• #1 1 pt(s)

    Sobre os princípios da educação ambiental, marque a incorreta:

  • #2 1 pt(s)

    A educação ambiental tem como alguns princípios:

    I. Solidariedade.

    II. Austeridade feliz.

    III. Consciência planetária holística.

    Estão corretos:

  • #3 1 pt(s)

    A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.

  • #4 1 pt(s)

    Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à Educação Ambiental, incumbindo:

  • #5 1 pt(s)

    Equivalente à Declaração Universal dos Direitos Humanos, no que concerne à sustentabilidade, à equidade e à justiça social. Deverá se constituir num documento vivo, apropriado pela sociedade planetária, e revisto periodicamente em amplas consultas globais. Pretende ser uma carta dos povos, um código universal de conduta para pessoas, para instituições e para Estados, sendo essa a carta:

  • #6 1 pt(s)

    Marque apenas as afirmativas corretas:

  • #7 1 pt(s)

    São princípios básicos da educação ambiental:

  • #8 1 pt(s)

    Art. 9o Entende-se por educação ambiental na educação escolar a desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas, englobando:

    I. Educação básica, formada por ensino fundamental e ensino médio.

    II. Educação superior.

    III. Educação profissional.

    IV. Educação de jovens e adultos.

    Estão corretos:

  • #9 1 pt(s)

    Consiste na formação de um compromisso societário para com a sustentabilidade e para com a solidariedade planetária. Conceito de:

  • #10 1 pt(s)

    Em qual ano foi lançada a Política Nacional do Meio Ambiente, a primeira lei específica sobre meio ambiente de nosso país?

  • #11 1 pt(s)

    Sobre as características das macrotendências de Educação Ambiental (EA), analise as afirmativas a seguir.

    I. Uma das macrotendências de EA praticada no Brasil é a vertente conservadora.

    II. No transcurso da década de 1990, começou a ser praticada no Brasil a vertente pragmática, que propõe práticas de educação para o Desenvolvimento Sustentável e para o Consumo Sustentável.

    III. A vertente crítica aglutina propostas da Educação Ambiental Popular, Emancipatória, Transformadora e no Processo de Gestão Ambiental.

    Estão corretos:

  • #12 1 pt(s)

    A educação ambiental deve estender-se para além das escolas e instituições de educação formal, pois visa também à conscientização e capacitação da comunidade (leigos) para a participação popular.

  • #13 1 pt(s)

    A coordenação da Política Nacional de Educação Ambiental ficará a cargo de um órgão gestor, na forma definida pela regulamentação desta Lei. São atribuições do órgão gestor:

    I. Definição de diretrizes para implementação em âmbito nacional.

    II. Articulação, coordenação e supervisão de planos, programas e projetos na área de educação ambiental, em âmbito nacional.

    III. Participação na negociação de financiamentos a planos, programas e projetos na área de educação ambiental.

    Estão corretos:

  • #14 1 pt(s)

    Os coletivos jovens fazem parte de programas integrados de Educação Ambiental nas escolas que incluem programas de formação continuada, com a organização de material didático:

  • #15 1 pt(s)

    Conforme as recomendações da Conferência de Tbilisi (1977), a Educação Ambiental busca desenvolver novas formas de conduta a respeito do meio ambiente. Desde a sua proposição, um conjunto de objetivos foi estruturado, com a finalidade de constituir-se uma nova consciência planetária. Para atingir os objetivos propostos, Dias (2001) sugere quatro etapas a serem trabalhadas pelos educadores.

    Os diversos atores se organizam, distribuindo papéis e realizando tarefas para a concretização do projeto comunitário, participando ativamente e buscando ampliar o alcance socioambiental das ações realizadas, por meio de novos parceiros. Nesta etapa, o educando desenvolve a habilidade do fazer. Esta é a etapa mais desafiante, pois as escolas não estão habituadas à participação social e as comunidades estão desarticuladas e desmobilizadas.

    Essa é a etapa:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado

Referências

  • Educação ambiental / Eliane Dalmora. Indaial : Uniasselvi, 2011. 197 p. : il.
  • LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 - POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Quiz criado por patricia-walter em 30/03/2020 e atualizado em 19/05/2020. Esse quiz foi resolvido 402 vezes.
5

Quiz+