• #1 1 pt(s)

    Os primeiros filósofos buscavam entender o princípio da criação, ou seja, pensavam em como tudo havia surgido.

    Também tinham uma grande preocupação com questões referentes à ciência.

  • #2 1 pt(s)

    Filósofo grego, considerado o maior pensador do eleatismo. Aluno de Ameinias, suas teorias sucederam às ideias de Xenófanes e visavam apresentar o imobilismo e a unidade como essência do surgimento do Universo. Essa unidade sustentaria toda a criação.

    O filósofo acima descrito é

  • #3 1 pt(s)

    Filósofo grego, considerado o "pai da dialética". Suas ideias diziam que o Universo era como o fogo, estava sempre em movimento e fazendo transformações. Este movimento contínuo buscava o equilíbrio e a harmonia em todos os lugares, dando a entender que o fluxo perpétuo era a principal característica da natureza.

    O filósofo acima descrito é

  • #4 1 pt(s)

    O atomismo é uma doutrina elaborada pelos pensadores Demócrito e Leucipo na Grécia antiga, segundo a qual toda matéria é formada por partículas minúsculas, os átomos, e que estas seriam eternas e indivisíveis.

  • #5 1 pt(s)

    Para Sócrates, qual seria o fundamento da filosofia?

  • #6 1 pt(s)

    Para Sócrates, a sabedoria não era uma acumulação de conhecimento, mas sim a humildade perante as diferentes formas de conhecimento (algo como buscar a verdade mesmo sabendo que o ser humano nunca alcançará a verdade por inteiro). Achamos que quando temos uma opinião (às vezes elaborada) para determinado assunto, achamos que entendemos desse assunto. Mas para Sócrates, isso não existe. Nossa opinião é inferior à verdade. Não devemos confiar em nossas opiniões, devemos ir em busca da verdade.

  • #7 1 pt(s)

    Assinale a alternativa que possui todos os períodos da história da Grécia antiga corretamente.

  • #8 1 pt(s)

    Em qual período da história grega destaca-se o forte desenvolvimento cultural, social e político, bem como as primeiras ideias para a criação da democracia?

  • #9 1 pt(s)

    Período da história grega marcado pelo domínio macedônico, tal como o desenvolvimento de uma nova cultura diferenciada, com elementos gregos e orientais, devido à amplidão do Império Macedônico.

    O texto acima refere-se ao período

  • #10 1 pt(s)

    No período helenístico, temos o surgimento de quatro escolas filosóficas, que são

  • #11 1 pt(s)

    Filósofo grego nascido na cidade de Samos. Materialista e hedonista, este filósofo fundou sua própria escola filosófica, denominada Jardim, e posteriormente a corrente filosófica que ganhou o nome dele próprio. Uma de suas obras é a Carta a Meneceu, uma de suas únicas obras descobertas até hoje.

    O filósofo acima descrito é

  • #12 1 pt(s)

    Escola filosófica fundada por Zenão de Cítio, por volta de 300 a.C. Tem como características principais a busca pela serenidade ao viver; a rejeição ao epicurismo; a crença de que o prazer é o maior male da humanidade e que o mesmo deve ser substituído pelo dever; a prática das virtudes é o caminho para a felicidade; as emoções são vícios e que o Universo é dirigido por uma razão universal. Segundo esta escola, o dever do ser humano é simplesmente aceitar a vida que temos e que teremos (destino) e submeter-se aos desejos do Universo.

    A escola filosófica acima descrita é

  • #13 1 pt(s)

    Escola filosófica fundada por Antístenes, um ex-aluno de Sócrates. Tinha como principais características: a busca por uma vida simples, sem bens materiais e sem vergonha; prática do autarquismo; uma vida em harmonia com a natureza; liberdade ao falar e ao agir; tudo o que for criado pelos homens será inútil, visto que não é de uma realidade totalmente verdadeira.

    Essa escola possuía como principal pensador Diógenes de Sinope. A história diz que Diógenes não possuía muitos bens: somente seu cajado, um saco para guardar algumas coisas do cotidiano e um barril, o qual ele usava para dormir à noite.

    A escola filosófica acima descrita é

  • #14 1 pt(s)

    Escola filosófica que possuía como ponto principal a indagação de tudo. Nesta filosofia, pouco importava o modo de como iríamos viver, já que não existe uma verdade universal a ser buscada. Entre seus principais pensadores, destacam-se Pirro de Élis (criador do pirronismo) e Sexto Empírico.

    A escola filosófica acima descrita é

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por nilson244 em 27/06/2020 e atualizado em 16/07/2020. Esse quiz foi resolvido 286 vezes.
5

Quiz+