Atividade, sobre o livro "O Menino do Dedo Verde", direcionada aos alunos dos 6º anos, do Colégio São José.
O contexto de produção da narrativa " O menino do dedo verde" está relacionado a uma época
de paz e harmonia entre os povos.
em que havia guerras entre diversos países de todo o mundo.
em que havia guerras no continente europeu, além de reivindicações acerca da liberdade de expressão.
de sucesso nos negócios industriais.
em que apenas se reivindicava a liberdade de expressão.
Tistu teve sua primeira ação social a partir
da sua aula de jardinagem.
da sua primeira aula com o sr. Trovões a uma prisão da cidade de Mirapólvora.
das conversas com seu pônei Ginástico.
da sua primeira aula no colégio.
do instante em que ele sai do colégio para continuar seus estudos em casa.
Quais as realidades sociais que Tistu conheceu nas aulas com o Sr. Trovões?
Tistu conheceu a realidade da prisão da cidade de Mirapólvora, da periferia, do hospital e da fábrica de canhões
Tistu conheceu a realidade da prisão da cidade de MIrapólvora e da periferia, apenas.
Tistu conheceu todas as realidades sociais da cidade.
Com o Sr. Trovões, Tistu conheceu a realidade dos hospitais e da fábrica de canhões.
Tistu conheceu apenas a realidade da prisão com o Sr. Trovões.
Sobre os elementos fantásticos, temos na narrativa
o dedo verde do protagonista e suas ações, o pônei Ginástico e o desfecho da narrativa.
apenas as ações do dedo verde de Tistu.
o pônei Ginástico e a Casa-que-brilha.
o personagem, sr. Bigodes e o dedo verde de Tistu.
o dedo verde de Tistu e o desfecho da narrativa.
As ações de Tistu proporcionaram de maneira positiva
a vida da Sr. Mamãe e do Sr. Papai, apenas.
a modificação diária da prisão e dos costumes das pessoas que moravam na periferia.
a maneira de pensar do Sr. Trovões.
novas ideias na jardinagem do Sr. Bigodes.
a mudança na maneira de pensar e agir das pessoas da cidade de Mirapólvora.
A cidade teve o nome modificado para Miraflores
a partir do aparecimento de flores nos muros e celas da prisão.
por meio da realidade modificada da periferia, após a visita de Tistu.
A partir das ações de Tistu, ao longo da narrativa, principalmente depois que ele fez nascer flores dentro de canhões.
após o surgimento de flores no hospital.
apenas com o surgimento de flores na fábrica do Sr. Papai.
A aula preferida de Tistu era sempre
as aulas com o Sr. Dr. Milmales.
as aulas com o sr. Trovões.
as aulas com o Sr. Bigodes e com o Sr. Milmales.
as aulas de jardinagem com o Sr. Bigodes.
as aulas com o sr. Papai, apenas.
A cidade de Mirapólvora tinha esse nome, pois
na cidade existia muito pó de minério nas ruas.
na cidade a fábrica de canhões movimentava a economia.
era um nome antigo dado aos antecessores da família de Tistu.
era um nome escolhido pelo povo morador da cidade, sem um significado específico.
na cidade, não existia nenhum comércio além da fabricação de canhões.
Tistu não fequentou a escola antes dos 8 anos, porque
não gostava de conversar com ninguém.
tinha muita vergonha de conversar. Era muito tímido.
o Sr. Papai e a Sra Mamãe entenderam, por bem, que a educação dele seria proporcionada no ambiente familiar.
o Sr. papai também não gostava do ambiente escolar da época e não se adequou a ele.
a Sra Mamãe não via a necessidade de seu filho frequentar a escola.
Sobre o pônei Ginastico é importante ressaltar que
ele é um dos principais elementos fantásticos da narrativa.
ele era como os demais pôneis do jockey da família.
Tistu contava para ele apenas algumas das suas ideias e planos.
no desfecho ele retoma seu lugar de origem.
na verdade ele não falava, era apenas a imaginação de Tistu.