• #1 1 pt(s)

    (IFSC/2016)

    Apesar do apoio popular, é bastante difícil que ocorram alterações na forma de punir adolescentes infratores no médio prazo. Isso porque a maioridade penal em 18 anos (estabelecida pelo artigo 228 da Constituição Federal) é considerada um direito fundamental dos adolescentes. Por isso, Ministério Público Federal, Ordem dos Advogados do Brasil e especialistas argumentam que o artigo se trata de uma cláusula pétrea, que não pode ser alterada.

    “É uma cláusula imutável. Para alterar a maioridade penal seria necessário fazer uma nova constituição”, diz Melina Fachin, professora de Direito Constitucional da UFPR.

    Ainda que Câmara e Senado tenham interpretações diferentes e aprovem uma das Propostas de Emenda à Constituição (PECs), alterando o artigo 228 da Carta Magna, a decisão se estenderia ao Supremo Tribunal Federal.

    Outra alternativa seria mudar pontos do ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente], prevendo outras formas e períodos de punição aos menores de 18 anos. MPF e OAB também já se manifestaram contra a hipótese. “O ECA é uma norma infraconstitucional. Então, sua alteração também seria inconstitucional, porque haveria conflito com o que a Constituição disciplina”, observa Melina.

    Além do viés constitucional, o doutor em sociologia e coordenador do Núcleo de Estudos de Violência da UFPR, Pedro Bodê, defende o ECA e questiona as intenções de alteração na legislação. “Mais uma vez, o jovem é tornado em bode expiatório da derrocada dos governos e falência das políticas públicas que eles representam. É transformar a vítima em réu”, afirma.

    O deputado Fernando Francischini (PEN) discorda e se apega ao clamor público para justificar a redução. “A Constituição é feita para proteger a população. A gente não pode dizer que a Constituição é imutável, se a própria população quer mudá-la.”

    Fonte: Câmara dos Deputados e Senado Federal. (Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/90-apoiam-reducao-da-idade-penal-c8e24o0vlosyiway5n00aryvi/ Acesso em: 27 maio de 2015.)

    Considerando as palavras adolescentes, derrocada, necessário e professora, é CORRETO afirmar:

  • #2 1 pt(s)

    (FGV /2001)

    Assinale a alternativa verdadeira.

  • #3 1 pt(s)

    (UFRR/2010)

    Assinale a alternativa em que as palavras: “resumiu”, “rodeios” e “meias” estão corretamente divididas em sílabas.

  • #4 1 pt(s)

    (ITA/SP)

    Dadas as palavras:

    1) Dis-en-te-ri-a

    2) Trans-por-te

    3) Sub-es-ti-mar

    constatamos que a separação silábica está certa:

  • #5 1 pt(s)

    (FGV /2002)

    Cada uma das palavras a seguir apresenta separação silábica em um ponto. Assinale a alternativa em que não haja erro de separação.

  • #6 1 pt(s)

    (UFRR/2007)

    NÓS, OS PALHAÇOS

    O carioca, outrora alegre e gentil, virou grosseiro e irritadiço. Sai de casa pela manhã, como quem vai para uma briga; mantém para o colega de bonde, ônibus ou lotação, uma atitude de “mentalidade antipática”, e, para com o motorista ou cobrador, de beligerância em potencial. Não cede lugar a nenhuma senhora, e defende a tese de que todas as senhoras e senhoritas vão à cidade para apenas comprar um carretel; e, quando cede lugar a uma dama bonita, acha que adquiriu, com isso, direito de ser louco e imediatamente amado pela mesma.

    O chofer considera todo colega um “barbeiro” e todo o pedestre um débil mental com propensão ao suicídio. O garçom irrita-se porque o freguês tem a veleidade de lhe pedir alguma coisa, e cada freguês acredita ter o privilégio natural de ser servido em primeiro lugar. Em resumo: o próximo a quem outrora chamávamos de cavalheiro, é hoje um “palhaço”.

    Ainda ontem eu vinha para casa de táxi e esse quase se chocou com um carro particular. Quase ao mesmo tempo vieram os dois gritos:

    – PALHAÇO!

    – PALHAÇO!

    Confesso que eu mesmo, que não entrei na conversa, me senti um pouco palhaço. Ou pelo menos, um membro do circo, esse vasto circo de neurastênicos.

    RUBEM BRAGA, Português Textos e Testes, Édison de Oliveira e Paulo Simões, Editora do Professor, Porto Alegre, pp. 84-85.

    Com referência aos vários aspectos fonéticos, julgue os itens abaixo.

    Marque “C” para as corretas e “E” para as erradas.

    ( ) Considerando-se os vocábulos “grosseiro” e “irritadiço” (linhas 1 e 2) pode-se afirmar que há, em ambos, dígrafo e encontro consonantal.

    ( ) Na palavra “táxi”, verifica-se a ocorrência do fenômeno fonético chamado “dífono”, uma vez que o “x” representa dois fonemas.

    ( ) O segmento “Sai de casa pela manhã, como quem vai para uma briga” (linha 3) contém 3 ditongos e 1 encontro consonantal.

    ( ) Na expressão “beligerância em potencial” (linhas 6 e 7), o número de letras corresponde ao de fonemas.

    ( ) O vocábulo “suicídio” (linha 15) apresenta dois encontros vocálicos, sendo ditongo decrescente (o primeiro) e crescente ou hiato (o segundo).

  • #7 1 pt(s)

    (FEI SP/1994)

    Assinalar a alternativa em que todas as palavras NÃO TÊM suas sílabas separadas corretamente:

  • #8 1 pt(s)

    (UNIFOR CE/2001)

    As sílabas das palavras supérflua, incluído e anterior estão corretamente separadas em:

  • #9 1 pt(s)

    ( OBJETIVA - 2019 - Prefeitura de Portão - RS - Agente Administrativo)

    Conforme a divisão de sílabas das palavras, assinalar a alternativa em que a separação está CORRETA:

  • #10 1 pt(s)

    (LEGALLE Concursos - 2016 - Prefeitura de Antônio Prado - RS - Médico Pediatra)

    Analise as assertivas abaixo:

    I. Não há sílaba sem vogal.

    II. Uma vogal sozinha não pode constituir sílaba.

    III. Em palavras não monossilábicas, não há sílaba formada apenas por duas vogais.

    Está(ão) correta(s):

  • #11 1 pt(s)

    ( FEPESE - 2017 - Prefeitura de Fraiburgo - SC - Auxiliar de Alimentação e Nutrição)

    Leia a frase e observe as palavras sublinhadas:

    Em Fraiburgo, a coleta de resíduos destinados ao aterro sanitário municipal é feita de forma seletiva. São usadas a Branquinha e o Azulão, sacolas plásticas de supermercados das cores branca e azul, respectivamente.

    Assinale a alternativa que apresenta essas palavras corretamente separadas em sílabas.

  • #12 1 pt(s)

    ( Calegariox Serviços - 2015 - Prefeitura de Brasiléia - AC - Vigia)

    Em qual das opções às sílabas estão incorretamente separadas?

  • #13 1 pt(s)

    ( KLC - 2012 - Prefeitura de Alto Piquiri - PR - Auxiliar de Serviços Gerais)

    Há uma palavra trissílaba em:

  • #14 1 pt(s)

    ( FAFIPA - 2017 - Prefeitura de Marialva - PR - Assistente Social - NASF)

    Assinale a alternativa que apresenta separação silábica INCORRETA.

  • #15 1 pt(s)

    ( FAUEL - 2017 - Câmara de Mangueirinha - PR - Atendente Legislativo)

    Assinale a alternativa em que a palavra está separada INCORRETAMENTE.

  • #16 1 pt(s)

    ( FAFIPA - 2018 - Prefeitura de Paranaguá - PR - Auxiliar Administrativo)

    Em qual das alternativas abaixo a separação silábica está CORRETA?

  • #17 1 pt(s)

    ( OBJETIVA - 2019 - Prefeitura de Pinto Bandeira - RS - Auxiliar de Serviços Gerais)

    Considerando-se a divisão silábica, assinalar a alternativa CORRETA:

  • #18 1 pt(s)

    ( OBJETIVA - 2019 - Prefeitura de Pinto Bandeira - RS - Auxiliar de Serviços Gerais)

    São palavras dissílabas:

    I. Referir;

    II. Aplicar;

    III. Unido.

    Está(ão) CORRETO(S):

  • #19 1 pt(s)

    (ITA-SP)

    Dadas as palavras:

    1) des – a – ten – to

    2) sub – es – ti – mar

    3) trans – tor – no

    Constatamos que a separação silábica está correta:

  • #20 1 pt(s)

    (Fumarc)

    A divisão silábica está correta, EXCETO em:

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Quiz criado por marcos275 em 25/08/2020 e atualizado em 10/11/2020. Esse quiz foi resolvido 578 vezes.
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