• #1 1 pt(s)

    Leia as falas do Vovô Mário e da sua neta Marcela.

    Mário:

    - Quando eu era criança, morava em um sítio. Todos os dias, antes de ir à escola, tinha uma obrigação: dar ração para os cães e as galinhas.

    Marcela:

    - Eu moro com meus pais em um apartamento na cidade. Todos os dias, minha obrigação é guardar meus brinquedos e objetos escolares antes de dormir.

    As pessoas vivem em família. Cada pessoa tem um papel especial para que a vida familiar seja harmoniosa e feliz.

    A fala da neta Marcela revela uma atitude aprendida em família que é:

  • #2 1 pt(s)

    Maria escreveu um texto sobre seu dia de aula na escola.

    Ontem na escola aconteceu uma coisa diferente: quando chegou a hora do recreio, todo mundo saiu correndo para brincar no pátio, ninguém esperou a professora organizar a turma para sairmos da sala... Acho que ela não gostou dessa atitude, porque, quando a gente voltou, pediu para nos reunirmos em grupos e conversarmos sobre as regras de convivência.

    O texto mostra que os alunos dessa turma se reuniram para:

  • #3 1 pt(s)

    Nas grandes cidades, muitas pessoas vivem em prédios. Um prédio ou edifício é uma grande construção com muitos apartamentos. Cada família vive em um apartamento, mas todos devem cuidar dos espaços de convivência do local.

    Quando muitas pessoas vivem juntas, elas precisam de regras para viverem em harmonia. O síndico é uma pessoa responsável por organizar reuniões e ajudar os moradores de um prédio a conversar, resolvendo problemas juntos.

    De acordo com o texto, por que um síndico é importante?

  • #4 1 pt(s)

    Há situações em que as pessoas que convivem se reúnem para conversar sobre problemas e assuntos de seu interesse. Esses encontros são chamados de assembleias. Em uma assembleia, os participantes expõem suas ideias, ouvem as opiniões de outras pessoas, votam e tomam decisões. Nessa situação, o respeito de todos é fundamental.

    Leia a seguinte situação que ocorreu em uma assembleia de condomínio e marque verdadeiro ou falso.

    - Na nossa última assembleia, a moradora Joana interrompeu a fala dos participantes e não quis escutar a opinião de todos.

    A atitude de Joana foi correta? Justifique sua resposta enviando um pequeno vídeo para a sua Maestra.

  • #5 1 pt(s)

    Conheça um pouco sobre o trabalho de Artur.

    - Oi! Meu nome é Artur. Eu trabalho como gari há alguns anos. Eu e meus colegas ajudamos a manter a organização da nossa cidade, varrendo e limpando as ruas. Trabalhamos muito, mas nós não conseguimos manter a limpeza da cidade sozinhos, é necessário a colaboração de todos os moradores para ter uma cidade limpa!

    A partir do relato de Artur, marque a resposta correta de como as pessoas podem fazer a sua parte e colaborar com o trabalho dele.

  • #6 1 pt(s)

    Os primeiros grupos humanos não possuíam conhecimentos que posteriormente se tornariam muito importantes para os seres humanos, como o cultivo da terra e a criação de animais. Por isso, sempre mudavam de habitação, sendo considerados nômades. Quando aprenderam a cultivar a terra e cuidar de animais os seres humanos fixaram suas moradias. Assim, passaram a permanecer no mesmo lugar por mais tempo, tendo abrigos mais seguros.

    Marque a informação correta sobre os primeiros grupos nômades.

  • #7 1 pt(s)

    Sobre as moradias marque verdadeiro ou falso.

    As moradias de hoje não se modificaram em nada em relação às do passado.

  • #8 1 pt(s)

    Leia o pequeno texto a seguir e marque verdadeiro ou falso.

    Atualmente, encontramos moradias construídas com os mais diferentes materiais. Em meio ao espaço das cidades pode-se perceber em uma mesma região: prédios, sobrados, casas de alvenaria, de madeira, além de condomínios fechados. Por outro lado, é possível verificar uma severa diminuição da área verde. Essas modificações nos espaços são muito diferentes da época em que os primeiros grupos humanos viveram nas cavernas?

  • #9 1 pt(s)

    Em relação aos povos nômades, qual das respostas abaixo não representa um tipo de moradia fixa?

  • #10 1 pt(s)

    Marque verdadeiro ou falso para a seguinte afirmação.

    A moradia faz parte da história das famílias.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por anne472 em 10/06/2020 e atualizado em 03/07/2020. Esse quiz foi resolvido 364 vezes.
5

Quiz+