• #1 1 pt(s)

    Com base em seus conhecimentos sobre a dinâmica de transformação do relevo terrestre, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, identificando a classificação de cada um dos agentes de transformação.

    (1) Agentes Endógenos

    (2) Agentes Exógenos

    ( ) Vulcanismo

    ( ) Intemperismo

    ( ) Lixiviação

    ( ) Tectonismo

    ( ) Processos erosivos

    A alternativa que corretamente enumera a segunda coluna é:

  • #2 1 pt(s)

    (UCPEL) Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras consequências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de dobramentos na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo.

    Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente.

  • #3 1 pt(s)

    Água mole em pedra dura

    A maioria das cavernas é formada pela reação química entre a água e a rocha. Tudo começa com as chuvas coletando gás carbônico da atmosfera e do solo. Em contato com a água, o gás forma um ácido capaz de dissolver até pedras impermeáveis e extremamente resistentes à erosão. Esse processo, associado à ação de rios subterrâneos, vai abrindo fendas no solo e, em centenas de milhares de anos, acaba esculpindo imensas galerias. Foi essa corrosão que criou o belo relevo rochoso à direita, na Gruta do Janelão, em Januária, MG. A mesma decomposição geológica gera sais, como o carbonato de cálcio, que são transportados e depositados em outras regiões. Eles, então, dão origem a novas pedras (sic), com na Caverna do Diabo, em Eldorado Paulista, SP. Essas pedras (sic) formam estalactites, quando descem do teto, e estalagmites, quando se erguem do chão.

    Superinteressante, maio de 2001. Disponível em: super.abril.com.br [com adaptações].

    Sobre o processo de formação das cavernas, descrito acima, assinale o que for correto:

  • #4 1 pt(s)

    As bacias sedimentares são estruturas geológicas importantes do ponto de vista econômico e ambiental. A respeito dessas formações, avalie as proposições a seguir:

    I) Nas bacias sedimentares, é comum a formação de minerais de importante valor econômico, como o granito, a ardósia e gnaisse, muito utilizados na decoração e construção civil.

    II) As bacias sedimentares formam-se em áreas de depressão relativa ou absoluta e são resultantes do acúmulo de sedimentos.

    III) A composição estrutural das bacias sedimentares possibilita a formação de fósseis e combustíveis como o petróleo e o gás natural.

    IV) A formação das bacias sedimentares resulta do acúmulo de sedimentos (partículas de rochas), que forma várias camadas de rochas e matéria orgânica.

    V) As bacias sedimentares são formações recentes. O acúmulo de material e a formação de rochas sedimentares podem ocorrer em algumas décadas, dependendo dos processos de intemperismo e deposição de materiais.

    Assinale a alternativa correta:

  • #5 1 pt(s)

    Estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Por seus processos formativos, as estruturas geológicas com condições mais favoráveis à formação de combustíveis fósseis são:

  • #6 1 pt(s)

    O processo de sedimentação, deposição de materiais e formação de rochas que dá origem às bacias sedimentares leva milhares de anos para concretizar-se. A respeito desse processo, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:

  • #7 1 pt(s)

    As rochas sedimentares são formadas pelo acúmulo de sedimentos provenientes de rochas preexistentes e pelo posterior processo de consolidação a partir do aumento da pressão e da alteração das temperaturas. O tipo de ambiente mais propício para o acúmulo desse tipo de rocha é:

  • #8 1 pt(s)

    É a camada da atmosfera mais próxima da superfície terrestre, com uma altitude que varia entre 12 e 18 km. Nela se concentra cerca de 80% dos gases atmosféricos.

    Estamos falando da:

  • #9 1 pt(s)

    Dentre os elementos abaixo enumerados, assinale aquele que não é um fenômeno atmosférico:

  • #10 1 pt(s)

    (ENEM)

    A adaptação dos integrantes da seleção brasileira de futebol à altitude de La Paz foi muito comentada em 1995, por ocasião de um torneio, como pode ser lido no seguinte texto:

    “A seleção brasileira embarca hoje para La Paz, capital da Bolívia, situada a 3.700 metros de altitude, onde disputará o torneio Interamérica. A adaptação deverá ocorrer em um prazo de 10 dias, aproximadamente. O organismo humano, em atitudes elevadas, necessita desse tempo para se adaptar, evitando-se, assim, risco de um colapso circulatório”.

    (Fonte: Placar, edição fev.1995.)

    A adaptação da equipe foi necessária principalmente porque a atmosfera de La Paz, quando comparada à das cidades brasileiras, apresenta:

  • #11 1 pt(s)

    (UDESC/2008 – com adaptações)

    A atmosfera possui três principais camadas: a ionosfera, a estratosfera e a troposfera. Sobre a atmosfera, assinale a alternativa INCORRETA:

  • #12 1 pt(s)

    Possui temperatura média anual de 25 °C, apresentando pouca variação. A umidade relativa do ar é bastante elevada: aproximadamente 90%. Atua nas regiões próximas à linha do Equador, na zona intertropical. Essas são as características do clima:

  • #13 1 pt(s)

    Apresenta as temperaturas mais baixas do planeta, podendo atingir até -50 °C. Situa-se nas faixas delimitadas pelos círculos polares e recebe raios solares durante poucos meses no ano. Marque a alternativa que corresponde a esse tipo de clima.

  • #14 1 pt(s)

    O território brasileiro possui uma grande variedade climática, pois, em virtude da sua grande extensão no sentido norte-sul, o país ocupa mais de uma zona climática. Marque a alternativa que indica as zonas climáticas que o Brasil abrange.

  • #15 1 pt(s)

    (UFPE) “Já se afirmou ser a Pré-História uma continuidade da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura”Sobre a Pré-história, qual das alternativas a seguir é incorreta?

  • #16 1 pt(s)

    (FCSCL-SP)

    Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta.

    I. A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.

    II. A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.

    III. A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais primitivos.

  • #17 1 pt(s)

    Sobre a constituição das primeiras estruturas urbanas é correto afirmar:

  • #18 1 pt(s)

    (FGV-SP) A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico (entre 10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por algumas mudanças básicas para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar:

  • #19 1 pt(s)

    (Enem) Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5∙109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de

  • #20 1 pt(s)

    (UFSCAR) “(...) Pré-História do Brasil compreende a existência de uma crescente variedade linguística, cultural e étnica, que acompanhou o crescimento demográfico das primeiras levas constituídas por poucas pessoas (...) que chegaram à região até alcançar muitos milhões de habitantes na época da chegada da frota de Cabral. (...) não houve apenas um processo histórico, mas numerosos, distintos entre si, com múltiplas continuidades e descontinuidades, tantas quanto as etnias que se formaram constituindo ao longo dos últimos 30, 40, 50, 60 ou 70 mil longos anos de ocupação humana das Américas.” (Pedro Paulo Funari e Francisco Silva Noeli. "Pré- História do Brasil", 2002.)

    Considerando o texto, é correto afirmar que:

  • #21 1 pt(s)

    No Nordeste do Brasil, uma das tradições pré-históricas mais impressionantes é a tradição itacoatiara, que em tupi-guarani quer dizer “pedra riscada”. Uma das mais famosas inscrições rupestres da tradição itacoatiara encontra-se na Pedra do Ingá, na Paraíba. Essa inscrição produziu rumores de que, em vez de ter sido feita por homens da Pré-história, teria, na verdade, sido feita:

  • #22 1 pt(s)

    (UFPI) Nas últimas décadas o Piauí vem figurando como um tema obrigatório nas discussões sobre o primitivo povoamento do território americano, o que decorre, principalmente, dos achados arqueológicos da Serra da Capivara, no município piauiense de São Raimundo Nonato. Sobre esse assunto, assinale, nas alternativas a seguir, aquela que está INCORRETA:

  • #23 1 pt(s)

    A região de Lagoa Santa, em Minas Gerais, foi um dos primeiros sítios arqueológicos brasileiros, tendo sido, inicialmente, alvo das escavações do naturalista dinamarquês Peter Lund, no século XIX. Essa região tornou a ficar famosa na década de 1970 porque foi (foram) encontrado(s) nela:

  • #24 1 pt(s)

    “Os símbolos foram feitos, em sua maioria, removendo-se pedras de uma área desértica a fim de se criarem formas geométricas e imagens de seres humanos, plantas, mamíferos, pássaros e seres fantásticos, ligadas por uma série de linhas. Os maiores desenhos têm até 200 m de extensão e as formações geométricas cobrem quase 500 km². Alguns especialistas acreditam que as linhas podem ter sido usadas em rituais e observações astronômicas; outros sugerem que são projetos de irrigação ou símbolos de fertilidade.” (KAUFMAN, Christian. “Arte Rupestre”. In: CORK, Richard; FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte – os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos. [Trad. Paulo Polzonoff et. al.] Rio de Janeiro: Sextante, 2011. p. 17).

    É correto dizer que o texto acima descreve:

  • #25 1 pt(s)

    (UDESC 2009)O ano de 2008 assinala os duzentos anos da chegada da Família Real ao Brasil. Sobre isso assinale a alternativa correta.

  • #26 1 pt(s)

    (ADVISE 2009) Sobre a vinda da Coroa Portuguesa para o Brasil, é correto afirmar que:

  • #27 1 pt(s)

    (UFF 2008) A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil tem sido objeto de intensos e calorosos debates na historiografia luso-brasileira. Dentre as novidades implantadas pela chegada da Corte de D. João, estão:

    I) Maior controle sobre a concessão de sesmarias, via criação da Mesa do Desembargo do Paço do Rio de Janeiro

    II) Fundação do Banco do Brasil

    III) Criação da Companhia Geral de Comércio do Grão Pará e Maranhão

    IV) Criação da Intendência Geral da Polícia

    V) Institucionalização do Tribunal da Relação do Rio de Janeiro para julgar as querelas da Província

    Assinale a alternativa que reune os elementos identificados com a transferência da Corte Portuguesa:

  • #28 1 pt(s)

    (UFPR 2010)

    A chegada da Família Real e da Corte Portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808 introduziu grandes mudanças na sociedade brasileira. Os grandes proprietários rurais e negociantes aglutinaram-se ainda mais do que antes ao redor da Família Real. Isso permitiu que, no contexto da independência (1822), alguns fenômenos permanecessem. Tendo em vista esses processos, considere as seguintes afirmativas:

    A escravidão foi mantida, sem que os poucos questionamentos a ela conseguissem prevalecer nem nos projetos de Independência, nem na elaboração de um projeto de Constituição em 1823, nem ainda na Constituição outorgada em 1824.

    O fim do laço colonial formal com Portugal permitiu a intensificação da relação de dependência frente à Inglaterra.

    A escravidão atingiu seu auge no Brasil imediatamente após a Independência, ao mesmo tempo em que as negociações internacionais pelo reconhecimento desta última levaram à tentativa de supressão do tráfico de escravos africanos em 1830.

    O apoio inglês à manutenção da escravidão e do tráfico de escravos permitiu que o cativeiro permanecesse no Brasil até 1888.

    Assinale a alternativa correta.

  • #29 1 pt(s)

    (UFPB 2008)

    Há quase 200 anos, em 29 de novembro de 1807, zarpava de Portugal uma esquadra conduzindo a Família Real portuguesa para a sua Colônia americana, onde chegou em janeiro de 1808. Esse acontecimento teve muitos desdobramentos para o processo de autonomização política do Brasil.

    Sobre esse acontecimento e alguns de seus efeitos históricos, pode-se afirmar:

    I. A fuga da Família Real portuguesa insere-se no bojo da disputa de hegemonia eco­nômico-política entre a Inglaterra e a França, sendo Portugal um país-satélite nesse jogo. A transmigração para o Brasil, já cogitada pela realeza lusitana em outras ocasiões, foi uma engenhosa solução para que D. João não cedesse às pressões de Napoleão para que Portugal apoiasse a França contra a Inglaterra.

    II. Uma das primeiras medidas tomadas pelo Príncipe Regente D. João, após sua chegada ao Brasil, foi a reafirmação do exclusivo colonial para a metrópole, consolidando o poder da burguesia comercial portuguesa. Essa medida causou revolta na elite agrária colonial nortista, especialmente a paraibana, que tinha expectativas de melhores condições de comercialização para seus produtos mediante uma política econômica liberal.

    III. A instalação do Estado português na Colônia significou a interiorização da metrópole, criando um centro de decisão (Rio de Janeiro) mais próximo dos súditos coloniais. Esse núcleo de poder possibilitou a aglutinação de algumas províncias (o chamado Sul: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo), que polarizaram a construção da futura unidade política brasileira, com certa secundarização das províncias do Norte (hoje Nordeste).

    Está(ão) correta(s):

  • #30 1 pt(s)

    (UDESC 2017/2)

    No Brasil, durante o início do século XIX, as províncias do Norte, dentre elas Pernambuco, viviam uma relativa prosperidade econômica, ocasionada em especial pela produção do algodão e do açúcar. A partir do estabelecimento da Corte Portuguesa no Rio de Janeiro, tal prosperidade foi relativamente fragilizada.

    Analise as proposições em relação às mudanças ocorridas com a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil.

    I. A alocação de uma estrutura burocrática no Rio de Janeiro tornou o governo de Dom João VI mais capacitado a se envolver nos negócios das províncias, o que possibilitou a diminuição de autonomia destas.

    II. Para arcar financeiramente com os custos da Corte no Rio de Janeiro, o governo exigiu a cobrança de mais impostos dos setores de produção de açúcar e algodão.

    III. A cobrança de maiores impostos e a diminuição da autonomia das províncias, ocasionadas pela presença da Corte no Rio de Janeiro, não tiveram nenhuma relação com o movimento que se tornou conhecido como Revolução Pernambucana.

    Assinale a alternativa correta.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por rosimeire290 em 17/02/2020 e atualizado em 28/02/2020. Esse quiz foi resolvido 401 vezes.
5

Quiz+