• #1 1 pt(s)

    A água é fundamental para o funcionamento do nosso corpo, e uma de suas funções refere-se à capacidade de dissolver substâncias e garantir um meio propício para a realização de reações químicas. Isso se deve ao fato de a água:

  • #2 1 pt(s)

    A água é extremamente importante para o nosso corpo e está relacionada, por exemplo, com a proteção de estruturas. Durante a gestação, essa substância protege o embrião, uma vez que faz parte:

  • #3 1 pt(s)

    A água está presente em grande quantidade em nosso corpo e atua de diferentes formas em seu funcionamento. Uma das funções da água diz respeito ao controle de temperatura, que é conseguido graças à eliminação de uma substância rica em água chamada:

  • #4 1 pt(s)

    Sabemos que a água também atua transportando substâncias em nosso corpo. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente o nome do componente ou substância presente no corpo humano, que é rica em água e que garante o transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células.

  • #5 1 pt(s)

    (UEG GO/2006)

    A água é o componente celular mais abundante, corresponde a cerca de 75 a 85% e está presente em todas as células. Essa abundância e universalidade nos seres vivos ocorre em função de diversas propriedades biológicas dessa molécula.

    Sobre essas propriedades, analise as afirmativas a seguir:

    I. É um excelente solvente de várias substâncias orgânicas e inorgânicas, sendo por isso denominada como solvente universal, por causa das características elétricas de suas moléculas.

    II. Permite a ocorrência das reações bioquímicas no citoplasma, além de contribuir para o equilíbrio térmico das células, evitando as variações bruscas de temperatura.

    III. É uma molécula dotada da propriedade de catalisar determinadas reações bioquímicas, tanto no sentido de síntese como no de degradação de moléculas.

    Marque a alternativa CORRETA:

  • #6 1 pt(s)

    (UFMT/2009)

    Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água há cerca de 3,5 bilhões de anos. Sem a água, acreditam os cientistas, não existiria vida. Ela forma a maior parte do volume de uma célula, daí sua importância no funcionamento dos organismos vivos. Na célula,

  • #7 1 pt(s)

    (IFPE/2017)

    A água tem uma importância fundamental na vida dos organismos vivos. Cerca de 70% da massa de nosso corpo é constituída por água. Essa substância participa de inúmeras reações químicas nos seres vivos onde as células produzem substâncias necessárias à vida. O consumo diário de água é imprescindível para o funcionamento adequado de nosso corpo. Com relação à água e a sua importância, podemos afirmar que:

  • #8 1 pt(s)

    (UNITAU SP/2015)

    A água é um componente de extrema importância para a sobrevivência de todos os seres vivos, de modo que, somente após desenvolver mecanismos para obtenção e manutenção do equilíbrio hídrico, os vegetais conseguiram sobreviver e ter sucesso no ambiente terrestre.

    Assinale a alternativa em que são elencadas estruturas ou tecidos presentes em angiospermas, que se relacionam com a manutenção de água nesses organismos.

  • #9 1 pt(s)

    (UFU MG/1998)

    I. As algas vivem em ambiente terrestre, de água doce ou salgada. Seu organismo pode ser unicelular ou ter tantas células que pode alcançar mais de 100m de comprimento. Seus plastos apresentam pigmentos variados como: xantofila, fucoxantina, ficoeritrina, caroteno e clorofila.

    II. São produtos das algas que apresentam importância econômica: o ágar, a carragenina, o calcáreo e a algina.

    III. Nas briófitas, o esporófito diplóide é reduzido, forma-se sobre o gametófito e após libertar-se deste, nutre-se por meio de rizóides avasculares próprios.

    IV. As pteridófitas são traqueófitas sem sementes, criptógamas e o esporófito é mais desenvolvido que o protalo.

    V. As pteridospermas foram comuns no Carbonífero, eram traqueófitas com sementes e provavelmente foram as precursoras das atuais gimnospermas.

    Assinale a alternativa correta.

  • #10 1 pt(s)

    (Unifacs BA/2013)

    A água é a base para a vida na Terra. Mantém a biodiversidade, impulsiona e regula os ciclos biogeoquímicos e é fundamental para o desenvolvimento e crescimento sustentado das atividades humanas. Todos os processos relativos à água estão inter-relacionados e são complexos, dinâmicos e demandam conhecimento e ações multi e interdisciplinares. A física, a química e a biologia das águas estão envolvidas de forma permanente e complexa; a água de baixa qualidade compromete a saúde humana e o desenvolvimento econômico e social. Poluição, contaminação e eutrofização de águas superficiais e subterrâneas são resultado de inúmeras atividades humanas, especialmente despejo de resíduos domésticos, não tratados, resíduos industriais e agrícolas e contaminação de águas atmosféricas. O conjunto de fontes pontuais e não pontuais em todas as regiões do Planeta é enorme e complexo: nitrogênio, fósforo, metais pesados, arsênico, substâncias orgânicas como hormônios, antibióticos e pesticidas, além de substâncias tóxicas produzidas por cianobactérias, acumulam-se na água, sob forma dissolvida, particulada, no sedimento ou ainda nos organismos através da rede alimentar e, portanto, atingem os seres humanos e provocam danos à saúde.

    Além dos impactos e instabilidades no ciclo hidrológico, há riscos à qualidade da água, possível aumento de doenças de veiculação hídrica e conseqüências para a saúde humana com perspectiva de rápido aumento de doenças, como dengue e malária. (TUNDISI, 2012, p. 63-67).

    TUNDISI, José Galizia. Água para o futuro numa perspectiva global.

    Scientific American Brasil, n. 48, Edição Especial / Ambiente, 2012.

    Sobre a importância da água para a vida na Terra, é correto afirmar que essa molécula é essencial porque, entre outras propriedades,

  • #11 1 pt(s)

    (UEPB/2011)

    A água é um recurso natural de extrema importância. Presente em macro e microambientes e sob várias formas, ela desempenha funções como hidratação, regulação da temperatura, condução de vitaminas, proteínas, carboidratos e sais minerais, etc… Uma das características da água é a quantidade presente no corpo humano, que varia entre células devido à função exercida e idade. Imagine a seguinte situação: um experiente professor, com aproximadamente 50 anos de idade e 25 de profissão, com massa corporal de 85 kg bem distribuída nos seus 1,84 cm de altura, acostumado a escalar serras durante suas pesquisas de campo, segue mais uma vez uma de suas trilhas. Após um longo percurso, o professor e seus alunos, com idades variando entre 18 e 25 anos, chegam exaustos ao local da coleta de dados.

    Baseado nas informações, pode-se afirmar, corretamente, que

  • #12 1 pt(s)

    (UNIOESTE PR/2008)

    Os ecossistemas de água doce têm grande importância, pois moderam as oscilações de temperatura.

    Os lagos, mais profundos e de maior área que as lagoas, podem ser divididos em três zonas: litorânea, limnética e profunda. Considerando as afirmativas abaixo:

    I. Zona litorânea localiza-se junto às margens, possui algas e vários tipos de plantas.

    II. Zona limnética é ocupada por fitoplâncton e peixes.

    III. Zona profunda rica em seres fotossintetizantes, o organismo desse local não depende do alimento oriundo das outras zonas.

    Assinale a alternativa cuja(s) afirmativa(s) está(ão) correta(s).

  • #13 1 pt(s)

    (UFPE/UFRPE/2010)

    A água é essencial a existência de vida no planeta Terra. Sobre a importância da água nos sistemas biológicos, analise as proposições abaixo e selecione a verdadeira:

  • #14 1 pt(s)

    (UFBA/2008)

    A água constitui a chuva, a neve, os oceanos e conduz depósitos de sedimentos, além de ser condição imprescindível à vida. A quantidade de água doce imediatamente acessível que cai sobre o globo, a cada ano, está continuamente circulando e é distribuída na realização do ciclo hidrológico.

    Uma análise da importância da água e dos fenômenos envolvidos no ciclo hidrológico permite afirmar

  • #15 1 pt(s)

    (ENEM - 2010)

    O despejo de dejetos de esgotos domésticos e industriais vem causando sérios problemas aos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio.

    Uma maneira de evitar a diminuição da concentração de oxigênio no ambiente é:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por marcos275 em 04/07/2020 e atualizado em 24/07/2020. Esse quiz foi resolvido 1801 vezes.
5

Quiz+