• #1 1 pt(s)

    Considere as afirmações sobre a tendência tecnicista de ensino:

    I. Dispõe-se​ à produtividade, à eficiência e ao rendimento.

    II. Segundo ​Libâneo (1994), serve de instrumento de libertação em função de que se aprende a partir do contexto de vivência.

    III. A tendência tecnicista faz amplo uso da tecnologia e de técnicas, muitas oriundas da análise experimental do comportamento e seus objetivos visam à formação para a produtividade, tendo como foco o mercado de trabalho, deixando de lado a formação global do individuo nos seus aspectos cognitivo, psicológico e social.

    IV. O professor é o mediador entre a experiência concreta do aluno e os conhecimentos selecionados por ele, que advém dos conhecimentos acumulados pela humanidade, mobilizando os alunos para a ação.

    Estão corretos, apenas, os itens:

  • #2 1 pt(s)

    O Método Montessori é o resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvidos pela médica e pedagoga Maria Montessori. É caracterizado por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

  • #3 1 pt(s)

    De acordo com o texto, existem diferentes tendências de ensino e aprendizagem. Quais são elas?

  • #4 1 pt(s)

    De acordo com as tendências educacionais estudadas, assinale a alternativa correta:

  • #5 1 pt(s)

    Para Pestalozzi, tanto os indivíduos quanto a religião e a cultura seguem o modelo do desenvolvimento dos três estados: natural, social e moral. Assim, sua proposta educacional está fundamentada nos princípios:

  • #6 1 pt(s)

    A pedagogia progressista contempla as tendências: Libertadora, libertária, crítico-social dos conteúdos e liberal.

  • #7 1 pt(s)

    De acordo com a tendência escolanovista de ensino, a avaliação se dá a partir de provas contínuas que sejam capazes de demonstrar todo o conteúdo decorado pelo aluno durante as aulas.

  • #8 1 pt(s)

    De acordo com as ideias sobre o processo de ensino e aprendizagem na escola tradicional, na escola nova e na tecnicista, considere V para verdadeiro e F para falso.

    1 - Na tendência tradicional o processo de ensino e aprendizagem está centrado no aluno.

    2 - A tendência tecnicista objetiva uma formação voltada para a capacitação do aluno para se adequar ao mercado de trabalho.

    3 - A pedagogia liberal tem como proposta uma educação que permita que o aluno faça escolhas, partindo do princípio de que todos possuem igualmente a oportunidade de desenvolvimento pleno, independente de questões sociais, econômicas e culturais.

    4 - Montessori desenvolveu métodos e materiais específicos, que não correspondiam com o desenvolvimento biológico.

    A alternativa que apresenta a sequência correta é:

  • #9 1 pt(s)

    A Tendência crítico-social dos conteúdos prevê que os conteúdos tradicionais sejam trabalhados a partir do olhar crítico do professor. Se trata da simples reprodução, como a tendência tradicional. Os alunos não são motivados a aprender a partir daquilo que já sabem.

  • #10 1 pt(s)

    Pestalozzi (1746-1827) é considerado um dos maiores educadores e o fundador da escola primária popular. Para Pestalozzi, tanto os indivíduos quanto a religião e a cultura seguem o modelo do desenvolvimento dos três estados: natural, social e moral.

  • #11 1 pt(s)

    Quais são os princípios da Pedagogia Libertadora?

    I - Compreende a educação como ato político.

    II - Os conteúdos devem provocar a problematização do cotidiano.

    III - O aluno é sujeito passivo quanto ao recebimento do conteúdo.

    Assinale a alternativa correta:

  • #12 1 pt(s)

    Sobre a escola ativa de Freinet:

    I - A escola ativa de Freinet leva em conta a satisfação dos interesses da criança, ancorada em três princípios: a base, o método e o meio.

    II - Para Freinet, a escola deve ser um ambiente agradável, estimulador, rico e que não permita ampla exploração, pois no seu entender os fatores externos não são fundamentais para mobilizar o interesse das crianças.

    III - Freinet desenvolveu também a imprensa escolar, como método privilegiado de introduzir a criança no mundo letrado e que possibilitava à criança se envolver com a tarefa da escrita de forma contundente, com um sentido social nessa ação.

    IV - São características da escola ativa: aulas passeio, imprensa escolar, exploração do meio externo, correspondência interescolar e livro da vida.

    Assinale a alternativa correta:

  • #13 1 pt(s)

    Situada historicamente, a Didática, ao longo do tempo, tem assumido as concepções referentes às Tendências Pedagógicas prevalecentes em cada momento histórico. O trecho a seguir apresenta a descrição de uma dessas tendências.

    “A escola é um ambiente de preparação para a vida, onde as crianças e os jovens recebem educação intelectual e moral. Os estudantes devem memorizar modelos de conhecimentos e agir segundo esses modelos. A atividade de ensino centra-se em aulas expositivas do professor.”

    A qual tendência se refere a citação acima?

  • #14 1 pt(s)

    Herbart foi o primeiro a apresentar uma teoria para o ensino, de forma sistematizada, apresentando os passos previstos em sua teoria. Assinale a alternativa que apresenta todos esses passos estruturados e desenvolvidos por ele:

  • #15 1 pt(s)

    Skinner é o principal nome da corrente comportamentalista, pois defende a aprendizagem como um processo individual e orgânico, não passível de ser generalizado.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por fabricia624 em 04/05/2020 e atualizado em 05/06/2020. Esse quiz foi resolvido 194 vezes.
5

Quiz+