• #1 1 pt(s)

    Roma, de simples cidade-estado, transformou-se na capital do país e mais duradouro dos impérios conhecidos. Assinale a alternativa diretamente relacionada com o declínio e queda do império Romano:

  • #2 1 pt(s)

    O modo de produção asiático foi marcado pela formação de comunidades primitivas caracterizadas pela posse coletiva de terra e organizadas sobre relações de parentesco. Sobre essa estrutura é correto:

  • #3 1 pt(s)

    As “Guerras Civis” na Roma republicana foram provocadas pela (o):

  • #4 1 pt(s)

    Entre os séculos IV e V os pequenos proprietários arruinaram0se e buscaram a proteção dos grandes latifundiários. Surgiu assim o Patrocínio, instituição pela qual, em troca de proteção, um homem livre obrigava-se a cultivar um grande lote de terra para um grande proprietário. Grande parte da mão-de-obra foi recrutada entre os “bárbaros”, que invadiam as fronteiras do Império. O texto retrata:

  • #5 1 pt(s)

    No decorrer do último século de República em Roma, as conquistas se ampliaram, o exército passou a ser permanente e tornou-se profissional, o que foi fundamental para:

  • #6 1 pt(s)

    Durante o Baixo Império, o império romano viveu grande decadência, determinada principalmente pela (o):

  • #7 1 pt(s)

    (OSEC) Quanto à história de Roma, pode-se considerar que:

  • #8 1 pt(s)

    (OSEC) Sobre a ruralização da economia ocorrida durante a crise do Império Romano, podemos afirmar que:

  • #9 1 pt(s)

    (PUC) A religião romana assemelhava-se à grega porque ambas:

  • #10 1 pt(s)

    (FATEC SP/2001)

    A civilização romana exerceu uma grande influência sobre as civilizações posteriores, e dentre os maiores legados deixados por ela temos:

  • #11 1 pt(s)

    (UFS/2008)

    A civilização romana teve grande espaço político nos tempos da Antiguidade. Venceu, dominou, governou povos de diferentes culturas. Entre suas contribuições para o mundo ocidental, destacam-se:

  • #12 1 pt(s)

    (UPE/2004)

    A cultura foi um dos principais legados da Civilização Romana para a história ocidental.

    Sobre a cultura romana antiga, é incorreto afirmar que:

  • #13 1 pt(s)

    (UNISC RS/2009)

    Desde a origem da civilização romana, passando pela Monarquia, República e Império, o politeísmo foi marca registrada. As várias divindades desempenhavam a função de explicar aquilo que o conhecimento antigo tinha dificuldade de compreender; por isso a crença em deuses com as mais variadas funções. Aliás, essa não foi uma exclusividade dos romanos na Antiguidade. O cristianismo, uma dissidência do judaísmo, com uma cosmovisão pautada pelo monoteísmo e pela intervenção de Deus na história, pôs em questão o politeísmo e a pluralidade religiosa.

    Considere as seguintes afirmativas:

    I. O cristianismo foi considerado religião oficial durante o império de Otávio Augusto, em 27 d.C.

    II. Durante quase três séculos, o cristianismo se manteve na clandestinidade, sendo perseguido pela Monarquia romana.

    III. Em 313, com Constantino, o cristianismo foi legalizado como religião oficial, nascendo daí a Igreja Católica.

    Assinale a alternativa correta.

  • #14 1 pt(s)

    (UNESP SP/2017)

    A Igreja foi responsável direta por mais uma transformação, formidável e silenciosa, nos últimos séculos do Império: a vulgarização da cultura clássica. Essa façanha fundamental da Igreja nascente indica seu verdadeiro lugar e função na passagem para o Feudalismo. A condição de existência da civilização da Antiguidade em meio aos séculos caóticos da Idade Média foi o caráter de resistência da Igreja. Ela foi a ponte entre duas épocas.

    (Perry Anderson. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo, 2016. Adaptado.)

    O excerto permite afirmar corretamente que a Igreja cristã

  • #15 1 pt(s)

    (UFAM/2006)

    A civilização romana conheceu a seguinte evolução política:

  • #16 1 pt(s)

    (Fac. Direito de São Bernardo do Campo SP/2017)

    “Sentimos, porém, o que de definitivo se passa, para o mundo medieval, na época carolíngia. Cada homem vai, doravante, depender cada vez mais do seu senhor; e este horizonte próximo, este jugo tanto mais pesado quanto mais estreito é o círculo em que atua, terá fundamento jurídico; a base do poder será, cada vez mais, a posse da terra e o fundamento da moralidade, a fé; estas substituirão durante muito tempo as virtudes cívicas greco-romanas. O homem antigo tinha de ser justo ou reto; o homem medieval terá de ser fiel. Maus, doravante, serão os infiéis.”

    Jacques Le Goff. A civilização do Ocidente medieval. Lisboa: Estampa, 1983.

    O texto caracteriza

  • #17 1 pt(s)

    (UNIUBE MG/2003)

    A partir do século III da era cristã, a civilização romana entrou em crise. A expansão territorial, base de toda a riqueza e estabilidade política e social do Império, foi esgotando-se.

    Entre os elementos que desencadearam esta crise, podemos afirmar que:

  • #18 1 pt(s)

    (UFV) – A respeito das classes que compunham a sociedade romana na Antiguidade, é CORRETO afirmar que:

  • #19 1 pt(s)

    (UFSCAR) – Quando a notícia disto chegou ao exterior, explodiram revoltas de escravos em Roma (onde 150 conspiraram contra o governo), em Atenas (acima de 1.000 envolvidos), em Delos e em muitos outros lugares. Mas os funcionários governamentais logo as suprimiram nos diversos lugares com pronta ação e terríveis torturas como punição, de modo que outros que estavam a ponto de revoltar- se caíram em si. (Diodoro da Sicília, sobre a Guerra Servil na Sicília. 135-132 a.C.)

    É correto afirmar que as revoltas de escravos na Roma Antiga eram:

  • #20 1 pt(s)

    (UFRN) – Sidônio Apolinário, aristocrata da Gália romana, escrevendo a um amigo, num período de grandes transformações culturais, assim se expressou:

    O vosso amigo Eminêncio, honrado senhor, entregou uma carta por vós ditada, admirável no estilo […]. A língua romana foi há muito tempo banida da Bélgica e do Reno; mas se o seu esplendor sobreviveu de qualquer maneira, foi certamente convosco; a nossa jurisdição entrou em decadência ao longo da fronteira, mas enquanto viverdes e preservardes a vossa eloquência, a língua latina permanecerá inabalável. Ao retribuir as vossas saudações o meu coração alegra-se dentro de mim por a nossa cultura em desaparição ter deixado tais traços em vós […].

    Apud PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guadalupe. “História da Idade Média: textos e testemunhas”. São Paulo: Editora UNESP, 2000. p. 42-43.

    A opinião contida no fragmento da carta está diretamente relacionada às

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por marcos275 em 10/07/2020 e atualizado em 16/10/2020. Esse quiz foi resolvido 1630 vezes.
5

Quiz+