• #1 1 pt(s)

    (PUC-MG/modificada) Numa praia, em pleno verão, um estudante de química observou que o carrinho de picolé usava “gelo seco” para retardar o degelo dos picolés. Pediu à vendedora um pedaço do gelo e colocou-o num copo com água, ocorrendo formação de “fumaças brancas”. Observou-se então o fenômeno de:

  • #2 1 pt(s)

    (UFAL) Uma pessoa comprou um frasco de álcool anidro. Para se certificar de que o conteúdo do frasco não foi fraudado com a adição de água, basta que ela determine, com exatidão,

    I. a densidade

    II. o volume

    III. a temperatura de ebulição

    IV. a massa

    Dessas afirmações, são corretas SOMENTE

  • #3 1 pt(s)

    Sabendo-se que óleo de cozinha e álcool etílico são substâncias imiscíveis (que não se misturam), explique por que o álcool flutua no óleo.

  • #4 1 pt(s)

    (ENEM) – O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase, e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera. A transformação mencionada no texto é a:

  • #5 1 pt(s)

    (PUC-MG) Em um laboratório de química, foram encontrados cinco recipientes sem rótulo, cada um contendo uma substância pura líquida e incolor. Para cada uma dessas substâncias, um estudante determinou as seguintes propriedades:

    1. Ponto de ebulição

    2. Massa

    3. Volume

    4. Densidade

    Assinale as propriedades que podem permitir ao estudante a identificação desses líquidos.

  • #6 1 pt(s)

    (UFRN) Considere as seguintes densidades, em g/cm3:

    alumínio 2,7

    carvão 0,5

    pau-brasil 0,4

    diamante 3,5

    água 1,0

    Ao serem adicionados à água pura, em temperatura ambiente, pedaços de cada um destes materiais, quais deles irão flutuar?

  • #7 1 pt(s)

    (UGF-RJ) O aquecimento global já apresenta sinais visíveis em alguns pontos do planeta. Numa ilha do Alasca, na Aldeia de Shishmaret, por exemplo, as geleiras já demoram mais a congelar, no inverno; descongelam mais rápido, na primavera, e há mais icebergs. Desde 1971, a temperatura aumentou, em média, 2°C.

    As mudanças de estados descritas no texto, são, respectivamente:

  • #8 1 pt(s)

    (UNICAMP-modificada) – Três frascos não rotulados encontram-se na prateleira de um laboratório. Um contém benzeno (d= 0,87 g/ml), outro tetracloreto de carbono (d=1,59 g/mL) e o terceiro, metanol (d=0,79 g/mL). Dos três líquidos, apenas o metanol é solúvel na água, cuja densidade é 1 g/mL. Com base nessas informações, e em quais flutuam ou não na água, analise as proposições abaixo:

    I - Ao ser adicionado a um tubo de ensaio com água, o benzeno formaria uma mistura heterogênea e flutuaria;

    II - Ao ser adicionado a um tubo de ensaio com água, o tetracloreto de carbono formaria uma mistura heterogênea e ficaria depositado no fundo do recipiente;

    III - Ao ser adicionado a um tubo de ensaio com água, o metanol formaria uma mistura homogênea.

  • #9 1 pt(s)

    (FMU-SP) Um vidro contém 200 cm³ de mercúrio de densidade 13,6 g/cm³. A massa de mercúrio contida no vidro é:

  • #10 1 pt(s)

    (Cesgranrio-RJ) Determinou-se o ponto de fusão de uma substância X e encontrou-se um valor menor que o tabelado para essa substância.

    Isso pode significar que

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por thomas810 em 28/05/2020 e atualizado em 14/07/2020. Esse quiz foi resolvido 3565 vezes.
5

Quiz+