• #1 1 pt(s)

    Uma dona de casa, querendo preparar uma 'caldeirada de frutos do mar', obteve uma receita que, além de vegetais e temperos, pedia a inclusão de cação, camarão, lagosta, mexilhão e lula. Ela nunca havia preparado a receita e não conhecia os animais. Seu filho explicou que esses animais eram:

  • #2 1 pt(s)

    Os insetos são invertebrados dotados da capacidade real de voar e os mais numerosos também, representando quase 90% da diversidade de todo o grupo dos artrópodes. Pertencem aos artrópodes, também, os seguinte animais:

  • #3 1 pt(s)

    A presença de um esqueleto externo ou exoesqueleto (que oferece excelente proteção ao corpo dos animais, contra a desidratação em meio terrestre e contra os inimigos naturais, e uma movimentação muito eficiente) e os apêndices articulados, são características dos:

  • #4 1 pt(s)

    “Os escorpiões são ________________, ou seja, as fêmeas não põem ____________; os embriões se desenvolvem inteiramente no interior do sistema reprodutor feminino e os filhotes nascem totalmente formados”. As palavras que preenchem corretamente as lacunas são:

  • #5 1 pt(s)

    Este filo conta com aproximadamente 7 mil espécies vivas, além de muitas espécies já extintas. São encontrados exclusivamente em ambientes marinhos como animais bentônicos, ou seja, vivem fixos ao substrato ou locomovem-se lentamente arrastando-se no fundo dos mares e oceanos. A qual Filo dos Invertebrados se referem as informações:

  • #6 1 pt(s)

    Os equinodermos e os vertebrados são aparentados, apesar de apresentarem grandes diferenças anatômicas e fisiológicas. Essa proximidade está relacionada a características não encontradas em outros animais, mas presentes em ambos:

  • #7 1 pt(s)

    Uma característica exclusiva dos cordados é a presença de:

  • #8 1 pt(s)

    Encontra-se em cordados, artrópodes, moluscos e anelídeos, mas não em platelmintos:

  • #9 1 pt(s)

    Os peixes ósseos são dioicos, com fecundação geralmente externa e desenvolvimento direto ou indireto (larvas chamadas alevinos). Uma das características dos peixes ósseos é a presença de:

  • #10 1 pt(s)

    Vários anfíbios e insetos apresentam metamorfose em seu ciclo de vida, incluindo uma fase larval e uma fase adulta. Sobre o processo de metamorfose que ocorre nesses animais, assinale a afirmação incorreta.

  • #11 1 pt(s)

    Os vertebrados são cordados de vida livre que ocupam habitats diversificados e formam o maior grupo, compreendendo:

  • #12 1 pt(s)

    Comparados aos ciclóstomos, estes animais apresentam algumas aquisições evolutivas importantes: São dotados de mandíbula móvel e denteada que é derivada de um dos arcos branquiais. A sentença refere-se aos:

  • #13 1 pt(s)

    Os mamíferos (1) ou monotremados estão representados pelo ornitorrinco e pela equidna. Os mamíferos (2) estão representados pelos marsupiais como gambá, canguru e coala. A maioria dos mamíferos é do grupo dos (3) como os roedores, carnívoros, cetáceos, quirópteros e muitos outros. A alternativa que melhor representa, respectivamente, os números 1, 2 e 3 é a letra:

  • #14 1 pt(s)

    A pele é queratinizada e recoberta de pelos com glândulas sebáceas, sudoríparas e mamárias. O aparelho digestivo é completo com boca e ânus, podendo apresentar hábito alimentar de herbívoro, carnívoro ou onívoro. Via de regra, estas características se referem aos animais:

  • #15 1 pt(s)

    Avalie as afirmações abaixo relacionadas:

    (I) Apenas as formas larvais apresentam as características dos cordados;

    (II) Têm formato semelhante ao dos peixes, vivem em águas costeiras rasas, com o corpo enterrado na areia, ficando para fora apenas sua extremidade anterior;

    (III) Os animais mais conhecidos são as lampreias e os peixes-bruxa (ou feiticeiras).

    (IV) Possuem vida dupla (fases larval e adulta); pele lisa e úmida, e fazem respiração cutânea e pulmonar.

    Acerca do explanado avalie as sentenças e assinale a CORRETA:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por kellen799 em 02/07/2020 e atualizado em 27/08/2020. Esse quiz foi resolvido 359 vezes.
5

Quiz+