• #1 1 pt(s)

    Questão elaborada por João Kostiuk, Erica lohana, Mayara Souza e Thânia Santos.

    O desenvolvimento psicossocial dos seres humanos, conforme os escritos de Vygotsky, é marcado pela qualidade do contato estabelecido entre os sujeitos e a cultura circundante. Se imaginarmos que o desenvolvimento referido se dá em determinados contextos sociais, dentre estes, na escola, podemos concluir que a escola é um lugar relevante na promoção de experiências favorecedoras deste processo. Considerando as teorias e conceitos utilizados por Vygotsky para compreender o desenvolvimento da criança e do adolescente, é CORRETO afirmar que:

  • #2 1 pt(s)

    Questão elaborada por João Kostiuk, Erica lohana, Mayara Souza e Thânia Santos.

    O comportamentalismo ou behaviorismo tem como objetivo o estudo do comportamento humano de forma funcional e racional. Um de seus idealizadores foi Pavlov através de um estudo com cães. A respeito do comportamentalismo assinale a alternativa que descreve behaviorismo clássico:

  • #3 1 pt(s)

    Questão adaptada de Lucas Santos.

    Skinner definiu o conceito de condicionamento, que é uma ação de adicionar um estímulo ao meio com a finalidade de aumentar a frequência de um dado comportamento. Os condicionamentos observados por Skinner foram o emergente negativo e o operante positivo.

  • #4 1 pt(s)

    Questão adaptada de Jéssyca Santos, Raquel Giovana Pereira, Renata Alves e Simone Amora Lopes.

    Vygotski afirma que a linguagem possui duas funções básicas: intercâmbio social e pensamento generalizante. Sendo que o intercâmbio social só é possível após os 6 anos quando a criança ingressa no Ensino Fundamental e o pensamento generalizante acontece com o balbucio do bebê.

  • #5 1 pt(s)

    Segundo Vygotsky o desenvolvimento está vinculado à aprendizagem, ou seja, existe um percurso do desenvolvimento, em parte definido pela maturação orgânica, mas é a aprendizagem que permite o despertar de processos internos de desenvolvimento, o que não ocorreria sem o contato do indivíduo com o ambiente cultural.

  • #6 1 pt(s)

    A ZDP consiste na capacidade de realizar uma tarefa de forma independente, sem nenhum tipo de ajuda; referindo-se a capacidades já alcançadas.

  • #7 1 pt(s)

    Assinale a alternativa correta de acordo com a Análise do Comportamento:

  • #8 1 pt(s)

    De acordo com a análise do comportamento "reforço" é um tipo de consequência do comportamento que aumenta a chance de um comportamento voltar a ocorrer.

  • #9 1 pt(s)

    Questão adaptada de Lucas Santos.

    Com relação a Teoria de reforço de Skinner, um exemplo de reforço negativo na escola seria quando as crianças que tiram boas notas durante o ano não precisarem fazer provas de recuperação durante mais dias escolares, ou seja o estímulo aversivo de ficar mais tempo na escola é retirado.

  • #10 1 pt(s)

    Questão adaptada de Lucas Santos.

    Com relação a ZDP é correto afirmar que:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por patricia642 em 16/06/2020 e atualizado em 15/12/2020. Esse quiz foi resolvido 199 vezes.
5

Quiz+