• #1 1 pt(s)

    (UFU-MG) O colesterol é um esteroide que constitui um dos principais grupos de lipídios. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é correto afirmar que:

  • #2 1 pt(s)

    (Unicamp-SP-adaptada). Os lipídios são:

  • #3 1 pt(s)

    Em certas células encontramos o retículo endoplasmático liso muito bem desenvolvido. Levando isso em consideração, podemos concluir que essas células produzem:

  • #4 1 pt(s)

    Complete a frase:

    Os esteroides são considerados uma categoria especial de ___________, sendo o __________ o esteroide mais conhecido. As células utilizam o _________ como matéria-prima para a fabricação das ___________ e dos ________________.

  • #5 1 pt(s)

    Os lipídios, chamados popularmente de gorduras, são substâncias que se caracterizam principalmente por sua baixa solubilidade em água. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que não se refere a uma importância biológica dos lipídios:

  • #6 1 pt(s)

    (UFRN) Embora seja visto como um vilão, o colesterol é muito importante para o organismo humano porque ele é:

  • #7 1 pt(s)

    Hormônios sexuais, como a testosterona e o estradiol, são exemplos de lipídios do grupo dos(as):

  • #8 1 pt(s)

    O colesterol é um tipo de lipídio muito importante para o homem, apesar de ser conhecido principalmente por causar problemas cardíacos, como a aterosclerose. Esse lipídio pode ser adquirido pelo nosso corpo através de dieta ou ser sintetizado em nosso fígado.

    Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o tipo de lipídio no qual o colesterol enquadra-se:

  • #9 1 pt(s)

    (UFPI) A hidrólise de moléculas de lipídios produz:

  • #10 1 pt(s)

    (UEM PR/2013)

    O colesterol é um dos lipídios encontrados no corpo humano, bastante conhecido devido à sua associação com doenças cardiovasculares. Apresenta ainda diversas funções importantes ao organismo. Sobre essa molécula, é correto afirmar que:

  • #11 1 pt(s)

    (UNINORTE AC/2017)

    As membranas são formadas por lipídios e também por proteínas. Se por um lado os lipídios das membranas biológicas têm ação de simples barreira para as substâncias hidrofílicas, as proteínas que se encontram associadas a eles têm uma ação ativa ao definir, entre outras funções, quais e quando certas substâncias polares poderão passar mais facilmente através das membranas.

    Considerando-se a importante propriedade de permeabilidade seletiva presente nas membranas celulares, é correto afirmar:

  • #12 1 pt(s)

    (UNESP SP/2010)

    Devido à sua composição química –a membrana é formada por lipídios e proteínas– ela é permeável a muitas substâncias de natureza semelhante. Alguns íons também entram e saem da membrana com facilidade, devido ao seu tamanho. … No entanto, certas moléculas grandes precisam de uma ajudinha extra para entrar na célula. Essa ajudinha envolve uma espécie de porteiro, que examina o que está fora e o ajuda a entrar.

    (Solange Soares de Camargo, in Biologia, Ensino Médio.

    1.ª série, volume 1, SEE/SP, 2009.)

    No texto, e na ordem em que aparecem, a autora se refere

  • #13 1 pt(s)

    (CEFET PR/2009)

    Uma dieta rica em lipídios pode tornar–se nociva ao homem, especialmente em relação a ingestão de alimentos industrializados ricos em gorduras trans. Pesquisas recentes afirmam que existem lipídios que não são sintetizados pelo organismo e que devem ser acrescentados moderadamente na dieta, como os ácidos graxos pertencentes à família ômega 3 e ômega 6, cujas principais fontes são os óleos vegetais de soja, canola, milho, girassol e os óleos de peixes marinhos como o salmão e a sardinha.

    Os lipídios abrangem uma classe de compostos com estrutura variada e que exercem diferentes funções biológicas. Os lipídios NÃO atuam como:

  • #14 1 pt(s)

    (UPE/2009)

    “Dentre os tipos de esteróides, grupo particular de lipídios, é o mais abundante nos tecidos animais. Está na composição da membrana plasmática das células animais. É produzido em nosso próprio corpo, principalmente no fígado. Trata-se de composto químico, precursor da vitamina D e dos hormônios estrógeno e testosterona.”

    O texto refere-se a

  • #15 1 pt(s)

    (Mackenzie SP/2008)

    As células adiposas são responsáveis por armazenar lipídios em grandes quantidades. Parte desses lipídios são provenientes da alimentação, mas essas células são capazes de sintetizar lipídios a partir de glicose.

    Considere as afirmações abaixo.

    I. Uma dieta rica em carboidratos pode levar à obesidade.

    II. Para estimular a utilização desses lipídios, deve-se eliminar toda a ingestão dessas substâncias.

    III. Os lipídios ingeridos na alimentação são absorvidos pelos vasos linfáticos do intestino que os conduzem diretamente até o tecido adiposo.

    Assinale:

  • #16 1 pt(s)

    (PUC RS/2014)

    A doença de Gaucher, autossômica recessiva, afeta o metabolismo dos lipídios. O afetado, se não tratado, tem aumento do fígado e do baço, anemia, diminuição de plaquetas e de glóbulos brancos, desgaste ósseo, fadiga, cansaço e atraso de crescimento. É correto afirmar que um paciente com esta doença transmite o gene defeituoso para:

  • #17 1 pt(s)

    (IFGO/2013)

    Os lipídios mais comuns nas células são os triglicerídios (triacilgliceróis), fosfolipídios, glicolipídios e esteroides.

    Em relação aos lipídios, analise as seguintes afirmações:

    I. Trata-se de um grupo de moléculas caracterizadas por sua insolubilidade em água e solubilidade em solventes orgânicos;

    II. Os triacilgliceróis servem como reserva energética para o organismo, e seus ácidos graxos, quando oxidados, liberam pequena quantidade de energia em comparação aos carboidratos;

    III. Um dos esteroides mais importantes é o colesterol, presente nas membranas de células animais.

    Está(ão) correta(s):

  • #18 1 pt(s)

    (UFT/2015)

    Os lipídios são biomoléculas orgânicas compostas principalmente por moléculas de hidrogênio, oxigênio e carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios, outros elementos como, por exemplo, o fósforo. Possuem funçõesn básicas nos organismos tais como: fornecimento de energia para as células; alguns tipos participam da composição das membranas celulares; atuam como isolantes térmicos nos animais endotérmicos e facilitam determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos.

    Sobre lipídios, marque a alternativa INCORRETA.

  • #19 1 pt(s)

    (UERJ/2014)

    Lipases são enzimas relacionadas à digestão dos lipídios, nutrientes que, em excesso, levam ao aumento da massa corporal. Certos medicamentos para combate à obesidade agem inibindo essas enzimas. Assim, como não há digestão de parte da gordura ingerida, há menor absorção desses nutrientes, contribuindo para o controle do peso.

    Com base nessas informações, conclui-se que tais medicamentos agem principalmente sobre as enzimas produzidas pelo seguinte órgão:

  • #20 1 pt(s)

    (UFPR/2017) As moléculas mais utilizadas pela maioria das células para os processos de conversão de energia e produção de ATP (trifosfato de adenosina) são os carboidratos. Em média, um ser humano adulto tem uma reserva energética na forma de carboidratos que dura um dia. Já a reserva de lipídeos pode durar um mês. O armazenamento de lipídeos é vantajoso sobre o de carboidratos pelo fato de os primeiros terem a característica de serem:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por marcos275 em 06/07/2020 e atualizado em 24/07/2020. Esse quiz foi resolvido 1843 vezes.
5

Quiz+