• #1 1 pt(s)

    No período do século XVII a Inglaterra viveu constantes lutas revolucionárias, o conjunto de acontecimento desse período denomina-se:

  • #2 1 pt(s)

    NO PERÍODO DA______________________________A INGLATERRA PASSOU POR MUDANÇAS, COMO: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS

  • #3 1 pt(s)

    COMO OS REIS DA DINASTIA TUDOR, PRINCIPALMENTE A RAINHA ELIZABETH I, CONSEGUIRAM GOVERNAR DE FORMA ABSOLUTA NA INGLATERRA?

  • #4 1 pt(s)

    COMO E QUANDO TEVE INÍCIO A DINASTIA STUART?

  • #5 1 pt(s)

    (Unesp-SP) ... o período entre 1640 e 1660 viu a destruição de um tipo de Estado e a introdução de uma nova estrutura política dentro da qual o capitalismo podia desenvolver-se livremente.

    HILL, Christopher. A Revolução Inglesa de 1640. Lisboa, Presença, 1981.

    O autor do texto está se referindo:

  • #6 1 pt(s)

    (Unifesp-SP) Nas outras monarquias da Europa, procura-se ganhar a benevolência do rei; na Inglaterra, o rei procura ganhar a benevolência [da Câmara] dos Comuns.”

    DELEYRE, Alexandre. Tableau de l’Europe. 1774.

    Essa diferença entre a monarquia inglesa e as do continente deve-se:

  • #7 1 pt(s)

    Leia o trecho abaixo e responda à questão seguinte.

    “[...] Antes éramos governados por um rei, lordes e comuns, agora o somos por um general, uma corte marcial e a Câmara dos Comuns; e peço que me digais onde está a diferença! [...]”

    Panfleto Leveller. In: HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

    O trecho do panfleto distribuído à época da Revolução Puritana apresenta, ao mesmo tempo, as mudanças políticas decorrentes do processo revolucionário e a manutenção do afastamento da massa popular do poder. Em relação a esse processo revolucionário é incorreto afirmar:

  • #8 1 pt(s)

    (MACK) O período em que Oliver Cromwell dirigiu a Inglaterra, decretando, entre outros, o Ato de Navegação que consolidou a marinha inglesa em detrimento da holandesa, ficou conhecido como:

  • #9 1 pt(s)

    A morte de Cromwell, em 1658, desencadeou uma nova onda revolucionária na Inglaterra, pois seu filho e sucessor, Richard, não conseguiu ter a mesma força política do pai. A situação na Inglaterra só se estabilizou em 1688, com a chamada:

  • #10 1 pt(s)

    (UERJ 2009 - Modificada) “O rei é vencido e preso. O Parlamento tenta negociar com ele, dispondo-se a sacrificar o Exército. A intransigência de Carlos, a radicalização do Exército, a inépcia do Parlamento somam-se para impedir essa saída "moderada"; o rei foge do cativeiro, afinal, e uma nova guerra civil termina com a sua prisão pela segunda vez. O resultado será uma solução, por assim dizer, moderadamente radical (1649): os presbiterianos são excluídos do Parlamento, a câmara dos lordes é extinta, o rei decapitado por traição ao seu povo após um julgamento solene sem precedentes, proclamada a república; mas essas bandeiras radicais são tomadas por generais independentes, Cromwell à testa, que as esvaziam de seu conteúdo social.” (RENATO JANINE RIBEIRO. In: HILL, Christopher. "O mundo de ponta-cabeça: ideias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640". São Paulo: companhia das letras, 1987).

    O texto faz menção a um dos acontecimentos mais importantes da Europa no século XVII: a Revolução Puritana (1642-1649). A partir daquele acontecimento, a Inglaterra viveu uma breve experiência republicana, sob a liderança de Oliver Cromwell. Dentre suas realizações mais importantes, destaca-se a decretação do primeiro Ato de Navegação. A determinação do Ato de Navegação consistia em:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por jadson620 em 06/02/2020 e atualizado em 07/05/2020. Esse quiz foi resolvido 3883 vezes.
5

Quiz+