• #1 1 pt(s)

    Sobre o brincar e a brincadeira, marque V para verdadeiro e F para falso.

  • #2 1 pt(s)

    Sobre a sentença abaixo:

    O brinquedo visto como objeto suporte de brincadeira pode ser industrializado, artesanal ou fabricado pela professora junto com a criança e a sua família (1ª parte). Para brincar em uma instituição infantil basta disponibilizar brincadeiras e brinquedos, não sendo preciso planejamento do espaço físico e de ações intencionais que favoreçam um brincar de qualidade (2ª parte).

    A sentença está:

  • #3 1 pt(s)

    As crianças pequenas deixadas sozinhas permanecem passivas diante dos programas de TV ou filmes e pouco compreendem o que se passa, pela dificuldade da linguagem. Elas precisam de ações corporais, de exploração do ambiente e de interação para compreender o mundo e desenvolver a sua linguagem.

  • #4 1 pt(s)

    Sobre o brincar da criança e desenvolvimento, marque as afirmativas corretas:

  • #5 1 pt(s)

    Analise as sentenças abaixo:

    I. As crianças aprendem a se auto-organizar quando auxiliam a professora na guarda dos materiais nas sacolas.

    II. Quando as crianças já terminaram de brincar, envolve-las na tarefa de reorganizar o ambiente; aquela que ainda estiver entretida no brincar deve ser perturbada, fazendo com que guarde igual as demais crianças.

    As sentenças estão:

  • #6 1 pt(s)

    Em razão do desenvolvimento rápido da linguagem da criança, é importante utilizar só a fala, e não a escrita e as imagens.

  • #7 1 pt(s)

    Analise os itens abaixo:

    I. Não basta um ambiente estruturado com mobiliário, brinquedos e materiais adequados para o tema da brincadeira.

    II. A ação da professora não é importante para ampliar a qualidade do brincar, as crianças brincam sozinhas, sem ajuda.

    As sentenças estão:

  • #8 1 pt(s)

    Analise a sentença abaixo:

    Quando a professora adota uma posição neutra, não favorece a discriminação porque impede que as crianças continuem agindo com preconceito (1ª parte). É preciso que as crianças aprendam as diferenças de cor e traços físicos, brincando de pentear crianças de cabelo liso e cabelo crespo, vendo no espelho crianças de cor negra e branca, enquanto a professora explica que todos os tipos e cores são bonitos, para favorecer a construção da identidade de cada criança (2ª parte).

    A sentença está:

  • #9 1 pt(s)

    Sobre o brinquedo, analisar os itens a seguir:

    I. Brinquedo é para todas a idades e só tem função quando utilizado para brincar.

    II. Não é objeto de decoração.

    III. Brinquedo é suporte de brincadeira, mas nem sempre deve estar disponível.

    Está(ão) corretos:

  • #10 1 pt(s)

    Brinquedo institucional é:

  • #11 1 pt(s)

    Sobre o programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE):

    I. Tem como princípio oferecer uma verba diretamente à instituição.

    II. O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica.

    III. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.

    Está(ão) corretos:

  • #12 1 pt(s)

    Brinquedo construído com sucata:

    I. Ensina a criança a reaproveitar materiais quase estariam em desuso, mas não valoriza a criatividade.

    II. São brinquedos construídos com embalagens recicladas ou recicláveis.

  • #13 1 pt(s)

    Sobre os preços dos brinquedos, marque C para as afirmativas corretas e E para as erradas:

    ( ) O brincar e as características do brinquedo institucional são mais importantes, assim o preço do brinquedo inclui fatores que devem ser considerados na hora da compra e não se pode simplesmente dizer “esse é mais caro ou barato”.

    ( ) Caro e barato são critérios que devem ser discutidos e avaliados dentro de uma perspectiva institucional, lembrando que o uso desses brinquedos sempre é coletivo.

    ( ) Os materiais adquiridos são propriedade da creche para serem utilizados pelas crianças, exceto aqueles brinquedos novos e caros, esses devem permanecer em prateleiras altíssimas e em salas trancadas, para “melhor conservação”.

  • #14 1 pt(s)

    Pensar no tipo de espaço e nos materiais necessários para as brincadeiras e interações é importante, mas deve-se considerar, também, a qualidade dos espaços para as crianças dormirem, serem alimentadas, terem suas fraldas trocadas, tomarem banho, explorarem objetos e ambientes sozinhas, com outras crianças e com a professora.

  • #15 1 pt(s)

    Sobre brinquedos, marcar C para as afirmativas Corretas e E para as Erradas:

    ( ) Os brinquedos não podem ser comprados sem uso de critérios claros, que atendam as necessidades da educação das crianças.

    ( ) Brinquedo não é só para ver, é para tocar, sentir, lamber, movimentar, experimentar suas possibilidades em todas as formas e jeitos.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado

Referências

  • Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC/SEB, 2012.
Quiz criado por patricia-walter em 21/01/2020 e atualizado em 11/02/2020. Esse quiz foi resolvido 619 vezes.
5

Quiz+