Atividade, para alunos do ensino médio, contendo 10 questões sobre o uso da vírgula no período simples.
A vírgula é utilizada para separar verbo e objeto.
Marque a alternativa em que o uso da vírgula está correto:
Fui à casa da minha avó, mas ela não, estava em casa.
Fui ao shopping com minhas amigas e comprei: uma roupa, uma sapato, uma pulseira e uma anel.
Marcia gosta de, tomar, sorvete.
Julia dançou, durante toda a festa.
Você por, aqui?
Podemos utilizar a vírgula para separar o sujeito do predicado.
Observe as frases e marque a que estiver incorreta.
Lara, aluna muito estudiosa, tirou 10 em matemática
Eu deveria ter ido para a aula hoje, mas acordei meio doente
Seu Jorge foi ao mercado e comprou arroz, feijão, peito de frango, bananas e biscoito.
Comprei, algo muito bonito para minha mãe.
Maria, sua mãe está em casa?
Marque a alternativa que indica o único caso em que NÃO se utiliza vírgula
Separar adjunto adverbial quando estiver deslocado no período.
Separar predicado quando estiver deslocado.
Isolar expressões explicativas
Isolar vocativo
Nome e complemento
Marque a alternativa em que o uso da vírgula foi empregado incorretamente.
Luana e Marcos irão para a praia amanhã, isto é, se o tempo colaborar.
Pai, afasta de mim este cálice!
A imprensa, solicitou cópias da gravação.
Aquela menina da rua é bonita, elegante e educada.
Eu e minha mãe saímos para comprar um presente, mas não achamos.
Na frase: Minha amiga, naquele dia ensolarado, parecia desanimada. O emprego na vírgula está correto?
Em qual das rases a vírgula está separando o predicado deslocado?
Felizes, as primas andam pelas ruas
Eu dedico este livro, baseado na minha infância, a minha mãe.
Os que persistem alcançam seus objetivos.
Quem ama, educa.
O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.
Aponte a alternativa que justifica corretamente o emprego das vírgulas na seguinte frase:
“Guri que finta banco, escritório, repartição, fila, balcão, pedido de certidão, imposto a pagar.”
Separar o vocativo
Separar o aposto.
Separar palavras com a mesma função sintática.
eparar orações coordenadas assindéticas.
Escolha a alternativa em que a oração está pontuada adequadamente:
Os amigos conversando sobre futebol lembraram-se, de Marcos, o melhor jogador que já conheceram
Os amigos conversando sobre futebol, lembraram-se de Marcos o melhor jogador que já conheceram.
Os amigos, conversando sobre futebol, lembraram-se de Marcos, o melhor jogador que já conheceram.
Os amigos conversando sobre futebol lembraram-se de Marcos o melhor jogador que já conheceram.