• #1 1 pt(s)

    População e comunidade são importantes conceitos da Ecologia que se referem, respectivamente, ao conjunto de indivíduos da mesma espécie e a um conjunto de populações. Em Ecologia, estudamos as relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.

    Portanto podemos, afirmar que população é:

  • #2 1 pt(s)

    Uma população pode ser definida como um grupo de organismos pertencentes à mesma espécie e que vivem em uma mesma área geográfica. Complementando esse conceito, podemos dizer que esses organismos possuem maior chance de reproduzirem-se entre si do que com outros grupos de indivíduos de outra região.

    O tamanho de uma população é limitado pelo meio em que ela vive, uma vez que o aumento exagerado, por exemplo, pode causar desequilíbrios ecológicos e afetar também os indivíduos com os quais essa população interage. Podemos concluir, portanto, que existe um tamanho ideal para cada população que se mantém mais ou menos constante ao longo do tempo.

    Ao estudar uma população, os ecólogos preocupam-se em analisar todos os fatores que influenciam esse grupo de organismos, como o número de nascimentos e mortes. Além disso, é fundamental analisar os movimentos migratórios, a quantidade de alimento disponível, o número de predadores, entre outras variantes que afetam diretamente o tamanho de uma população.

    Uma comunidade, por sua vez, é formada por todos os organismos que vivem em uma área, em um determinado período de tempo, ou seja, todas as populações viventes de uma região. Alguns autores definem ainda a comunidade como a parte viva de um ecossistema.

    Ao analisar as características de uma comunidade, é possível observar como as populações interagem e conhecer os processos ecológicos existentes nesse grupo de organismos. Além disso, é possível entender como as espécies agrupam-se e como o meio ambiente tem efeito sobre esses agrupamentos.

    Como exemplo de comunidade, podemos citar os organismos que vivem no fundo dos ambientes aquáticos (comunidade bentônica), tais como crustáceos, poliquetas, equinodermos e algumas espécies de moluscos. Outro exemplo de comunidade é o conjunto de plantas de uma área de floresta ou ainda os animais existentes em uma área de Mata Atlântica.

    De Acordo com o texto, qual a diferença de população e comunidade?

  • #3 1 pt(s)

    O nosso planeta reúne todos os elementos necessários para a composição da vida e, ao menos por enquanto, ele é o único corpo celeste presente no universo a apresentar essas características. Dessa forma, o sistema terrestre equivale justamente a essa combinação dos elementos naturais do nosso planeta, bem como à maneira com que eles interagem entre si.

    Existem quatros “esferas” que compõem o nosso planeta. Elas não são esferas propriamente ditas, mas fazem parte da estrutura da Terra, são elas: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.

    Qual significado dos nomes cada uma delas?

  • #4 1 pt(s)

    Sabendo que há 4 esfera terrestre, qual a função da litosfera?

  • #5 1 pt(s)

    Sabendo que há 4 esferas terrestres, qual a função da hidrosfera?

  • #6 1 pt(s)

    Sabendo que há 4 esferas terrestres, qual a função da biosfera?

  • #7 1 pt(s)

    Habitat é um termo bastante utilizado em Ecologia e diz respeito ao local onde uma determinada espécie vive e desenvolve-se, ou seja, o habitat é o ambiente propício para que uma espécie possa alimentar-se e reproduzir-se. Cada espécie vive em um habitat específico.

    O Habitat pode ser clasificado como:

  • #8 1 pt(s)

    O nicho ecológico é o conjunto de condições e recursos que permitem a uma espécie sobreviver no ambiente. Podemos dizer que ele representa o papel ecológico de um indivíduo no ecossistema. Cada espécie possui um nicho diferente.

    O nicho ecológico pode ser classificado como:

  • #9 1 pt(s)

    Qual a diferença entre o habitat e o nicho ecológico?

  • #10 1 pt(s)

    Ecobiose é o ramo da ecologia que tem por objetivo o estudo das relações entre os seres vivos e o meio ambiente.

    Qual tem a relação de ecobiose?

  • #11 1 pt(s)

    Alelobiose: estuda a relação dos seres vivos entre si, ou seja, apenas relações entre componentes bióticos.

    Qual tem uma relação de Alelobiose?

  • #12 1 pt(s)

    Qual a diferença entre a alelobiose e a ecobiose?

  • #13 1 pt(s)

    Seres Autótrofos: São os organismos que conseguem produzir seu próprio alimento. Podem ser chamados de produtores, sendo fotossintetizantes (realizam a fotossíntese) ou quimiossintetizantes (realizam a quimiossíntese).

    Seres Heterótrofos: São os organismos que não produzem seu próprio alimento. Podem ser consumidores (organismos que se alimentam de outros organismos) ou decompositores (degradam a matéria orgânica).

    Escolha a alternativa que possui seres autotrofos e heterotrofos.

  • #14 1 pt(s)

    As relações ecológicas intraespecíficas, também chamadas por alguns de interações homotípicas, ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie. Já as relações ecológicas interespecíficas, conhecidas por alguns como interações heterotípicas, ocorrem entre organismos de espécies diferentes.

    De acordo com o texto qual a diferença entre relação interespecífica e intraespecífica?

  • #15 1 pt(s)

    Relações ecológicas intraespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de mesma espécie. Estas podem ser harmônicas (ou positivas) quando nenhum indivíduo sofre prejuízo; ou desarmônicas, quando pelo menos um dos indivíduos é prejudicado.

    Indivíduos de uma mesma espécie quase sempre disputam por recursos e esta é denominada competição intraespecífica. Entretanto, esses indivíduos podem se auxiliar mutuamente: é o que chamamos de cooperação intraespecífica.

    Quais relações abaixo, são intraespecíficas desarmonica?

  • #16 1 pt(s)

    Diversas interações ecológicas determinam o fitness e a sobrevivência dos organismos no ecossistema, e podem ser observadas entre indivíduos de diferentes espécies (interações interespecíficas) ou entre indivíduos da mesma espécie (interações intraespecíficas). Essas relações podem ser classificadas como desarmônicas ou harmônicas. As interações harmônicas são interações positivas, apresentando vantagem para os indivíduos envolvidos, aumentando seu fitness e até mesmo influenciando diretamente sua sobrevivência e reprodução. Quando esse tipo de interação acontece entre indivíduos da mesma espécie, temos relações intraespecíficas harmônicas divididas em colônia e sociedade.

    Quais relações abaixo, são intraespecíficas harmonica?

  • #17 1 pt(s)

    Relações ecológicas INTRAESPECÍFICAS.

    As relações ecológicas intraespecíficas, também chamadas por alguns de interações homotípicas, ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie.

    → Positivas ou harmônicas(+) - quando nenhum dos organismos envolvidos na interação se prejudica;

    → Negativas ou desarmônicas(-) - quando há prejuízo para um dos organismos envolvidos.

    Entre as relações ecológicas intraespecíficas harmônicas existem as colônias e as sociedade.

    As colônias são agrupamentos de indivíduos de uma mesma espécie que se unem de forma anatômica, trazendo vantagens para todo o grupo. Nas colônias, dependendo da espécie de ser vivo, pode haver divisão de trabalho, como por exemplo, no cnidário Obelia, que apresenta indivíduos responsáveis pela reprodução e outros responsáveis pela alimentação.

    As colônias podem ser de dois tipos:

    → Heterotípicas, heteromorfas ou polimorfas: nesse tipo de colônia há diferenciação entre seus membros com divisão de trabalho entre eles;

    → Homotípicas, homeomorfas ou isomorfas: nesse tipo de colônia não se vê diferença entre seus membros, não havendo também a divisão do trabalho.

    Um exemplo de colônia polimorfa é o da Obelia. Nesse cnidário, encontramos organismos morfologicamente diferentes e com funções bem definidas.

    Como colônias isomorfas podemos exemplificar com os corais, também pertencentes ao filo dos cnidários. Os corais são seres que constroem um esqueleto calcário que abriga de centenas a milhões de indivíduos praticamente semelhantes.

    Qual a principal diferença entre as colonias Heterotípicas (heteromorfas ou polimorfas) é as Homotípicas (homeomorfas ou isomorfas)?

  • #18 1 pt(s)

    AS SOCIEDADES

    As sociedades são outro exemplo de relações ecológicas intraespecíficas harmônicas. Nelas, os organismos de uma mesma espécie não vivem unidos anatomicamente como nas colônias, mas apresentam um grau de cooperação, comunicação e divisão de trabalho extremamente organizado. Como exemplos de sociedades, temos os chamados insetos sociais, que são as abelhas, vespas, formigas e cupins, e alguns mamíferos, como os castores, os gorilas e a espécie humana.

    Explique, a principal diferença entre colônia e sociedade?

  • #19 1 pt(s)

    Se analisadas do ponto de vista de ganho(+) ou perda(-) para os organismos envolvidos, as relações interespecíficas podem ser classificadas em harmônicas(+) ou positivas(+) e desarmônicas(-) ou negativas(-). As relações interespecíficas harmônicas(+) são aquelas em que um ou os dois indivíduos envolvidos se beneficiam, não havendo prejuízo(-) para nenhuma das espécies. Já nas relações interespecíficas desarmônicas(-) há prejuízo(-) para um ou ambos participantes da relação.

    O que significa (-),(+)...?

  • #20 1 pt(s)

    as relações ecológicas intraespecíficas também podem ser desarmônicas(-), como a competição intraespecífica e o canibalismo.

    Na competição intraespecífica, os organismos de uma mesma espécie competem pelos mesmos recursos, que são limitados, disponíveis no meio.

    Já no canibalismo, um organismo mata e devora outro organismo da mesma espécie. Como exemplo, podemos citar algumas espécies de aranhas, que devoram os machos logo após a cópula, ou algumas espécies de peixes predadores, que na falta de alimento, podem se alimentar de peixes mais jovens da mesma espécie.

    Imagine a seguinte situação dois machos de macacos pregos estão brigando para acasalar. Qual relaçõa é está, é qual simboligia ela representa?

  • #21 1 pt(s)

    Relações interespecíficas harmônicas+.

    → Protocooperação, também é conhecido como cooperação ou (mutualismo FACULTATIVO). Nesse tipo de relação ecológica interespecífica(DE ESPÉCIES DIFERENTES), as espécies associadas se beneficiam, mas conseguem viver isoladamente, não havendo nenhum tipo de dependência entre eles. Como exemplo de protocooperação, podemos citar a relação existente entre o jacaré e o pássaro-palito. Nessa relação, o jacaré, que tem por hábito dormir com a boca aberta, permite que o pássaro-palito retire restos de comida e sanguessugas que constantemente se encontram na boca do réptil. É importante ressaltar que tanto o jacaré quanto o pássaro-palito conseguem sobreviver sem essa interação.

    → Mutualismo: também chamado por alguns autores como mutualismo OBRIGATÓRIO. O mutualismo é um tipo de relação ecológica interespecífica(DE ESPÉCIES DIFERENTES) em que as duas espécies envolvidas se beneficiam. Mas... Cuidado! Não confunda mutualismo com protocooperação, pois no mutualismo a DEPENDÊNCIA, é tão grande que se torna impossível aos organismos viverem separados. Um exemplo clássico de mutualismo é a interação que ocorre entre fungos e algas. Outro exemplo, também muito utilizado, é a associação de fungos nas raízes de plantas leguminosas.

    Qual a diferença entre protocooperação e mutualismo?

  • #22 1 pt(s)

    Relações interespecíficas harmônicas+

    → Inquilinismo: relação ecológica interespecífica (DE ESPÉCIE DIFERENTE) na qual uma espécie, chamada de “inquilina”, fixa-se ou procura abrigo em outro organismo que chamamos de “hospedeiro”. Essa associação não causa nenhum tipo de prejuízo(-) a nenhuma das espécies envolvidas. Como o próprio nome já diz, o “inquilino” busca apenas proteção e moradia. O Peixe-agulha e holotúria - O peixe-agulha apresenta um corpo fino e alongado e se protege contra a ação de predadores abrigando-se no interior das holotúrias (pepinos-do-mar), sem prejudicá-los.

    → Comensalismo: associação entre dois indivíduos em que um se beneficia dos restos alimentares de outro, que não é prejudicado. Exemplos: rêmora e tubarão, leões e hienas.

    Qual diferença entre inquilinismo e comensalismo?

  • #23 1 pt(s)

    As relações ecológicas interespecíficas são as interações que ocorrem entre organismos de espécies diferentes. Essas relações podem beneficiar os organismos ou não. Aquelas que beneficiam todos os envolvidos ou apenas um, sem prejudicar o outro, são chamadas de harmônicas ou positivas. Já aquela que prejudica pelo menos um dos envolvidos é denominada de desarmônica ou negativa.

    A seguir listaremos as principais relações interespecíficas existentes, explicando como elas ocorrem e quem são os beneficiados ou prejudicados da relação.

    → Relações ecológicas interespecíficas desarmônicas

    Competição interespecífica: Nesse tipo de relação ecológica, organismos de espécies diferentes competem pelo mesmo recurso, que pode ser água, comida e até mesmo território. Organismos herbívoros, por exemplo, podem competir por alimento em uma época de pouca chuva.

    Predatismo: um organismo mata e alimenta-se de outro de espécie diferente. Aquele que mata é denominado de predador e aquele que morre é chamado de presa. Um crocodilo, ao se alimentar de um gnu, por exemplo, está praticando o predatismo.

    Herbivoria: Quando um animal alimenta-se de uma planta, temos aquilo que chamamos de herbivoria. Zebras e girafas são exemplos de animais que realizam herbivoria.

    Parasitismo: é uma relação ecológica em que um organismo vive no corpo de outro ser vivo e retira dele seu alimento (hospedeiro). Normalmente o parasita é bem menor do que o hospedeiro, como é o caso do piolho, um tipo de animal que vive retirando sangue do corpo dos seres humanos.

    Amensalismo: ocorre a eliminação de substâncias que inibem o crescimento de outra espécie. Esse é o caso dos fungos do gênero Penicillium, que impedem o crescimento de bactérias.

    Qual relação ecológica, pode ser encontrada, nas relações intraespecífica é interespesifica?

  • #24 1 pt(s)

    descreva a relação ecológica de amensalismo.

  • #25 1 pt(s)

    descreva a relação ecologica de predação, é cite exemplos.

  • #26 1 pt(s)

    Parasitismo

    Parasitismo é uma relação ecológica desarmônica, ou seja, uma interação entre seres vivos na qual uma das partes se beneficia ao conseguir alimento enquanto a outra é prejudicada.

    Características do Parasitismo

    O parasita é um ser vivo que se associa a outro, que é chamado de hospedeiro. O parasita se utiliza do hospedeiro para se alimentar, causando-lhe doenças. Em muitos casos, os prejuízos causados não costumam ser muito graves, uma vez que se o hospedeiro morrer o parasita também morrerá.

    Há portanto, do ponto vista ecológico, uma tendência de parasita e hospedeiro estarem adaptados um ao outro e assim ao longo das gerações a relação fica equilibrada, sendo chamada coadaptação.

    Esta relação é intra ou inter?

  • #27 1 pt(s)

    Tipos de Parasitismo

    Existem muitas formas diferentes de parasitismo, no entanto, os mais conhecidos são os exemplos da relação interespecífica, em que o parasita retira nutrientes do hospedeiro causando-lhe prejuízos. Conheça algumas

    Parasitismo entre Animais.

    Ectoparasitas - são os parasitas que se fixam à superfície do corpo do hospedeiro externamente, sugando-lhe nutrientes. Exemplos: carrapatos, pulgas e piolhos que parasitam animais e seres humanos.

    Endoparasitas - são os parasitas que se localizam dentro do corpo do hospedeiro sugando-lhe nutrientes e causando-lhe doenças. São os mais perigosos que podem levar à morte. Exemplos: vermes nematódeos ou platelmintos, como as tênias e lombrigas que parasitam humanos.

    Os protozoários e vírus são também endoparasitas que se utilizam de vetores ou transmissores para chegarem aos seus hospedeiros. Exemplos são o vírus da dengue, os protozoários causadores da malária e da doença de Chagas, que usam insetos.

    Qual diferençã entre o Endoparasitas e o Ectoparasitas?

  • #28 1 pt(s)

    Cadeia alimentar é a relação entre matéria e energia que os seres vivos utilizam para sobreviver, ou seja, as relações necessárias para a busca de energia por meio da alimentação. De forma simplificada, pode-se classificar como cadeia alimentar a sequência de organismos que servem de alimento uns para os outros.

    Além da cadeia, outro termo importante é o de teia alimentar. Já que as cadeias alimentares se referem às relações alimentícias, a teia refere-se ao conjunto de cadeias alimentares que compõem um determinado ecossistema. A teia alimentar representa as relações entre as diferentes cadeias, que se complementam e ajudam a equilibrar o meio ambiente.

    o que é cadeia alimentar? resumo.

  • #29 1 pt(s)

    Níveis tróficos

    Os níveis tróficos são divididos em três principais ramificações: produtores, consumidores e decompositores. A cadeia alimentar é um dos ciclos que ocorre no meio ambiente, e essa relação ajuda a equilibrar o ecossistema, portanto todas as espécies são extremamente importantes para cada uma das etapas existentes. Supondo que um consumidor secundário seja extinto, por exemplo, isso influenciaria seus consumidores terciários, desequilibrando todas as relações existentes em tal cadeia.

    Produtores

    Também conhecidos como autótrofos, os produtores estão no primeiro nível trófico da cadeia alimentar. Esses seres vivos são responsáveis por produzir seu próprio alimento. As plantas, por exemplo, utilizam os nutrientes do solo e a luz do sol para se alimentarem, ou seja, obterem energia suficiente para sobreviver de forma autossuficiente. Os produtores têm a capacidade de produzir a própria energia através da fotossíntese ou da quimiossíntese. Exemplos: plantas, cianófitas (algas azuis e verdes) e algumas bactérias.

    Consumidores

    Os consumidores são classificados como seres heterótrofos, ou seja, não possuem a capacidade de produzir o próprio alimento. Os heterótrofos precisam se alimentar de outros seres vivos para obter energia. Essa classificação inclui todos os animais. Existem três níveis de consumidores:

    -Primários: Os consumidores primários são chamados assim pois se alimentam totalmente, ou majoritariamente, dos produtores. São os primeiros a se alimentar de algo além do que conseguem produzir, iniciando o ciclo da cadeia alimentar. Os animais desse nível são classificados como herbívoros e onívoros. Alguns exemplos são o cavalo, o coelho e a girafa.

    -Secundários: A alimentação baseada no consumo de consumidores primários dá o nome aos secundários. Esse tipo de animal é carnívoro, porque obtêm sua energia por meio de outros animais, que, por sua vez, se alimentam dos produtores. Os seres humanos podem ser considerados consumidores secundários em algumas cadeias alimentares, já que se alimentam, por exemplo, de carne bovina ou suína.

    -Terciários: Os consumidores terciários compõe o último nível dos consumidores,se alimentando dos consumidores secundários.

    Decompositores

    Outros organismos presentes na cadeia alimentar são os decompositores. Como o próprio nome já diz, esses seres são os responsáveis por decompor outros seres vivos após seu ciclo de vida. Esses organismos, apesar de fazerem parte da última etapa da cadeia alimentar, são responsáveis pela decomposição de qualquer matéria orgânica, independentemente de nível trófico. Os principais decompositores do meio ambiente são os fungos e as bactérias.

    cite os níveis tróficos de uma cadeia alimentar.

  • #30 1 pt(s)

    Uma mulher alimentou-se no almoço de um prato de salada e uma pequena porção de carne de vaca. Indique a alternativa que melhor caracteriza o nível trófico dessa mulher.

  • #31 1 pt(s)

    Sobre os diferentes níveis tróficos observados em cadeias e teias alimentares, marque a alternativa incorreta.

  • #32 1 pt(s)

    O que é fotossíntese?

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por cristiane217 em 16/06/2020 e atualizado em 21/01/2021. Esse quiz foi resolvido 210 vezes.
5

Quiz+