• #1 1 pt(s)

    Em uma turma de alfabetização onde os alunos estão se apropriando do sistema de escrita, é necessário que a professora desenvolva atividades que envolvam:

    I. Quantidade de letras e sílabas, ordem e posição das letras.

    II. A comparação entre palavras quanto à quantidade de letras.

    III. A realização de desenhos relacionados ao texto.

    IV. A cópia do texto produzido.

    V. A exploração de rimas e aliteração.

    Estão corretas as afirmações:

  • #2 1 pt(s)

    I. Alfabetização consiste no processo de aprendizagem do sistema de representação dos sons da fala.

    II. Letramento consiste na aprendizagem das funções sociais da língua escrita.

    III. Letramento se refere ao desenvolvimento de habilidades de uso da tecnologia da escrita.

    Estão corretas as afirmações:

  • #3 1 pt(s)

    De acordo com Weisz (2002), quando uma criança entra na escola ainda não alfabetizada, tanto ela quanto o professor sabem que ela não sabe ler nem escrever. Ao propor que a criança se arrisque a escrever do jeito que imagina, o que o professor está propondo é uma atividade baseada na capacidade infantil de jogar, de fazer de conta. Segundo Weisz, em uma atividade desse tipo, entre outras ações, o professor deve

  • #4 1 pt(s)

    As orientações ao professor de pré-escola I e II do município do Rio de Janeiro indicam que se adote com as crianças um tipo de letra que favorece a discriminação visual e facilita o traçado. Esse tipo de letra é:

  • #5 1 pt(s)

    Desde o seu nascimento, toda pessoa interage com objetos do mundo letrado e, segundo Faria e Kuhnen (Ostetto org., 2012), não se pode negar à criança o seu desejo de interagir de forma mais efetiva e significativa com esses objetos. Consequentemente, a educação infantil deverá assegurar a existência de:

  • #6 1 pt(s)

    O desenvolvimento da linguagem reflete a interação entre os fatores sociais, cognitivos e linguísticos. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que

  • #7 1 pt(s)

    Estudos recentes definem letramento como:

  • #8 1 pt(s)

    O processo de alfabetização muitas vezes esteve associado a uma visão relacionada à aquisição individual da técnica do ato de ler e escrever, isto é, a aprendizagem do alfabeto para a formação de palavras e frases.

    Contrários às ideias acima, teóricos críticos afirmam que:

  • #9 1 pt(s)

    É um célebre educador mundial, conhecido, principalmente, pelo desenvolvimento de um método de alfabetização de adultos:

  • #10 1 pt(s)

    A prática pedagógica dos professores do ciclo de alfabetização de uma escola municipal está fundamentada nos estudos e resultados das pesquisas de Ferreiro (2010). Considerando essa concepção, esses docentes agem corretamente quando:

  • #11 1 pt(s)

    Levando em consideração que existem distintas formas de promover o letramento de crianças (dadas suas faixas etárias) e que tais práticas são fundamentais para inserção do indivíduo em uma cultura letrada, leia as proposições que se seguem e julgue-as conforme estabelece Batista (2010), em “Alfabetização e letramento em classes de crianças menores de sete anos”.

    I – Os estudos sobre alfabetização até os anos 70 indicavam que o ensino pré-escolar se configurava como preparação para a alfabetização, treinava habilidades consideradas pré-requisitos básicos para a efetiva aprendizagem da leitura e da escrita que deveriam ocorrer imediatamente.

    II – A partir dos anos 80, estudos sobre a psicogênese da língua escrita como os de Ferreiro & Teberosky (1985), demonstram uma preocupação com os processos perceptivos e observáveis voltados para o processo de aquisição da leitura e escrita, e também com os processos mentais.

    III – A alfabetização consiste em aprender a ler e a escrever unicamente para reproduzir o conhecimento que outros elaboram, capacitando desta forma os sujeitos a usar de forma autônoma essas habilidades, como ferramentas construtoras de conhecimentos.

    IV – No caso da Educação Infantil, o reconhecimento da complexidade inerente ao processo de apropriação da linguagem escrita explicitou os desafios que a criança enfrenta para se apropriar desse sistema de representação. Evidenciou-se que não se trata de adquirir uma técnica, mas, sim, de percorrer um longo caminho que vai desde a compreensão do que a escrita representa até a forma convencional de representar sons graficamente.

    Assinale a alternativa CORRETA:

  • #12 1 pt(s)

    1. Alfabetização é um processo complexo que envolve não apenas habilidades de codificar e decodificar, mas se caracteriza como um processo ativo por meio do qual a criança constrói e reconstrói hipóteses. Dessa forma, assinale a opção CORRETA que expressa o conceito de alfabetização numa perspectiva mais ampla.

  • #13 1 pt(s)

    De acordo com Soares (2003), o processo de alfabetização requer do aluno a apropriação de vários conhecimentos, cabendo à escola a orientação sistemática desses conhecimentos e a criação de situações que permitam aos discentes compreender o sistema de escrita. Nesse contexto, são considerados conhecimentos específicos do processo de alfabetização:

  • #14 1 pt(s)

    Letramento é definido por Soares (2000, p.2) como “[... ] o estado em que vive o indivíduo que não só sabe ler e escrever, mas exerce as práticas sociais de leitura que circulam na sociedade em que vive [...].” Com base na definição apresentada, é CORRETO afirmar que:

  • #15 1 pt(s)

    Alfabetização e Letramento são processos diferentes, cada um com suas especificidades. Essas ações são complementares, ambas indispensáveis. Dessa forma, esses dois processos devem ser contemplados de forma articulada no trabalho pedagógico. A partir desse entendimento, pode-se dizer:

    I. Alfabetização é o processo de apropriação do sistema de escrita;

    II. Letramento é o processo de inserção e participação na cultura escrita;

    III. Alfabetização e letramento tratam-se das manifestações da escrita na sociedade e se prolonga por toda vida;

    IV. No primeiro ano do ensino fundamental deve ser trabalhado apenas os conhecimentos relacionados à apropriação do sistema de escrita;

    V. O desafio para os anos iniciais do ensino fundamental é alfabetizar letrando.

    Analisando os itens acima, assinale a opção que contém somente as afirmações CORRETAS.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por rosimeire290 em 24/09/2019 e atualizado em 09/06/2022. Esse quiz foi resolvido 2357 vezes.
5

Quiz+