• #1 1 pt(s)
    Dentro de uma certa visão de história (chamada de materialismo histórico), modo de produção significou a forma como se organiza uma sociedade em função do conjunto de relações econômicas, mas também políticas e culturais, intimamente ligadas entre si e interferindo umas nas outras. (Vicentino, Claudio. História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil: volume único. – São Paulo: Scipione, 2001.p, 40.)

    O modo de produção asiático foi praticado nas civilizações da Antiguidade. Portanto, marque a alternativa correta sobre essa relação de trabalho no Egito Antigo.

  • #2 1 pt(s)

    Em 3200 a.C., Menés ficou conhecido por ser o primeiro Faraó do Egito Antigo. Durante os seus reinados, os faraós possuíam bastante poder político e econômico. Diante disso, marque a alternativa correta sobre o que foi a Teocracia na civilização egípcia.

  • #3 1 pt(s)

    (UFPEL RS/2016) – Sobre a organização política do Egito Antigo é correto afirmar que:

  • #4 1 pt(s)

    (UEPA/2014) – Os escribas do Egito antigo ocupavam uma posição subalterna na hierarquia administrativa governamental frente à aristocracia burocrática. Sua posição social era inferior em relação aos conselheiros do Faraó, aos chefes da administração, à nobreza territorial, à elite militar e aos sacerdotes. Mas as características de seu ofício os afastavam de trabalhos forçados e das arbitrariedades das elites, que subjugavam e exploravam camponeses livres e escravos de origem estrangeira. Tal condição privilegiada se explicava:

  • #5 1 pt(s)

    (UFT TO/2014) – A construção das pirâmides do Egito antigo ainda está envolta em mistérios e curiosidades, sendo fonte de estudos na História, na Engenharia, na Matemática e na Arte.

    O processo de construção das pirâmides caracteriza-se pela:

  • #6 1 pt(s)

    (UNCISAL AL/2011) – No Egito Antigo, a mumificação do corpo de um morto era uma arte. O corpo passava por várias fases. Uma delas era a dessecação; para tanto, o cadáver era coberto com natrão e estendido sobre uma mesa por quarenta dias, onde perdia 75% de seu peso.

    Para os egípcios, a mumificação relacionava-se à crença de que:

  • #7 1 pt(s)

    (UFRGS) – Na África, durante a Antiguidade, entre 3000 a.C. e 322 a.C., desenvolveu-se o primeiro Império unificado historicamente conhecido, cuja longevidade e continuidade ainda despertam a atenção de arqueólogos e historiadores. Esse império:

  • #8 1 pt(s)

    (UECE) – Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:

  • #9 1 pt(s)

    (Vunesp-SP) – Os Estados Teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram, acumulando características comuns e peculiaridades culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque:

  • #10 1 pt(s)

    (UFPE) – Em relação à arte do Egito Antigo, assinale a alternativa correta.

  • #11 1 pt(s)

    (Cescem-SP) A importância histórica de Amenotep IV (Amenófis), faraó egípcio durante o chamado Novo Império (1580 a.C. – 1110 a.C.), está no fato de ter:

  • #12 1 pt(s)

    O chamado Novo Império (1539-525 a.C.) do Egito foi o último período da divisão política da Civilização Egípcia. O Novo Império iniciou-se após uma reunificação dos egípcios que estavam, à época, sob o domínio dos:

  • #13 1 pt(s)

    Sobre o período da história da Civilização Egípcia, conhecido como Novo Império (1539-525 a.C.), analise as afirmativas abaixo.

    I – O controle do Império sobre uma ampla porção de terras também fomentou a formação de atividades comerciais mais intensas, que incluíam a importação de madeira da Fenícia, de metais preciosos vindos da Núbia e da resina proveniente da Grécia e outras regiões do mundo Oriental;

    II – Foi durante o Novo Império que os hebreus haviam se instalado no Egito, aproximadamente no século XIII a.C.. Com relação a esse fato, devemos assinalar que, após a saída dos hicsos, o governo egípcio converteu a população hebraica à condição de escravos;

    III – A mudança provocada por Amenófis IV não perdurou no interior da sociedade egípcia. Tutancâmon, filho de Amenófis, assim que chegou ao poder tratou de restabelecer as antigas tradições religiosas monoteístas com a recuperação dos templos que haviam sido abandonados.

    Sobre as afirmativas acima, assinale a alternativa:

  • #14 1 pt(s)

    (PUC) A atuação do Estado na vida econômica dos povos da Antigüidade Oriental, principalmente em relação à agricultura, foi bastante acentuada, sendo justificada por eles como:

  • #15 1 pt(s)

    (FUND. CARLOS CHAGAS) No Novo Império Egípcio (1580 – 525 a. C.), a revolução promovida por Amenófis IV (também chamado Akhnaton) teve grande significado porque consistiu na:

  • #16 1 pt(s)

    (FAC. MED. AMIN) “Salve, ó Nilo (…) regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes, produtor do trigo e da cevada (…) Logo tuas águas se erguem (…) todo ventre se agita, o dorso é sacudido de alegria e os dentes rangem.”

  • #17 1 pt(s)

    (ENEM 2009) O Egito é visitado anualmente por milhões de turistas de todos os quadrantes do planeta, desejosos de ver com os próprios olhos a grandiosidade do poder esculpida em pedra há milênios: as pirâmides de Gizeh, as tumbas do Vale dos Reis e os numerosos templos construídos ao longo do Nilo.

    O que hoje se transformou em atração turística era, no passado, interpretado de forma muito diferente, pois

  • #18 1 pt(s)

    (ENEM 2008) Ao visitar o Egito do seu tempo, o historiador grego Heródoto (484 – 420/30 a.C.) interessou-se por fenômenos que lhe pareceram incomuns, como as cheias regulares do rio Nilo. A propósito do assunto, escreveu o seguinte:

    “Eu queria saber por que o Nilo sobe no começo do verão e subindo continua durante cem dias; por que ele se retrai e a sua corrente baixa, assim que termina esse número de dias, sendo que permanece baixo o inverno inteiro, até um novo verão. Alguns gregos apresentam explicações para os fenômenos do rio Nilo. Eles afirmam que os ventos do noroeste provocam a subida do rio, ao impedir que suas águas corram para o mar. Não obstante, com certa freqüência, esses ventos deixam de soprar, sem que o rio pare de subir da forma habitual. Além disso, se os ventos do noroeste produzissem esse efeito, os outros rios que correm na direção contrária aos ventos deveriam apresentar os mesmos efeitos que o Nilo, mesmo porque eles todos são pequenos, de menor corrente.”

    (Heródoto. História (trad.). livro II, 19-23. Chicago: Encyclopaedia Britannica Inc. 2.ª ed. 1990, p. 52-3 (com adaptações).

    Nessa passagem, Heródoto critica a explicação de alguns gregos para os fenômenos do rio Nilo. De acordo com o texto, julgue as afirmativas abaixo.

    I- Para alguns gregos, as cheias do Nilo devem-se ao fato de que suas águas são impedidas de correr para o mar pela força dos ventos do noroeste.

    II- O argumento embasado na influência dos ventos do noroeste nas cheias do Nilo sustenta-se no fato de que, quando os ventos param, o rio Nilo não sobe.

    III- A explicação de alguns gregos para as cheias do Nilo baseava-se no fato de que fenômeno igual ocorria com rios de menor porte que seguiam na mesma direção dos ventos.

    É correto apenas o que se afirma em:

  • #19 1 pt(s)

    (Uece 2007) As relações entre o Estado e a religião, existentes entre os povos da Antiguidade, caracterizaram diferentes formas de organização político-social. Sobre essas relações, é correto afirmar que:

  • #20 1 pt(s)

    (UFRN) A religião estava presente em todos os aspectos da vida no Antigo Egito. A medicina, inclusive, era impregnada de elementos mágicos e religiosos. A relação entre religião e medicina no Antigo Egito era evidente na medida em que:

  • #21 1 pt(s)

    (UFPE) Em relação à religião no antigo Egito, pode-se afirmar que:

  • #22 1 pt(s)

    (Fuvest ) A partir do III milênio a. C. desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, estados teocráticos, fortemente organizados e centralizados e com extensa burocracia. Uma explicação para seu surgimento é:

  • #23 1 pt(s)

    (RICAFONTE) Leia atentamente as afirmativas abaixo:

    I - No início, o Egito estava dividido em um grande número de aldeias, denominadas nomos.

    II - No Egito Antigo as mulheres eram respeitadas, podendo até adquirir propriedades.

    III - O Egito se localiza na Ásia, é banhada pelo Oceano Indico e possui extensa área desértica.

    Assinale:

  • #24 1 pt(s)

    (RICAFONTE) A sociedade egípcia estava dividida em dois grandes grupos sociais: os privilegiados (nobres, sacerdotes e funcionários administrativos) e os não-privilegiados (soldados, artesãos, camponeses e escravos).

    Em relação à sociedade egípcia, a alternativa CORRETA é:

  • #25 1 pt(s)

    (RICAFONTE) Há, no Egito, pessoas encarregadas por lei de embalsamar corpos e que fazem disso uma profissão. Esses profissionais utilizam-se de vinho de palmeira e óleos aromáticos, especiarias (mirra, canela). Salgam o corpo e cobrem com náilon por setenta dias. Após este tempo, lavam, envolvem-no com faixas de tela de algodão embebidas em commi, uma espécie de cola.

    Existem vários tipos de embalsamamento. Esse apresentado é o mais caro. Nos tipo médio e inferior são utilizados processos mais simples e mais baratos. O preço é combinado com a família.

    Se se encontra um cadáver abandonado, seja alguém que foi atacado por um crocodilo ou morto por afogamento no Rio Nilo, a cidade em cujo território foi encontrado, é obrigada a embalsamá-lo. Não é permitido parentes ou amigos tocar no cadáver, apenas os sacerdotes do Nilo têm esse privilégio. É algo mais precioso do que o simples cadáver de um homem.”

    Após a leitura do texto, assinale a alternativa correta:

  • #26 1 pt(s)

    Leia, sobre o Antigo Império egípcio, o texto a seguir:

    “O fortalecimento da monarquia tornou possível o fortalecimento de uma espécie de aristocracia, constituída pelos altos funcionários

    reais, pelos chefes locais e pelos governadores de províncias (os nomarcas), que possuíam na prática a propriedade efetiva das terras em troca de tributos e serviços ao faraó. O crescimento dessa aristocracia, somado à consolidação da monarquia, determinou o aumento da demanda de serviços, que exigiu o desenvolvimento do que se poderia chamar de uma ‘classe média’, constituída pelos artesãos e funcionários. Sabe-se que o contingente de trabalhadores era constituído pelos egípcios pobres e livres e por escravos, que eram em geral estrangeiros prisioneiros de guerra. Não há, porém, concordância quanto ao peso específico de cada um desses grupos nem na produção econômica nem na estrutura social”.

    (NADAI, Elza e NEVES, Joana. História Geral. Antiga e Medieval. 5 ed., São Paulo: Saraiva, 1994, pp. 50-51)

    A partir do texto, afirma-se:

  • #27 1 pt(s)

    (Ufc 2009) - Aos egípcios devemos uma herança rica em cultura, ciência e religiosidade: eram habilidosos cirurgiões e sabiam relacionar as doenças com as causas naturais; criaram as operações aritméticas e inventaram o sistema decimal e o ábaco. Sobre os egípcios é correto afirmar também que:

  • #28 1 pt(s)

    (UECE/2012)

    Segundo o historiador grego Heródoto, os egípcios, dentre todos os povos da Antiguidade, eram os mais religiosos. Efetivamente a vida religiosa que se desenvolveu no Egito foi extremamente rica e articulada. A característica fundamental da religiosidade egípcia era o culto:

  • #29 1 pt(s)

    (UFPB/2001)

    Sobre o Egito antigo, é correto afirmar que:

  • #30 1 pt(s)

    (UFRN/2010)

    Com a formação do Estado, no Egito Antigo,

    “O faraó passou a concentrar todos os poderes em suas mãos, sendo cada vez mais considerado um deus vivo. Boa parte das terras passou a ser controlada por ele, a quem a população deveria pagar tributos e servir, por meio de trabalho compulsório. A personificação do Estado na figura do faraó e a sua identificação com um deus, permite-nos, portanto, falar em uma monarquia teocrática no Egito Antigo.”

    VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil: volume único. São Paulo: Scipione, 2001. p. 40.

    Muitos Estados nacionais, no mundo contemporâneo ocidental, orientam-se pelo ideário laico e liberal-democrático, diferentemente do Estado organizado no antigo Egito, no qual predominava:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por marcos275 em 30/06/2020 e atualizado em 16/09/2020. Esse quiz foi resolvido 719 vezes.
5

Quiz+