• #1 1 pt(s)

    Em 1891, ocorreu uma fortíssima crise econômica no Brasil, decorrente da política de Encilhamento do Governo Provisório da República, um plano econômico que tinha por objetivo aumentar a oferta de moeda em circulação, expandir o crédito e promover o desenvolvimento nacional.

    Entre as consequências dessa crise, está

  • #2 1 pt(s)

    Leia o excerto abaixo.

    O almirante, também, tinha grande confiança nos talentos guerreiros e de estadista de Floriano. A sua causa não ia lá muito bem. Perdera-a em primeira instância, estava gastando muito dinheiro... O governo precisava de oficiais de Marinha, quase todos estavam na revolta.

    BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. Rio de Janeiro: Record, 2009. p. 152.

    O trecho citado tem como pano de fundo um importante episódio da História do Brasil, conhecido como:

  • #3 1 pt(s)

    O clima de crise permanente que caracterizou o mandato de Floriano Peixoto, segundo presidente do Brasil, foi provocado:

  • #4 1 pt(s)

    A Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, exigiu que o país adotasse um novo texto constitucional. Sobre a nova Constituição, aprovada em 1891, podemos afirmar que

  • #5 1 pt(s)

    Os primeiros anos da república brasileira, e a República da Espada em particular, foram anos de adaptação e, portanto, marcados por muitas crises. Uma dessas crises ficou conhecida como Encilhamento. A respeito do Encilhamento, encontre a alternativa correta:

  • #6 1 pt(s)

    Sobre a Revolta da Armada (1893-1894), selecione a alternativa correta:

  • #7 1 pt(s)

    A República da Espada estendeu-se de 1889 a 1894 com dois presidentes militares: os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. A partir de 1894, iniciou-se o período caracterizado pelo domínio das oligarquias e dos presidentes civis. O primeiro presidente civil eleito foi:

  • #8 1 pt(s)

    Durante o Governo Provisório de Deodoro da Fonseca, o então ministro da Fazenda, Rui Barbosa, colocou em pratica uma reforma financeira. Esta reforma

  • #9 1 pt(s)

    A própria forma pela qual, em geral, nos referimos aos eventos ocorridos em 15 de novembro de 1889 - a "Proclamação da República" - já incorpora algumas ideias importantes. Em primeiro lugar, a de que ocorreu uma 'proclamação" Logo surgem outras ideias, como a de que a República no Brasil teria sido algo inevitável, uma etapa necessária da "evolução" da sociedade brasileira. Ainda mais, podemos imaginar que o fácil sucesso do golpe de Estado seria resultado de um consenso nacional, e que os militares, os principais protagonistas do movimento, teriam atuado de forma unida e coesa.

    (15 DE NOVEMBRO DE 1889: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. CPDOC/FGV. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/ProclamacaoRepublica)

    O evento citado no texto teve como principal característica sociopolítica

  • #10 1 pt(s)

    Sobre a Revolução Federalista e suas implicações no Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa incorreta.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por bruno531 em 28/09/2020 e atualizado em 11/01/2021. Esse quiz foi resolvido 989 vezes.
5

Quiz+