• #1 1 pt(s)

    A teoria Ausebel é considerada:

  • #2 1 pt(s)

    Dados do IBGE apontaram que em 2013 que o Brasil atingiu 13 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais - número de pessoas que ultrapassa a população da cidade de São Paul o ( 11,8 milhões) , representando 8,3% do total de habitante s do país. Embora abrigue 36 milhões de crianças no Ensino Fundamental, o quadro socioeducacional se letivo continua a reproduzir excluídos dos Ensinos Fundamental e Médio, mantendo adolescentes, jovens e adultos sem escolaridade obrigatória completa. Nesse aspecto, o Parece r CEB nº 11/20 00 aponta como uma das funções da EJA a de propiciar a oportunidade do restabeleci mento dessa trajetória. Trata- se esta de qual função?

  • #3 1 pt(s)

    Numa sociedade predominantemente grafocêntrica, onde o código escrito ocupa posição privilegiada, um problema a ser enfrentado é o não acesso igualitário ao domínio da leitura e da escrita. As raízes da negação a esse direito são de ordem histórico-social, na medida em que, no Brasil, o caráter subalterno atribuído pelas elites dirigentes à educação escolar de negros escravizados, índios reduzidos, caboclos migrantes e trabalhadores braçais, entre outros, impediu-os da plena cidadania, de modo que os descendentes desses grupos ainda hoje sofrem as consequências dessa realidade histórica.

    Assim, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, no enfrentamento desse problema, a EJA tem uma função:

  • #4 1 pt(s)

    No Parecer 11/2000, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, lê-se que: “Não se pode considerar a EJA e o novo conceito que a orienta apenas como um processo inicial de alfabetização. A EJA busca formar e incentivar o leitor de livros e das múltiplas linguagens visuais juntamente com as dimensões do trabalho e da cidadania. Ora, isto requer algo mais desta modalidade que tem diante de si pessoas maduras e talhadas por experiências mais longas de vida e de trabalho”. Com base nessa afirmação, é correto afirmar:

  • #5 1 pt(s)

    A atual LDB abriga, no seu título V (Dos Níveis e Modalidades de Educação e Ensino), capítulo II (Da Educação Básica), a seção V, denominada “Da Educação de Jovens e Adultos”. Logo, a EJA é uma modalidade da educação básica, nas suas etapas fundamental e média. Considerando essa informação, é correto afirmar que:

  • #6 1 pt(s)

    A legislação educacional brasileira estabelece idades mínimas para a matrícula em cursos na modalidade Educação de Jovens e Adultos. Nesse sentido, de acordo com o que prevê a LDB e a Resolução 3/2010, que institui as Diretrizes Operacionais para a EJA:

  • #7 1 pt(s)

    A formação do educador é da mais alta importância para melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Pode-se dizer que o preparo de um docente voltado para a EJA deve incluir:

  • #8 1 pt(s)

    A educação de jovens e adultos é uma modalidade do ensino fundamental e do ensino médio, dando oportunidade a jovens e adultos para iniciar e/ou dar continuidade aos seus estudos.

  • #9 1 pt(s)

    A educação de jovens e adultos é oferecida em cursos presenciais, semipresenciais e não-presenciais (a distância), além da oferta de exames supletivos. A afirmação é:

  • #10 1 pt(s)

    Segundo o Artigo 38º da LDB, há um limite mínimo de idade para ingressar na Educação de Jovens e Adultos ou prestar exame de conclusão de nível (Fundamental e/ou Médio). A idade mínima a que se refere a afirmativa acima é de:

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Quiz criado por daniela390 em 15/09/2020 e atualizado em 15/12/2020. Esse quiz foi resolvido 815 vezes.
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