• #1 1 pt(s)

    (Unifor-CE) As fibras musculares estriadas armazenam um carboidrato a partir do qual se obtém energia para a contração. Essa substância de reserva se encontra na forma de:

  • #2 1 pt(s)

    (UFR-RJ) As plantas e animais utilizam diversos componentes químicos na formação de partes importantes de seus organismos ou na construção de estruturas importantes em sua sobrevivência. A seguir estão citados alguns:

    I – O esqueleto externo dos insetos é composto de um polissacarídeo.

    II – As células vegetais possuem uma parede formada por polipeptídeos.

    III – Os favos das colmeias são constituídos por lipídios.

    IV – As unhas são impregnadas de polissacarídeos que as deixam rígidas e impermeabilizadas.

    Estão corretas as afirmativas

  • #3 1 pt(s)

    (Uerj) O papel comum é formado, basicamente, pelo polissacarídeo mais abundante no planeta. Este carboidrato, nas células vegetais, tem a seguinte função:

  • #4 1 pt(s)

    Marque a alternativa que contém apenas monossacarídeos.

  • #5 1 pt(s)

    Complete a frase abaixo marcando em seguida a opção que contém as palavras corretas.

    Os carboidratos, também chamados de _________________ ou hidratos de carbono, são moléculas orgânicas que constituem a principal fonte de energia para os seres vivos. Com exceção do __________, todos os carboidratos são de origem vegetal, e eles podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos e ________________. Os ___________ apresentam átomos de carbono em sua molécula e seus principais representantes são a glicose, frutose e ___________.

  • #6 1 pt(s)

    Quanto aos carboidratos, assinale a alternativa incorreta.

  • #7 1 pt(s)

    Marque a alternativa que indica quais os elementos químicos fundamentais encontrados na composição de um carboidrato.

  • #8 1 pt(s)

    Podemos classificar os glicídios em três grupos principais: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Marque a alternativa onde encontramos apenas glicídios formados pela união de dois monossacarídeos.

  • #9 1 pt(s)

    Sabemos que o amido é uma importante substância de reserva encontrada em plantas e algumas algas. Marque a alternativa correta a respeito do amido.

  • #10 1 pt(s)

    (Mack-SP) As substâncias que se destinam a fornecer energia, além de serem responsáveis pela rigidez de certos tecidos, sendo mais abundantes nos vegetais, são os ______________ sintetizados no processo de ________________.

  • #11 1 pt(s)

    (UNIFOR CE/2013)

    O propósito principal dos carboidratos na dieta humana é a produção de energia metabólica. Os açúcares simples são metabolizados diretamente na via glicolítica. E os carboidratos complexos são degradados em açúcares simples que então podem entrar na via glicolítica. Embora os lipídios na forma de triacigliceróis possam representar uma fonte liberadora de energia duas vezes maior que os carboidratos, são estes últimos que representam a primeira opção para os organismos extraírem energia.

    Fonte: LEHNINGER, A.L., NELSON, D.L. & COX, M.M. Princípios de bioquímica.

    São Paulo: Sarvier, 2011. (com adaptações)

    Os organismos preferem carboidratos aos lipídios para liberação de energia porque:

  • #12 1 pt(s)

    (PUC MG/2015)

    Sobre a estrutura molecular e as funções apresentadas por carboidratos, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • #13 1 pt(s)

    (PUCCamp/SP/2017)

    O chocolate consiste de 8% de proteínas, 60% de carboidratos e de 30% de gorduras. Como se pode ver, a quantidade de gorduras está acima do que é desejável para um alimento. Isso pode ser traduzido em altas calorias: por exemplo, uma barra de chocolate de 100 g fornece 520 kcal.

    (Adaptado de: http://brasilescola.uol.com.br)

    Uma pessoa, durante uma corrida, gasta 650 kcal. Para repor essa energia, comendo apenas chocolate, deve ingerir, em gramas, uma quantidade desse alimento de, aproximadamente,

  • #14 1 pt(s)

    (PUC GO/2017)

    […]

    Aos domingos, quando Zana me pedia para comprar miúdos de boi no porto da Catraia, eu folgava um pouco, passeava ao léu pela cidade, atravessava as pontes metálicas, perambulava nas áreas margeadas por igarapés, os bairros que se expandiam àquela época, cercando o centro de Manaus. Via um outro mundo naqueles recantos, a cidade que não vemos, ou não queremos ver. Um mundo escondido, ocultado, cheio de seres que improvisavam tudo para sobreviver, alguns vegetando, feito a cachorrada esquálida que rondava os pilares das palafitas. Via mulheres cujos rostos e gestos lembravam os de minha mãe, via crianças que um dia seriam levadas para o orfanato que Domingas odiava. Depois caminhava pelas praças do centro, ia passear pelos becos e ruelas do bairro da Aparecida e apreciar a travessia das canoas no porto da Catraia. O porto já estava animado àquela hora da manhã. Vendia-se tudo na beira do igarapé de São Raimundo: frutas, peixe, maxixe, quiabo, brinquedos de latão. O edifício antigo da Cervejaria Alemã cintilava na Colina, lá no outro lado do igarapé. Imenso, todo branco, atraía o meu olhar e parecia achatar os casebres que o cercavam. […]. Mirava o rio. A imensidão escura e levemente ondulada me aliviava, me devolvia por um momento a liberdade tolhida. Eu respirava só de olhar para o rio. E era muito, era quase tudo nas tardes de folga. Às vezes Halim me dava uns trocados e eu fazia uma festa. Entrava num cinema, ouvia a gritaria da plateia, ficava zonzo de ver tantas cenas movimentadas, tanta luz na escuridão. […].

    (HATOUM, Milton. Dois irmãos.

    19. reimpr. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 59-60.)

    Considere o fragmento retirado do texto: “O edifício antigo da Cervejaria Alemã cintilava na Colina, lá no outro lado do igarapé”. A cerveja, uma das mais antigas bebidas alcoólicas do mundo, em muitos países, é consumida com paixão. Com sabores que variam de acordo com a sua produção, trazem também variações de cor e agradam a públicos variados, desde os mais jovens aos mais idosos. Há quem prefira consumi-la natural ou, como dizem os brasileiros, “estupidamente gelada”. Sobre o processo de fabricação de cervejas, é correto afirmar que:

  • #15 1 pt(s)

    (PUC MG/2015)

    Carboidratos, lipídeos e proteínas ingeridos na dieta ou produzidos pelo nosso organismo podem ser utilizados em diversas vias metabólicas e/ou contribuir para o aumento de massa corporal. A esse respeito foram feitas as seguintes afirmações:

    I. As proteínas possuem funções essenciais ao organismo, atuando como enzimas e na estrutura de tecidos, não podendo ser utilizadas como fonte de energia.

    II. Os triglicerídeos constituem uma reserva energética e são normalmente estocados em células com baixo percentual hídrico.

    III. A perda de massa magra representa perda proteica de fibras musculares esqueléticas e pode ser consequência de nutrição inadequada.

    IV. Carboidratos podem ser estocados como polissacarídeos, convertidos em lipídeos e fazer parte de estruturas envolvidas no reconhecimento celular.

    V. A utilização da estrutura de carbono de aminoácidos como fonte de energia gera moléculas nitrogenadas que devem ser excretadas pelo organismo.

    Dentre as afirmações acima são CORRETAS:

  • #16 1 pt(s)

    (Mackenzie SP/2017)

    Assinale a alternativa correta a respeito dos carboidratos.

  • #17 1 pt(s)

    O metabolismo dos carboidratos é fundamental para o ser humano, pois, a partir dessas moléculas, obtém-se grande parte da energia para as funções vitais. Desequilíbrios nesse processo podem provocar hiperglicemia ou hipoglicemia. A insulina, hormônio produzido no pâncreas, é responsável por facilitar a entrada da glicose na célula e estimular a glicogênese, síntese de glicogênio, macromolécula constituída por moléculas de glicose que estabelecem entre si ligações glicosídicas α-1,4. A partir dessas informações, conclui-se que o(a)

  • #18 1 pt(s)

    (UFRS/2006)

    Os carboidratos, moléculas constituídas, em geral, por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, podem ser divididos em três grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

    A coluna I, a seguir, apresenta três grupos de carboidratos, e a II, alguns exemplos desses carboidratos.

    Associe adequadamente a segunda coluna à primeira.

    COLUNA I

    1. Monossacarídeo

    2. Oligossacarídeo

    3. Polissacarídeo

    COLUNA II

    ( ) sacarose

    ( ) amido

    ( ) galactose

    ( ) desoxirribose

    ( ) quitina

    ( ) maltose

    A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • #19 1 pt(s)

    (PUCCamp/SP/2011)

    Nossa dieta é bastante equilibrada em termos de proteínas, carboidratos e gorduras, mas deixa a desejar em micronutrientes e vitaminas. “O brasileiro consome 400 miligramas de cálcio por dia, quando a recomendação internacional é de 1 200 miligramas,”(…). É um problema cultural, mais do que socioeconômico, já que os mais abastados, das classes A e B, ingerem cerca da metade de cálcio que deveriam.

    (Revista Pesquisa Fapesp, junho de 2010, p. 56)

    A glicose e a sacarose são carboidratos que, pela decomposição térmica total, produzem:

  • #20 1 pt(s)

    (UEG GO/2015)

    A oxidação de carboidratos e lipídeos gera energia química armazenada temporariamente sob a forma de ATP e, posteriormente, transformada em trabalho biológico. Cerca de 30% dessa energia tem como subproduto o aumento fisiológico da temperatura corporal, o que chamamos de termogênese. Alguns alimentos têm a atividade termogênica reconhecida, tais como a pimenta vermelha, o chá verde, a canela, o gengibre, o chá de hibisco e alimentos com ômega 3. Sobre os alimentos termogênicos, verifica-se que:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por marcos275 em 09/07/2020 e atualizado em 27/07/2020. Esse quiz foi resolvido 3184 vezes.
5

Quiz+