• #1 1 pt(s)

    Dentre os principais fatores que marcam a passagem do período clássico da filosofia para o período helênico, em relação ao contexto político, pode-se destacar:

  • #2 1 pt(s)

    Dentre as principais escolas filosóficas do período helênico, aquela que se destaca pela compreensão de uma realidade atômica, portanto mecânica, não divinizada, o:

  • #3 1 pt(s)

    "Quando te custa levantar de manhã, tem presente este pensamento: desperto para um trabalho de homem. Enfada-me ainda sair para o mister para o qual fui posto no mundo? Ou fui constituído para me aquecer deitado sob as cobertas?" (MARCO AURÉLIO. Meditações, Coleção Os Pensadores, Abril, São Paulo, 1973)

    Para os estoicos, é imperativo que cada homem assuma:

  • #4 1 pt(s)

    "Dois dos regimes mais abomináveis da história da humanidade chegaram ao poder no século XX, e ambos se estabeleceram com base na violação e no esfacelamento da verdade, cientes de que o cinismo, o cansaço e o medo podem tornar as pessoas suscetíveis a mentiras e falsas promessas de líderes determinados a alcançar o poder incondicional. Como Hannah Arendt escreveu em seu livro de 1951, Origens do totalitarismo: "O súdito ideal do governo totalitário não é o nazista convicto nem o comunista convicto, mas aquele para quem já não existe a diferença entre o fato e a ficção (isto é, a realidade da experiência) e a diferença entre o verdadeiro e o falso (isto é, os critérios do pensamento)"." (KAKUTANI, M. A morte da verdade: notas sobre a mentira na era Trump, Rio de Janeiro, Intrínseca, 2018)

    A partir da filosofia de Hannah Arendt e a analítica do poder de Michel Foucault, a não distinção entre o fato e a ficção, entre o verdadeiro e o falso, são estratégias das relações de poder que permitem:

  • #5 1 pt(s)

    Santo Agostinho foi o maior expoente da filosofia medieval cristã em sua primeira fase, identificada como:

  • #6 1 pt(s)

    "Por isso, em nossa peregrinação, recebemos dele o penhor de já sermos luz; ele já nos salvou pela esperança e, de filhos da noite e das trevas que éramos, ele fez filhos da luz e do dia. Na incerteza da ciência humana, só tu és capaz de distinguir entre uns e outros, porque pões nossos corações à prova e chamas à luz dia e às trevas noite. Quem, senão tu, sabe nos distinguir? E que temos nós que não o tenhamos recebido de ti? Nós, feitos vasos de honra, fomos feitos da mesma argila que serviu para fazer os vasos de ignomínia." (AGOSTINHO. Confissões, Martin Claret, São Paulo, 2005, p. 324)

    Para Santo Agostinho, a possibilidade de acesso às verdades reveladas depende da (o):

  • #7 1 pt(s)

    "A Vontade que, considerada puramente em si, destituída de conhecimento, é apenas um ímpeto cego e irresistível - como a vemos aparecer na natureza inorgânica e na natureza vegetal, assim como na parte vegetativa de nossa própria vida - atinge, pela entrada em cena do mundo como representação desenvolvida para seu serviço, o conhecimento de sua volição e daquilo que ela é e quer, a saber, nada senão este mundo, a vida, justamente como esta existe." (SCHOPENHAUER. O Mundo como Vontade e Representação. São Paulo. UNESP, 2005, p. 357)

    A partir da filosofia de Arthur Schopenhauer, o mundo fenomênico expressa:

  • #8 1 pt(s)

    "Epicuro e Lucrécio foram os últimos representantes da tradição hedonista grega. Ela foi sendo lentamente riscada do mapa até desaparecer completamente na antiguidade tardia. O próprio imperador Juliano justificava, no século IV, o desaparecimento dos escritos de Epicuro como efeito da intervenção direta dos deuses. Santo Agostinho, por outro lado, em uma carta do ano 410, afirmava que estoicos e epicuristas não fariam mais parte da escola de retórica. Esses são sinais do apagamento do epicurismo no mundo antigo. Com ele, desaparece o hedonismo grego." (MUNIZ, Prazeres Ilimitados, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2015, p. 113)

    O combate ao hedonismo na antiguidade tardia se fez a partir:

  • #9 1 pt(s)

    De acordo com o pensamento de São Tomás de Aquino, a verdade:

  • #10 1 pt(s)

    Sobre que argumento David Hume, filósofo escocês do século XVIII, em seu Tratado sobre natureza humana, faz a sua crítica à noção de identidade pessoal?

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado

Referências

  • "Provas - SEE - Acre - IBADE - 2019" em Só Filosofia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 06/02/2020 às 14:07. Disponível na Internet em http://filosofia.com.br/vi_prova.php?id=264
Quiz criado por bentto373 em 06/02/2020 e atualizado em 11/02/2020. Esse quiz foi resolvido 801 vezes.
5

Quiz+