• #1 1 pt(s)

    De acordo com Chevallard (1991), a escola trabalha com conhecimento científico transformado em saber escolar por meio da transposição didática.

  • #2 1 pt(s)

    Com relação a gestão da sala de aula é correto afirmar que:

  • #3 1 pt(s)

    Analise as sentenças sobre a transposição didática (Chevallard, 1991).

    I - Pode ocorrer de maneira externa e interna. A primeira relativa a produção de materiais didáticos e a segunda relativa a atuação do professor.

    II - Traduz para o currículo escolar e nas diversas disciplinas, o conhecimento produzido pela ciência.

    III - Sob a responsabilidade do docente se transforma em objeto de ensino.

    IV - Com relação aos livros didáticos, se organiza um saber a ser ensinado, contextualizado e significativo para os estudantes, além da adequação aos estágios de desenvolvimento do estudante.

    Estão corretos apenas os itens:

  • #4 1 pt(s)

    Ao se considerar a educação como prática social, deve-se atentar para:

    ( ) a organização da coletividade (Vasconcellos, 2016) na qual há diversidade de pessoas e relações.

    ( ) a dinâmica das relações que se estabelece em sala de aula independem da sociedade.

    ( ) as relações que se estabelecem em sala de aula se eximem da influência de tendências pedagógicas.

    ( ) a função da escola e o seu respectivo projeto político pedagógico compõe a educação como prática social.

    Considere V para verdadeiro e F para falso. A alternativa que apresenta a sequência correta é:

  • #5 1 pt(s)

    Quanto aos pilares da educação do século XXI como fator de desenvolvimento de novas gerações em contextos de contínua mudança, constam no Relatório Delors (2003) sob a encomenda da Unesco, as quatro categorias da aprendizagem: aprender, ser, fazer e conviver.

  • #6 1 pt(s)

    De acordo com Damis (1990) filósofos da antiguidade grega, da idade média, do renascimento e do período moderno buscaram educar de acordo com um modelo ideal de formação humana. É correto afirmar que:

  • #7 1 pt(s)

    Conforme aponta Damis (1990) as ideias pedagógicas de Comênio, Rousseau, Pestalozzi e Herbart, além de muitos outros teóricos da educação, formaram as bases do pensamento pedagógico europeu, difundindo-se depois por todo o mundo. A história da educação no Brasil mostra que pelo menos quatro tendências pedagógicas se formaram nas escolas e na maioria dos casos, não se apresentam em forma pura (Saviani, 2005). Pode-se portanto, identificar na tradição pedagógica brasileira as seguintes tendências (Libâneo, 1994): tradicional, renovada, tecnicista e aquelas marcadas centralmente por preocupações sociais e políticas. Em relação à pedagogia renovada é correto afirmar que professor é o:

  • #8 1 pt(s)

    As tendências pedagógicas são abarcadas por dois tipos de pedagogia distintas, a saber, a pedagogia liberal e a pedagogia progressista (Libâneo, 1994). Assinale abaixo quais tendências compõem a pedagogia liberal.

  • #9 1 pt(s)

    Uma aluna, ao estudar as relações entre educação e sociedade, encontrou em Libâneo (1994), uma explicação sobre as tendências pedagógicas na escola. Dentre as tendências por ele apresentadas, chamou-lhe atenção as progressistas, que “são as que concebem a educação como inserida no contexto das relações sociais; abrangem a pedagogia libertadora, a pedagogia libertária e a pedagogia...

  • #10 1 pt(s)

    De acordo com a teoria Histórico-Cultural, o conceito de mediação é apresentado como uma categoria fundamental para a compreensão da dialética que envolve a ação docente e suas implicações para o ensino (Libâneo, 2005). Concebida enquanto processo de intervenção que cria situações para que os estudantes possam elaborar seus próprios pensamentos e conhecimentos, a mediação docente favorece:

  • #11 1 pt(s)

    “Na perspectiva dos homens de negócios, nesse novo modelo de sociedade, a escola deve ter por função a transmissão de certas competências e habilidades necessárias para que as pessoas atuem competitivamente num mercado de trabalho altamente seletivo e cada vez mais restrito (Gentili, Paulo, portal MEC).”

    O trecho acima discorre sobre a visão social da escola:

  • #12 1 pt(s)

    A escola atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental. Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos "competentes" para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas.

    Numa concepção de educação (neo)tecnicista,

  • #13 1 pt(s)

    Analise as duas concepções de aprendizagem e marque a alternativa sobre o que é correto afirmar sobre elas.

    I - Aprender não é copiar ou reproduzir, mas elaborar uma representação pessoal da realidade a partir de experimentações e conhecimentos prévios. É preciso aprender significativamente, ou seja, não apenas acumular conhecimentos, mas elaborar significados próprios a partir do relacionamento entre a experiência pessoal e a realidade.

    II- Aprender não é um processo natural e espontâneo, mas decorrente das trocas de conhecimentos entre as pessoas. Esta abordagem vincula o desenvolvimento humano ao contexto histórico-cultural no qual o sujeito se insere e à influência que o contexto social exerce sobre a formação humana.

  • #14 1 pt(s)

    Com relação aos impactos na educação advindos do contexto "pós-moderno" (Libâneo, 2005), analise as sentenças sendo V para verdadeiro e F para falso.

    ( ) Trata-se de um conjunto de mudanças que envolvem o processo de produção industrial, as formas de fazer política, os paradigmas do conhecimento, a inserção de novas tecnologias da comunicação e informação e a rejeição dos grandes sistemas teóricos de referências e de ideias.

    ( ) Há uma centralização do conhecimento sistematizado em um modelo ideal geral e sujeitos como produtores de conhecimento dentro da cultura brasileira.

    ( ) Reafirma-se o princípio de separação entre disciplinas e áreas, no qual os saberes redefinem suas fronteiras e comunicação do seu corpo teórico-metodológico específico.

    ( ) Não há uma natureza humana universal, os sujeitos são construídos socialmente e vão formando sua identidade.

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Referências

  • LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005.
  • LIBÂNEO, J. C. Desenvolvimento histórico da Didática e tendências pedagógicas. In: LIBÂNEO, J. CDidática. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1992, p. 57-71.
  • MALHEIROS, Bruno Taranto. Uma breve história das formas de ensinar. In: MALHEIROS, Bruno Taranto. Didática Geral. Rio de Janeiro: LTC, 2019.
  • DAMIS_Olga Teixeira. Didática suas relações, seus pressupostos. In: VEIGA, I.P.A.(org.). Repensado a didática.Campinas: Papirus, 1990, p. 65-82.
  • LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública, a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1990, p. 3-35.
Quiz criado por patricia642 em 05/05/2020 e atualizado em 09/06/2020. Esse quiz foi resolvido 216 vezes.
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