• #1 1 pt(s)

    Um segmento social que participou ativamente da derrubada da monarquia brasileira e uma das consequências políticas desse movimento estão indicados em:

  • #2 1 pt(s)

    (UFRN) Durante o século XIX, no Brasil, desenvolveu-se uma campanha em favor da abolição da escravidão negra. A culminância dessa campanha deu-se com a Lei Áurea, em 1888. Ao ser extinta a escravidão, os libertos:

  • #3 1 pt(s)

    (UFMT) Durante o Segundo Reinado, com a consolidação de um projeto político nacional, após os conturbados anos da década de 30 do século XIX, o Brasil ampliou sua projeção externa e esteve envolvido em várias questões importantes no plano internacional, principalmente na região da Bacia do Prata. Sobre a política externa do Segundo Reinado para essa região, é correto afirmar:

  • #4 1 pt(s)

    Sobre o contexto histórico responsável pela proclamação da República NÃO se inclui:

  • #5 1 pt(s)

    A questão religiosa iniciada em 1872, considerada um dos fatores da proclamação da República, opôs os bispos de Olinda e do Pará à monarquia de Pedro II. Confrontado à determinação do Estado brasileiro, o bispo Dom Vital manteve-se intransigente, afirmando que o governo imperial, em lugar de "conformar-se com o juízo do Vigário de Jesus Cristo, como cumpria ao governo de um país católico, pretende que, rejeitando este juízo irrefragável, eu reconheça o dele, nesta questão religiosa, e o considere acima do juízo infalível do Romano Pontífice..."

    (Citado por Brasil Gerson, "O regalismo brasileiro". RJ: Cátedra, 1978, p. 196.)

    Esta posição do bispo de Olinda, D. Vital Maria de Oliveira, exprime

  • #6 1 pt(s)

    (Pucpr) Na conjuntura do II Império Brasileiro, têm destaque, no quadro da Proclamação da República:

    I - Interferência Inglesa na Política Imperial.

    II - Abolição da Escravatura

    III - Questão Militar

    IV - Questão Religiosa

    V - Pressão do Setor Industrial Urbano

    Estão corretas:

  • #7 1 pt(s)

    (Mackenzie) O movimento resultou da conjugação de três forças: uma parcela do exército, fazendeiros do oeste paulista e representantes das classes médias urbanas. (Emilia Viotti)

    Momentaneamente unidas, segundo a autora, conservaram profundas divergências na organização do novo regime. Identifique o fato histórico mencionado pelo texto.

  • #8 1 pt(s)

    (Uftm) A República brasileira começou com um Governo Provisório, encabeçado pelo marechal Deodoro da Fonseca. Marque o único item que não faz parte desse período.

  • #9 1 pt(s)

    (UFES) A Guerra do Paraguai, considerada o maior conflito armado da história da América do Sul, além de provocar a morte de inúmeros paraguaios, brasileiros, argentinos e uruguaios, foi a causa do desequilíbrio econômico e do aumento substancial das dívidas externas dos países envolvidos no conflito. Apesar disso, a guerra foi um "bom negócio" para:

  • #10 1 pt(s)

    (FATEC) – No século XIX, a Inglaterra pressionou diversos países para acabar com o protecionismo comercial e com a existência do trabalho compulsório. Esta situação culminou, em 1845, com o “Bill Aberdeen”. Neste contexto o Brasil sancionou, em 1850, a “Lei Eusébio de Queirós” tratando:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por vanusa434 em 13/04/2020 e atualizado em 25/05/2020. Esse quiz foi resolvido 1353 vezes.
5

Quiz+