos relativos à História e Cultura Afro-brasileira e Africana nos currículos escolas (1ª sentença). A priorização exclui as demais disciplinas/áreas de conhecimento (2ª sentença).

    A sentença está:

  • #12 1 pt(s)

    O cotidiano quilombola, a exemplo de outros grupos étnico-raciais e sociais, é a emergência da práxis porque o pensar e o fazer se corporificam:

    I. Na forma de visões que orientam um portar-se diante do mundo.

    II. Como processo educativo que confere aos sujeitos um localizar-se no mundo observando as suas especificidades de raça, gênero, faixa etária e classe social.

    III. No modo de vida e mais especificamente na forma de trabalho como atividade prática que isola o pensar do fazer.

    Estão corretos:

  • #13 1 pt(s)

    Para que a educação anti-racista se concretize, é preciso considerar que o exercício profissional depende de ações individuais, coletivas, dos movimentos organizados e também das políticas públicas.

  • #14 1 pt(s)

    De acordo com o Parecer CNE/CP 3/2004, as instituições de educação superior devem:

    I. Elaborar uma pedagogia anti-racista e anti-discriminatória e construir estratégias educacionais orientadas pelo princípio de igualdade básica da pessoa humana como sujeito de direitos, bem como posicionar-se formalmente contra toda e qualquer forma de discriminação.

    II. Responsabilizar-se pela elaboração, execução e avaliação dos cursos e programas que oferece, assim como de seu projeto institucional, projetos pedagógicos dos cursos e planos de ensino articulados à temática étnico-racial.

  • #15 1 pt(s)

    A abordagem das questões étnico-raciais na Educação Básica independe da formação inicial de profissionais da educação.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado

Referências

  • Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais Brasília: SECAD, 2006.
Quiz criado por patricia-walter em 21/01/2020 e atualizado em 11/02/2020. Esse quiz foi resolvido 129 vezes.
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