• #1 1 pt(s)

    (IFGO/2012) Leia o texto abaixo:

    Algumas “reformas religiosas”, como as do rei Ezequias e do rei Josias, buscaram afirmar substancialmente a ideia de um “deus nacional”. Ao rei Ezequias, em torno do ano 700 a. C., foi atribuída uma reforma religiosa, na qual foi suprimido o culto a Neustã, uma divindade mágico-terapêutica cultuada no santuário central, simbolizada na forma de uma serpente de bronze. Em sequência a essa iniciativa, e no contexto de graves convulsões e crises sociais acirradas pelo cerco do exército assírio às cidades mais importantes do Reino de Judá, foi realizada a sistematização de um conjunto de leis, usualmente reconhecido como “código da aliança” (Êxodo, 20,22-23, 19). Este código, que deve ser datado para o final do século VIII ou início do século VII a. C, estrutura diversas leis, em forma concêntrica, em torno de um eixo teológico que é a negação do culto a outros deuses e a afirmação da exigência somente de Yahveh.

    REIMER, Haroldo. Monoteísmo e Identidade. Disponível em: . Acesso em: 24 mai. 2012.

    O texto apresenta considerações em relação à formação do monoteísmo entre os hebreus. A partir da leitura do texto, é correto afirmar que o mesmo:

  • #2 1 pt(s)

    (UFAM/2015) “No antigo Oriente existiram, certamente, um ordenamento e uma atividade políticos. Sem eles não teria sido possível o desenvolvimento da cultura, já que esta deve ter como sujeito histórico uma sociedade politicamente organizada. Mas não é menos certo que a política não formava uma realidade clara e distinta, isto é, não estava rigorosamente delimitada diante de outras realidades nem era concebida como se estivesse. Só com os gregos começou-se a percebê-la como realidade autônoma, e só no mundo moderno e por obra da cultura ocidental se levará a cabo sua radical secularização: em todas as culturas restantes a política, a religião e, em geral, os empreendimentos econômicos aparecem como três dimensões de uma mesma realidade.”

    O texto de García Pelayo enfatiza que, ao longo de toda a história do antigo Oriente Próximo, política e religião andaram de mãos dadas. No entanto, a ideologia político-religiosa de Israel representa uma exceção devido à sua dificuldade em assimilar a própria instituição monárquica e sua radical separação entre a divindade e os demais planos da realidade. Acerca da história hebraica, podemos afirmar que:

  • #3 1 pt(s)

    (PUC-PR 2010) Na Antiguidade muitos povos consideravam que as doenças eram enviadas pelos deuses. No final do século VIII a.C., quando os assírios sitiaram a cidade de Jerusalém e ameaçaram invadi-la, uma epidemia virulenta acometeu o acampamento matando muitos soldados. Nessa ocasião, Ezequias, rei de Judá, considerou essa epidemia uma bênção de Deus.

    Nesse contexto, marque a alternativa INCORRETA sobre a religião dos hebreus:

  • #4 1 pt(s)

    (SANTA CASA) O período do Cativeiro da Babilônia (586 - 539 a. C.) foi importante na evolução da religião hebraica, pois, graças ao contato com os neobabilônios, os judeus:

  • #5 1 pt(s)

    (UEL-PR) A Páscoa, na cultura do povo hebreu, está relacionada com:

  • #6 1 pt(s)

    (UECE/2018)

    A palavra “ariano” se referia a um grupo de línguas indo-europeias até que Houston Stewart Chanberlain, inspirado em Joseph-Arthur de Gobineau, passou a usá-la com conotações raciais, destacando a superioridade sobre os “semitas”. Semita, por sua vez, era um termo utilizado para indicar um grupo de línguas que incluía

  • #7 1 pt(s)

    (ENEM/2008)

    Existe uma regra religiosa, aceita pelos praticantes do judaísmo e do islamismo, que proíbe o consumo de carne de porco. Estabelecida na Antiguidade, quando os judeus viviam em regiões áridas, foi adotada, séculos depois, por árabes islamizados, que também eram povos do deserto.

    Essa regra pode ser entendida como

  • #8 1 pt(s)

    (UNCISAL AL/2012)

    O texto abaixo se refere a uma das civilizações antigas, a hebraica. Sobre ela, é correto afirmar:

    A partir de sua prática religiosa caracterizada pela crença em um único deus, formou-se o judaísmo, religião em torno do qual construíram sua história.

    (Adaptado de: Pedro Santiago. Por dentro da História)

  • #9 1 pt(s)

    (UCB DF/2017)

    Os judeus ocuparam a região da Palestina por volta de 2.000 a.C., mas espalharam-se pelo mundo em razão das perseguições sofridas durante o Império Babilônico e o Império Romano. Essa saída em massa de judeus da Palestina ficou conhecida como

  • #10 1 pt(s)

    (PUCCamp SP/2018)

    […] A evolução realizou-se de fato e o conjunto das prescrições divinas que constituem a Lei (Torá) é formado por diversas contribuições, sem que se consiga um acordo para ventilá-las e datá-las uma a uma. Contentar-nos-emos, assim, com as linhas gerais.

    (AYMARD, André e AUBOYER, Jeannine.

    O Oriente e a Grécia antiga. v.2. In: CROUZET, Maurice (dir.), História geral das civilizações. Trad. São Paulo: Difel, 1971, p. 54)

    O texto refere-se a uma civilização que se desenvolveu no primeiro milênio antes de Cristo. É correto afirmar:

  • #11 1 pt(s)

    (UNIUBE MG/2015)

    “Durante o reinado de Creso (560-546 aC), os lídios desenvolveram inovadoras técnicas de separação de metais, e, a partir de uma liga natural de ouro e prata – o electro –, foram o primeiro povo do mundo a cunhar moedas, inventando, assim, o dinheiro. Aos poucos, a moeda foi incorporada por outros povos, mas seu uso somente se generalizou depois de ter sido adotada pelos romanos, por volta de 280 a.C. A primeira moeda cunhada por eles foi o denário, termo a partir do qual surgiu a palavra dinheiro.”

    BARBOSA,Bia. A fábrica de ouro. Veja, 30 de agosto de 2000; SANDRONI,

    Paulo. Novíssimo dicionário de economia. São Paulo: Best Seller, 2002.

    De acordo com o fragmento acima, é CORRETO afirmar que:

  • #12 1 pt(s)

    (UFAC) Quantos aos hebreus, é correta a afirmação que:

  • #13 1 pt(s)

    (UFRN) Na Antiguidade Oriental, o povo hebreu constituiu-se em exceção pelo:

  • #14 1 pt(s)

    (UPF) Com relação à civilização hebraica é incorreto afirmar:

  • #15 1 pt(s)

    (UFRN) Na Antiguidade, durante o reinado de Ciro I (559-529 a. C.), os persas construíram um vasto império e governaram diferentes povos, adotando uma política que respeitava as diferenças culturais e religiosas. Esse modo de proceder está exemplificado no fato de

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por marcos275 em 30/06/2020 e atualizado em 20/07/2020. Esse quiz foi resolvido 1470 vezes.
5

Quiz+