• #1 1 pt(s)

    Leia o texto abaixo.

    O tempo não apaga

        Há alguns anos, quase todo dia de manhã, quando eu abria o portão para ir ao trabalho, via um garotinho sorridente que passava por mim, a caminho da escola, e eu correspondia o sorriso sem palavras. Certo dia muito frio, percebi que ele estava de tênis, mas sem meias, apenas com uma calça curta e uma blusinha de uniforme. Perguntei se poderia lhe dar algumas roupas dos meus filhos, e ele, todo feliz, disse que precisava apenas de meias, mas que seu irmão precisava do restante. Combinei que no dia seguinte, quando ele passasse, lhe entregaria o material. Juntei todas as meias que pude, de todos os tamanhos e cores e dito e feito: com um “muito obrigado, senhora”, ele se foi. De vez em quando, ainda o via, mas com o passar do tempo não o vi mais... Até que certo dia a campainha soou e fui atender. Era um rapaz alto, mas aquele sorriso era o mesmo, me agradecendo mais uma vez pelas “meias” e, com um cesto de verduras verdinhas, me fez chorar... Ele me contou que as meias duraram muitos anos e em momento algum esqueceu o meu gesto. Às vezes, uma atitude tão simples faz toda a diferença na vida de alguém.

    Seleções. Jan. 2011. p. 60.

    No final desse texto, o rapaz demonstrou ser

  • #2 1 pt(s)

    Leia o texto abaixo.

    O Castelo das Águias, de Ana Lúcia Merege

        O Castelo das Águias, romance fantástico de Ana Lúcia Merege, é um lugar especial.

        Localizado nas Terras Férteis de Athelgard, região habitada por homens e elfos, abriga uma surpreendente Escola de Magia, onde os aprendizes devem se iniciar nas artes dos bardos e dos saltimbancos antes de qualquer encanto ou ritual.

        Apesar de sua juventude, Anna de Bryke aceita o desafio de se tornar a nova Mestra de Sagas do Castelo. Aprende os princípios da Magia da Forma e do Pensamento e tem a oportunidade de conhecer pessoas como o idealizador da Escola, Mestre Camdell; Urien, o professor de Música; Lara, uma maga frágil e enigmática, e o austero Kieran de Scyllix, o guardião das águias que mantém um forte elo místico com os moradores do Castelo.

        Enquanto se habitua à nova vida e descobre em Kieran um poço de sentimentos confusos e turbulentos, uma exigência do Conselho de Guerra das Terras Férteis põe em risco a vida e a liberdade das águias. Com o apoio de Kieran, Anna lutará para preservá-las, desvendando uma trama de conspiração e segredos que envolvem importantes magos do Castelo.

    Disponível em: http://www.contosfantasticos.com.br/. Acesso em: 10 jun. 2011.

    De acordo com esse texto, infere-se que Anna de Bryke é

  • #3 1 pt(s)

    Leia o texto abaixo.

    A descoberta de uma nova Amazônia

        Apesar de todos os superlativos que a Amazônia envolve, em termos de extensão, riquezas naturais e importância para o clima do planeta, há vastas áreas da região que ainda não foram devidamente mapeadas. Numa área de 1,8 milhões de quilômetros quadrados, equivalente a três Franças, não se conhecem ao certo o relevo do terreno e o percurso dos rios. Ignoram-se o potencial mineral do subsolo e detalhes do ecossistema. Esse desconhecimento geográfico de um pedaço tão grande do Brasil decorre do fato de que o último levantamento cartográfico da Amazônia foi feito em 1980, utilizando-se técnicas hoje obsoletas. Os mapas atualmente disponíveis, elaborados por meio de fotografias aéreas, trazem poucos detalhes e muitas imprecisões. Num período de trinta anos, o curso dos rios de porte médio e pequeno, por exemplo, sofre alterações significativas. Agora, por iniciativa do Exército brasileiro, está em andamento um novo levantamento cartográfico da Amazônia, que vai revelar os detalhes de seus trechos quase desconhecidos. Os novos mapas terão papel essencial no planejamento estratégico da região, tanto na preservação da floresta quanto na exploração das riquezas naturais e nos investimentos em obras de infraestrutura como estradas e gasodutos. O novo mapeamento da Amazônia, que custará 80 milhões de reais, usa radares transportados por aviões. [...]

    Revista Veja, 10 de março de 2010. p. 131. Fragmento.

    Qual é a tese defendida nesse texto?

  • #4 1 pt(s)

    Leia o texto abaixo.

    Não estresse: você tem mais tempo do que pensa

    Um novo livro ensina a usá-lo bem – sem estresse nem ansiedade

        Se seu dia está curto demais para tantas tarefas, há uma solução simples, embora de aplicação difícil: mude-se para Vênus. Lá, o dia dura 243 vezes a duração do dia na Terra [...]. Imagine só. Daria para trabalhar, pegar um cineminha, encontrar os amigos, cuidar do cachorro, tirar uma soneca depois do almoço [...]. Deve ser por isso que nunca se viu um venusiano reclamar de estresse. Diante das 5 832 horas do dia de Vênus, é compreensível que os terráqueos se queixem tanto de seus dias de 24 horas. Segundo a escritora americana Laura Vanderkam, porém, reclamamos de barriga cheia. Seu livro 168 hours. You have more time than you think (168 horas. Você tem mais tempo do que pensa), ainda não lançado no Brasil, tornou-se best-seller defendendo duas teses incomuns em obras sobre organização do tempo. A primeira é que somos bem menos ocupados do que imaginamos. A segunda é que a melhor maneira de aproveitar bem o tempo é não se preocupar tanto assim com ele.Nossa vida é tão corrida que livros sobre como administrar o tempo se tornaram um gênero à parte nos últimos anos [...]. Em geral, eles partem de uma premissa: o dia é curto para tantas tarefas. A melhor maneira de lidar com isso, segundo eles, é preenchê-lo [...].

        De forma rigorosa, cumprindo todas as tarefas de trabalho sem procrastinar e planejando o tempo restante para aproveitar cada segundo com a família [...] ou praticando esportes. [...]

    OSHIMA, Flávia Yuri. Disponível em: http://migre.me/fAudK. Acesso em: 23 jul. 2013. Fragmento.

    A informação principal do Texto está no trecho:

  • #5 1 pt(s)

    Leia o texto abaixo.

    A viagem da saudade

        Era uma vez uma grande saudade. Uma saudade que apareceu no coração do José com um bonito nome: Rosinha. Só que Rosinha morava longe demais. No outro lado do mundo.

        Um dia, José acordou com tanta vontade de abraçar a Rosinha que fez sua mala.

        Resolveu levar a saudade para viajar. José pegou um ônibus barulhento e foi até o aeroporto. Chegando lá, ele comprou uma passagem e entrou no avião.

        O avião decolou e José sentiu um friozinho na barriga. Lá em cima, nas nuvens de algodão, a saudade ficou menor. José desceu do avião e gritou abracadraba. Uma bicicleta pulou de seu chapéu invisível. Ele pedalou, pedalou e não parou de pensar na Rosinha.

        José largou a bicicleta e desenhou um tapete voador. O tapete saiu voando atrás de uma linda amizade.

        José, finalmente, percebeu que estava chegando. Resolveu descer e andar um pouco a pé. Ele enrolou o tapete, colocou embaixo do braço e sorriu. José sorriu para as roseiras do jardim, colheu umas rosas bem cheirosas e deu de cara com a casa de seu amor.

        O coração disparou. Ele tocou a campainha. A saudade cresceu. Ninguém apareceu. Ele tocou a campainha outra vez. O tempo passando. A saudade crescendo e nada. José olhou para o tapete da porta e encontrou um bilhete:

        – Oi, pessoal! Viajei para o outro lado do mundo.

        Fui dar um abraço no meu amigo José.

        Volto outro dia.

        Rosinha

        José rasgou o bilhete, dobrou a saudade e voltou para casa.

    RIBEIRO, Jonas. A viagem da saudade. 3. ed. Juiz de Fora: Franco Editora, 1970.

    O que fez com que essa história acontecesse?

  • #6 1 pt(s)

    Leia o texto abaixo.

    Cabelos brancos

        Olá, pessoal da revista CHC. Meu nome é Maria Eduarda, tenho nove anos e estou no 4º ano A, na Escola Municipal Dr. Álvaro Coelho. Eu gostei muito da reportagem da CHC 159 “Por que os cabelos ficam brancos?”. Ela mostra como acontece esse processo. Queria muito que publicassem minha carta. Muitos beijos e abraços para vocês.

        Maria Eduarda Q. P. Aquino. Presidente Venceslau / SP.

    Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol .com.br/dias-claros/. Acesso em: 18 abr. 2013.

    No Texto, há uma opinião no trecho:

  • #7 1 pt(s)

    Leia o texto abaixo.

    Esta combinação, não!

        Remédios para emagrecer devem ser evitados por quem corre. O motivo: normalmente, eles contêm estimulantes que aumentam a frequência cardíaca e aceleram o metabolismo. Ou seja, o corredor pode sofrer taquicardias e desidratar-se. “Quando há uso de medicamentos, o indicado são exercícios bem leves, com intensidade abaixo de 60% da capacidade cardiorrespiratória do praticante”, diz o treinador.

    GOMES, Emerson. Programa de caminhada e corrida. In: Veja. 7 out. 09.

    Esse texto tem o objetivo de

  • #8 1 pt(s)

    Leia o texto abaixo.

    Uma vida melhor que a encomenda

        [...] Domingo passado, comentei sobre o documentário Eu Maior, em que Rubem Alves também participou [...]. Entre outras coisas, ele contou que certa vez um garoto se aproximou dele para perguntar como havia planejado sua vida para chegar onde chegou, qual foi a fórmula do sucesso. Rubem Alves respondeu que chegou onde chegou porque tudo que havia planejado deu errado.

        Planejar serve para colocar a pessoa em movimento. Se não houver um objetivo, um desejo qualquer, ela acabará esperando sentada que alguma grande oportunidade caia do céu, possivelmente por merecimento cósmico.

        É preciso querer alguma coisa – já alcançar é facultativo, explico por quê.

        Uma vez determinado o rumo a seguir, entra a melhor parte: abrir-se para os acidentes de percurso. Você que sonha em ser um Rubem Alves, é possível que já tenha começado a escrever num blog (parabéns, pôs-se em ação). No entanto, esses escritos podem conduzi-lo a um caminho que não estava nos planos. Dependendo do conteúdo, seus posts podem levá-lo a um convite para lecionar no interior, [...] a estagiar com um tio engenheiro, a fazer doce pra fora, a pegar a estrada com um amigo e acabar na Costa Rica, onde conhecerá a mulher da sua vida e com ela abrirá uma pousada, transformando-se num empresário do ramo da hotelaria.

        Não é assim que as coisas acontecem, emendando uma circunstância na outra?

        A vida está repleta de exemplos de arquiteta que virou estilista, [...] estudante de Letras que virou maquiadora, publicitário que virou chef de cozinha, professor que virou dono de pet shop, economista que virou fotógrafo. Tem até gente que almejava ser economista, virou economista, fez uma bela carreira como economista e morreu economista. A vida é surpreendente.

        Ariano Suassuna largou a advocacia aos 27 anos, João Ubaldo também se formou em Direito, mas nem chegou a exercer o ofício, e Rubem Alves teve até restaurante. Tudo que dá errado pode dar muito certo . A vida joga os dados, dá as cartas, gira a roleta: a nós, cabe apenas continuar apostando.

    MEDEIROS, Martha. Disponível em: http://cadeomeuabraco.blogspot.com.br/. Acesso em: 22 jul. 2014. Fragmento.

    Nesse texto, o trecho que marca uma opinião é:

  • #9 1 pt(s)

    Leia o texto abaixo.

    O que significa Uhuru

        [...] Filho, esta história inteira, desde o início até o fim, é sobre o seu nome, o meu nome, e o nome de nossos antepassados desde a época de Muzamba. O povo de Muzamba falava uma língua chamada swahili. [...]

        No exato dia em que meu pai me contou porque eu me chamava Uhuru, decidi que meu filho teria o mesmo nome, mesmo que ele pareça tão estranho para quem não conhece esta história.

        − Mas, pai, o que significa Uhuru, afinal?

        − Você ainda não sabe? Tente adivinhar...

        Uhuru parou e pensou. Olhou para cima e viu a lua cheia, brilhando e deixando a noite clara como nunca. Ouviu os grilos cantando no jardim, e os sapos coaxando na lagoa próxima. [...] De longe, ele julgou ouvir um grito de um falcão, quando a resposta lhe veio à mente, escapando de sua boca quase como um grito.

        − Liberdade!

        − Muito bem, meu filho! Uhuru significa liberdade na língua swahili. [...] LIBERDADE!

    LOBÃO. Alexandre Santos. O que significa Uhuru. In: Uhuru – uma história de liberdade.Brasília: LGE Editora, 2009. p. 97-8. Fragmento.

    No trecho “Ouviu os grilos cantando no jardim,...” (5° parágrafo), a expressão destacada exprime circunstância de

  • #10 1 pt(s)

    Leia o texto abaixo.

    Uma vida melhor que a encomenda

        [...] Domingo passado, comentei sobre o documentário Eu Maior, em que Rubem Alves também participou [...]. Entre outras coisas, ele contou que certa vez um garoto se aproximou dele para perguntar como havia planejado sua vida para chegar onde chegou, qual foi a fórmula do sucesso. Rubem Alves respondeu que chegou onde chegou porque tudo que havia planejado deu errado.

        Planejar serve para colocar a pessoa em movimento. Se não houver um objetivo, um desejo qualquer, ela acabará esperando sentada que alguma grande oportunidade caia do céu, possivelmente por merecimento cósmico.

        É preciso querer alguma coisa – já alcançar é facultativo, explico por quê.

        Uma vez determinado o rumo a seguir, entra a melhor parte: abrir-se para os acidentes de percurso. Você que sonha em ser um Rubem Alves, é possível que já tenha começado a escrever num blog (parabéns, pôs-se em ação). No entanto, esses escritos podem conduzi-lo a um caminho que não estava nos planos. Dependendo do conteúdo, seus posts podem levá-lo a um convite para lecionar no interior, [...] a estagiar com um tio engenheiro, a fazer doce pra fora, a pegar a estrada com um amigo e acabar na Costa Rica, onde conhecerá a mulher da sua vida e com ela abrirá uma pousada, transformando-se num empresário do ramo da hotelaria.

        Não é assim que as coisas acontecem, emendando uma circunstância na outra?

        A vida está repleta de exemplos de arquiteta que virou estilista, [...] estudante de Letras que virou maquiadora, publicitário que virou chef de cozinha, professor que virou dono de pet shop, economista que virou fotógrafo. Tem até gente que almejava ser economista, virou economista, fez uma bela carreira como economista e morreu economista. A vida é surpreendente.

        Ariano Suassuna largou a advocacia aos 27 anos, João Ubaldo também se formou em Direito, mas nem chegou a exercer o ofício, e Rubem Alves teve até restaurante. Tudo que dá errado pode dar muito certo . A vida joga os dados, dá as cartas, gira a roleta: a nós, cabe apenas continuar apostando.

    MEDEIROS, Martha. Disponível em: http://cadeomeuabraco .blogspot.com.br/>. Acesso em: 22 jul. 2014. Fragmento.

    Nesse texto, a expressão “caia do céu” (2° parágrafo) foi usada para

  • #11 1 pt(s)

    Leia os textos abaixo.

    Texto 1

    Robôs inteligentes

        Para os cientistas, robôs são máquinas planejadas para executar funções como se fossem pessoas. Os robôs podem, por exemplo, se movimentar por meio de rodas ou esteiras, desviar de obstáculos, usar garras ou guindastes para pegar objetos e transportá-los de um local para outro ou encaixá-los em algum lugar. Também fazem cálculos, chutam coisas e tiram fotos ou recolhem imagens de um ambiente ou de algo que está sendo pesquisado.

        Hoje, já são utilizados para brincar, construir carros, investigar vulcões e até viajar pelo espaço bisbilhotando em outros planetas.

        O grande desafio dos especialistas é criar robôs que possam raciocinar e consigam encontrar soluções para novos desafios, como se tivessem inteligência própria.

    Disponível em: http://recreionline.abril.com.b r/fique_dentro/ciencia/maquinas /conteudo_90106.shtml. Acesso em: 17 maio 2010.

    Texto 2

        Robótica

        Robótica é um ramo da tecnologia que engloba mecânica, eletrônica e computação, que atualmente trata de sistemas compostos por máquinas e partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos.

        As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas, ao mesmo tempo, são uma imitação da vida, não passam de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô. Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas.

        Em breve, tudo poderá ser controlado por robôs. Os robôs são apenas máquinas: não sonham nem sentem e muito menos ficam cansados. Essa tecnologia, hoje adotada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de um modo geral, êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento de produtividade e os vários problemas trabalhistas com funcionários.

    Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rotica. Acesso em: 20 maio 2010.

    Esses dois textos informam que os robôs

  • #12 1 pt(s)

    Leia o texto abaixo e responda.

    Corda Bamba

        As duas vinham andando pela calçada – a Mulher Barbuda e Maria. De mão dada. A Mulher Barbuda usava saia, barba e uma sacola estourando de cheia; Maria, de calça de brim, um embrulho debaixo do braço, ia levando a tiracolo um arco enfeitado com flor de papel, quase do tamanho dela (não era muita vantagem: ela já tinha dez anos, mas era do tipo miúdo). Pararam na frente de um edifício. Barbuda falou:

        – É aqui, tá vendo? 225. – Olhou pra trás: – Foguinho! Ei!

        Foguinho estava parado na esquina tirando um coelho da meia: andava treinando pra ser mágico. Há anos que ele comia fogo no circo, mas agora tinha dado pra ficar de estômago embrulhado cada vez que engolia uma chama; tinha dias, que só de olhar pras tochas que Barbuda trazia, o estômago já se revoltava todo.

        – Olha só, fiz a mágica da meia! – gritou. Agarrou o coelho pela orelha e correu pra porta do edifício.

        Barbuda achava uma graça danada naquela história de Foguinho treinar mágica em tudo que é canto; deu um beijo nele:

        – Você ainda vai ser o maior mágico que já se viu por aí. Não é, Maria?

        Mas Maria continuou quieta; só apertou com mais força a mão de Barbuda.

    NUNES, Lygia Bojunga. Corda Bamba. 20. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1997,virgula p.9.

    Qual era a opinião de Barbuda?

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por janaina720 em 27/09/2020 e atualizado em 11/01/2021. Esse quiz foi resolvido 855 vezes.
5

Quiz+