• #1 1 pt(s)

    Os indígenas que viviam nas terras onde hoje é o Rio Grande do Sul, antes da chegada dos europeus, pertenciam a três grupos. Quais eram esses grupos?

  • #2 1 pt(s)

    Não praticavam a agricultura. Viviam da caça, da pesca e da coleta de frutos e raízes e logo incorporaram os animais trazidos pelos europeus à sua vida. Os cavalos eram utilizados como meio de transporte e para auxiliar na caça. O gado bovino servia de alimento.

    O parágrafo acima refere-se aos indígenas da Tribo:

  • #3 1 pt(s)

    Viviam da caça, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Também praticavam a agricultura, cujo principal produto era o milho. Para se proteger do frio moravam em casas “subterrâneas”. Estamos nos referindo aos indígenas do grupo:

  • #4 1 pt(s)

    Leia o texto com atenção:

    "Coletavam diversos tipos de moluscos, frutos e raízes e cultivavam principalmente o milho e o aipim, mas também plantavam feijão, abobora e batata. Suas moradias tinham uma estrutura de madeira, cobertas com fibras vegetais, em geral de base circular. Essas habitações denominadas de ocas eram habitadas por diversas famílias com grau de parentesco entre si. "

    Esse texto se refere ao indígenas de qual Tribo:

  • #5 1 pt(s)

    Missões eram aldeamentos de povos indígenas criados pelos padres jesuítas portugueses.

  • #6 1 pt(s)

    O principal objetivo dos padres jesuítas espanhóis era ensinar aos índios missioneiros a religião católica e os costumes europeus.

  • #7 1 pt(s)

    A Guerra Guaranítica foi um conjunto de conflitos militares entre índios guaranis e as tropas portuguesas e espanholas.

    Durante a Guerra Guaranítica, quando portugueses e espanhóis lutaram contra os indígenas dos Sete Povos das Missões em função do Tratado de Madri, um líder se destacou. Responsável por comandar e também possibilitar a vitória dos indígenas em várias ocasiões, sofreu uma emboscada e acabou morrendo antes do fim da guerra. Quem foi este líder?

  • #8 1 pt(s)

    Os povos indígenas deixaram para a sociedade brasileira uma diversidade cultural que foi importante para a formação da população brasileira. Foram os índios Guaranis que introduziram a horticultura no Rio Grande do Sul. Os guaranis legaram o milho, os feijões, a mandioca, a abóbora, a pimenta, o algodão, a batata-doce, o amendoim, a moranga, o chimarrão e o fumo.

  • #9 1 pt(s)

    A culinária brasileira herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena, como a utilização da mandioca e seus derivados , o costume de se alimentar com peixes e pratos derivados da caça ), o costume de comer frutas, além do costume de comer doces, cucas e bolos.

  • #10 1 pt(s)

    Qual das alternativas NÃO é uma herança cultural indígena?

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por florencia585 em 23/06/2020 e atualizado em 14/07/2020. Esse quiz foi resolvido 153 vezes.
5

Quiz+