• #1 1 pt(s)

    A rádula, presente em certos moluscos, tem por função:

  • #2 1 pt(s)

    Todas as características abaixo pertencem ao Phylum Mollusca, exceto:

  • #3 1 pt(s)

    Todas as alternativas abaixo se referem aos animais do filo Mollusca. Marque a alternativa que contém a informação errada sobre esses animais.

  • #4 1 pt(s)

    Assinale a alternativa em que está escrito o nome da classe e o nome de um animal que pertence a essa classe.

  • #5 1 pt(s)

    Metamorfose é a transformação do estágio jovem para o adulto. Alguns insetos têm metamorfose completa (holometábolos), em outros a metamorfose é incompleta (hemimetábolos). Quais insetos exemplificam o primeiro e o segundo tipo de metamorfose, respectivamente?

  • #6 1 pt(s)

    Anelídeos e artrópodes possuem características anatômicas e fisiológicas comuns, o que reforça a hipótese de parentesco evolutivo entre esses grupos de invertebrados. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, duas dessas características comuns:

  • #7 1 pt(s)

    Em uma aula de Biologia, o professor entregou aos alunos alguns animais artrópodes para que fossem agrupados de acordo com as suas respectivas classes taxonômicas. Os animais entregues pelo professor foram: aranha, barata, camarão, borboleta, carrapato, escorpião e lacraia. Veja quantas classes estão presentes nessa lista e marque a alternativa correta:

  • #8 1 pt(s)

    Corpo dividido em cefalotórax e abdome, número de patas variável, dois pares de antenas, desenvolvimento indireto. Essas características pertencem a qual artrópode?

  • #9 1 pt(s)

    Os equinodermos são um grupo relativamente pequeno com cerca de 6 mil espécies distribuídas em cinco classes:

  • #10 1 pt(s)

    Na superfície corpórea dos equinodermos, além da presença de espinhos, podem ser encontradas estruturas denominadas pedicelárias. Essas estruturas têm por função principal:

  • #11 1 pt(s)

    “Todo o sistema hidrovascular está preenchido por um líquido similar à água do mar, exceto pelo fato de que apresenta alguns tipos celulares, proteínas e um alto conteúdo de íons potássio. Quando o animal se locomove, esse sistema opera como um sistema hidráulico e a concentração da ampola determina o alongamento do pé ambulacral. Quando ele entra em contato com o substrato, o centro da ventosa terminal retrai-se, produzindo vácuo e adesão. Sabe-se que a ponta do pé ambulacrário elabora uma secreção que contribui para a adesão.”

    O tipo de locomoção descrito acima é encontrado em:

  • #12 1 pt(s)

    Assinale a alternativa que aponta o erro cometido na caracterização do filo Echinodermata: “São animais exclusivamente marinhos, de organização pentarradiada, com larvas de simetria bilateral, esqueleto calcário externo, triblásticos e deuterostômios”.

  • #13 1 pt(s)

    Nos equinodermos existe uma estrutura, especializada na locomoção, formada pela placa madrepórica na região contrária à boca, canal pétreo, canal circular, canais radiais, ampolas e pequenos “pés”, denominados pés ________. A água penetra através da placa madrepórica, passa para o canal pétreo até o canal circular. Nesse canal, a água é distribuída para os canais radiais e para as ampolas, que se contraem e empurram a água para os pés, fazendo com que eles se alonguem. Esse sistema é denominado ________________.

    Marque a alternativa que completa corretamente as frases:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por patricia692 em 05/07/2020 e atualizado em 23/07/2020. Esse quiz foi resolvido 917 vezes.
5

Quiz+