• #1 1 pt(s)

    Segundo informações divulgadas pelo IBGE1

    , a maioria esmagadora da população brasileira consome quantidade de frutas, legumes e

    verduras inferior ao recomendado pela OMS2

    .

    De acordo com a pesquisa Análise do Consumo Alimentar Pessoal (2008-2009), 90% dos brasileiros ingerem diariamente menos de

    400 gramas desses alimentos por dia. Entre os homens, a situação é ainda mais grave: além de ingerirem menos frutas e legumes, eles

    consomem cinco vezes mais cerveja e bebidas destiladas do que as mulheres.

    Ainda segundo a pesquisa, o cardápio diário do brasileiro combina a dieta3

    tradicional à base de arroz e feijão com alimentos de reduzido teor

    de nutrientes e de alto teor calórico como, por exemplo, refrigerantes e refrescos.

    A gordura saturada está presente na alimentação de 82% dos brasileiros. Por outro lado, o porcentual de brasileiros com consumo abaixo do

    recomendado de fibras é de 68%.

    E mais de 70% da população consome quantidades superiores ao valor máximo de ingestão tolerável para o sódio.

    ____________________________________________________________________________________________________

    Assinale a alternativa correta, considerando os alimentos e as substâncias citados no texto.

  • #2 1 pt(s)

    Você sabia que, no período imperial brasileiro,

    muitas mães não queriam amamentar os seus filhos? Isso

    acontecia, em alguns casos, por puro recato.

    Um historiador apontou que “o hábito do aleitamento

    materno seguia a escala inversa da renda familiar”, ou seja,

    as mães mais ricas amamentavam muito menos do que as

    mães pobres.

    Para realizar essa tarefa, algumas famílias

    alugavam, de outros proprietários, escravas especializadas

    em amamentar e cuidar dos bebês das famílias de classe alta

    e média, hábito que ocorria tanto na cidade como no campo.

    Essas escravas ficaram conhecidas como “amas de leite”.

    _____________________________________________________________________________________________________

    A prática do aluguel de amas de leite demonstra algumas

    características do escravismo brasileiro. Com base no texto,

    podemos concluir que a escravidão do Brasil

  • #3 1 pt(s)

    Leia atentamente o texto e o relacione ao processo de

    globalização.

    Fast food é um termo inglês que significa comida rápida. Esse

    tipo de alimentação, desenvolvida nos Estados Unidos, tem como

    característica principal a produção de lanches e acompanhamentos

    que, em geral, contêm elevado teor de gorduras saturadas.

    As grandes cadeias de lanchonetes estadunidenses são as

    maiores representantes desse tipo de alimentação, que se espalhou

    pelo mundo a partir da década de 1970.

    ________________________________________________________________________________________________

    No mundo globalizado atual, é válido afirmar que o fenômeno do fast food

  • #4 1 pt(s)

    A aquisição de maus hábitos alimentares tem refletido diretamente no aumento de peso dos brasileiros, e a saúde das crianças

    alimentadas com sanduíches e biscoitos é a mais afetada. Os nutricionistas preocupados com essa situação, após estudos

    detalhados feitos com crianças obesas, verificaram que a maioria delas apresentava alterações nos níveis de colesterol e de

    triglicérides.

    Analisando o tipo de dieta alimentar responsável pela situação alarmante dessas crianças, os nutricionistas se depararam com

    os seguintes hábitos alimentares:

    ________________________________________________________________________________________________

    Café da manhã: Leite com chocolate e biscoitos recheados

    Almoço: Hambúrguer com batatas fritas e refrigerantes

    Durante o dia inteiro: Salgadinhos, balas e chicletes

    Jantar: Pizza e sundae de chocolate de sobremesa

    ________________________________________________________________________________________________

    Com relação às crianças obesas, estudadas pelos nutricionistas, e aos seus hábitos alimentares, pode-se afirmar que

  • #5 1 pt(s)

    A melhor e a pior comida do mundo

    Há mais de dois mil anos, um rico mercador grego tinha um escravo chamado Esopo. Um escravo corcunda, feio, mas de sabedoria única no

    mundo. Certa vez, para provar as qualidades de seu escravo, o mercador ordenou:

    ─ Toma, Esopo, aqui está esta sacola de moedas. Corre ao mercado, compra lá o que houver de melhor para um banquete. A melhor comida

    do mundo!

    Pouco tempo depois, Esopo voltou do mercado e colocou sobre a mesa um prato coberto por fino pano de linho. O mercador levantou o paninho

    e ficou surpreso.

    ─ Ah, língua? Nada como a boa língua que os pastores gregos sabem tão bem preparar. Mas por que escolheste exatamente a língua como a

    melhor comida do mundo?

    O escravo, cabisbaixo, explicou sua escolha:

    ─ O que há de melhor do que a língua, senhor? A língua é que une a todos, quando falamos. Sem a língua não poderíamos nos entender. A

    língua é a chave das Ciências, o órgão da verdade e da razão. Graças à língua é que se constroem as cidades, graças à língua podemos dizer o

    nosso amor. A língua é o órgão do carinho, da ternura, da compreensão. É a língua que torna eternos os versos dos grandes poetas, as ideias dos

    grandes escritores. Com a língua se ensina, se persuade, se instrui, se reza, se explica, se canta, se elogia, se demonstra, se afirma. Com a língua,

    dizemos “sim”. Com a língua dizemos “eu te amo”! O que pode haver de melhor do que a língua, senhor?

    O mercador levantou-se entusiasmado:

    ─ Muito bem, Esopo! Realmente tu me trouxeste o que há de melhor. Com esta outra sacola de moedas, vai de novo ao mercado e traze o que

    houver de pior, pois quero ver a tua sabedoria.

    Mais uma vez, tempos depois, Esopo voltou do mercado trazendo um prato coberto por um pano. O mercador recebeu-o com um sorriso.

    ─ Hum... já sei o que há de melhor. Vejamos agora o que há de pior.

    O mercador descobriu o prato e ficou indignado:

    ─ O quê?! Língua? Língua outra vez? Língua? Não disseste que a língua era o que havia de melhor? Queres ser açoitado?

    Esopo encarou o mercador e respondeu:

    ─ A língua, senhor, é o que há de pior no mundo. É a fonte de todas as intrigas, o início de todos os processos, a mãe de todas as discussões.

    É a língua que divide os povos. É a língua que usam os maus políticos quando querem enganar com suas falsas promessas. É a língua que usam

    os vigaristas quando querem trapacear. A língua é o órgão da mentira, da discórdia, dos desentendimentos, das guerras, da exploração. É a língua

    que mente, que esconde, que engana, que explora, que blasfema, que vende, que seduz, que corrompe. Com a língua dizemos “não”. Com a língua

    dizemos “eu te odeio”! Aí está, senhor, porque a língua é a pior e a melhor de todas as coisas!

    ___________________________________________________________________________________________________

    Assinale a afirmação correta sobre o texto.

  • #6 1 pt(s)

    Conservação de alimentos é o conjunto dos métodos que evitam a deterioração dos alimentos ao longo de um determinado período.

    O objetivo principal desses processos é evitar as alterações provocadas pelas enzimas próprias dos produtos naturais ou por

    micro-organismos que, além de causarem o apodrecimento dos alimentos, podem produzir toxinas que afetam a saúde dos consumidores.

    Mas também existe a preocupação em manter a aparência, o sabor e conteúdo nutricional dos alimentos.

    Uma das técnicas utilizadas é a desidratação, em que se remove ou se diminui a quantidade de água no alimento, para evitar

    que sejam criadas condições propícias para o desenvolvimento dos micro-organismos, já que a água é essencial para que eles existam.

    O bacalhau e a carne-seca, por exemplo, são assim conservados com adição prévia de sal de cozinha, que desidrata o alimento por

    osmose.

    ___________________________________________________________________________________________________

    Sobre o texto e o processo descrito é correto afirmar que

  • #7 1 pt(s)

    Os nossos longínquos antepassados só aprenderam a planejar o futuro depois que descobriram a semente. O uso de sementes

    provocou uma verdadeira revolução. Aos poucos, o homem aprendeu que poderia substituir o seu cansaço em busca da caça por

    outro menor: o da criação de animais. A mulher, por sua vez, aprendeu que melhor do que recolher as frutas caídas era cultivá-las

    com a agricultura.

    Foi nesse período que o ser humano percebeu que, enquanto o animal deve satisfazer suas necessidades aqui e agora, o ser humano

    pode planejar o futuro, pois aprendeu que, trabalhando hoje, poderá obter alimento daqui a seis meses.

    ______________________________________________________________________________________________________

    A época histórica a que o texto se refere é a

  • #8 1 pt(s)

    Arquimedes foi a primeira pessoa a construir e a utilizar um sistema de roldanas para deslocar grandes massas aplicando pequenas

    forças. Conta-se que, para mostrar a eficiência desse dispositivo, preparou uma espetacular demonstração experimental: um navio

    da frota real foi retirado da água, com grande esforço, por um grupo de soldados que o puxaram por uma corda e o colocaram sobre

    a areia da praia. A seguir, o mesmo navio retornou à água e foi ligado a um sistema de roldanas. Arquimedes convidou, então, o rei

    Hieron para puxar o navio pela extremidade livre da corda e, sem realizar grande esforço, o rei conseguiu, sozinho, arrastar o navio

    sobre a areia, causando surpresa geral e fazendo aumentar, ainda mais, o prestígio de Arquimedes junto ao rei.

    _______________________________________________________________________________________________________

    No sistema de roldanas descrito no texto, o rei Hieron conseguiu sozinho retirar o navio da água e, para isso, teve de puxar

  • #9 1 pt(s)

    Você sabia que a fotografia foi inventada em diferentes lugares, no mesmo período? Na primeira metade do século XIX, vários

    pesquisadores tinham como desafio o registro de imagens, mas foi o francês Louis Jacques Daguerre que ficou conhecido como “o

    pai da fotografia”.

    No entanto, na região de Campinas, vivia outro francês chamado Hercule Florence que já havia criado um processo fotográfico sobre

    papel, no ano de 1833 – seis anos antes da apresentação oficial de Daguerre à Academia de Ciências de Paris! Ainda que, no interior

    de São Paulo, Florence tivesse menos recursos e menos reconhecimento junto aos cientistas, sua obra demonstra que “inventividade

    e inteligência não são atributos restritos a certos limites geográficos”.

    __________________________________________________________________________________________

    Assinale a alternativa que avalia, corretamente, a primeira metade do século XIX, período em que a fotografia foi inventada.

  • #10 1 pt(s)

    O padre gaúcho Roberto Lândell de Moura foi o responsável pela primeira transmissão de voz humana, via rádio, no ano de 1893.

    Apesar de ter obtido patentes para seus inventos até nos Estados Unidos, no Brasil ele foi tido pelas autoridades como louco e, por

    alguns dos fiéis da Igreja, como alguém que tinha pacto com o demônio.

    O interesse do padre pela ciência já o havia colocado em contato com dom Pedro II, considerado um homem de visão e um

    aficionado pelas novidades científicas. No entanto, mais tarde, em 1904, já sob o regime republicano, quando Lândell procurou o

    presidente Rodrigues Alves para obter auxílio em seus experimentos, foi visto como doido. É que ele teve a ousadia de dizer que,

    futuramente, o seu invento possibilitaria até a comunicação interplanetária.

    _____________________________________________________________________________________________

    O padre Lândell, inventor do rádio, viveu na época em que, no Brasil, ocorria a transição da monarquia para a república. Considerando o exemplo de Lândell, pode-se concluir que

  • #11 1 pt(s)

    Bom Senso

    Fazenda Cabangu, Minas Gerais, 26/03/1903.

    Albertinho, querido filho, que saudades!

    Recebemos tua última missiva [carta] e ficamos contentes que estejas bem de saúde. Aguardamos ansiosos o teu retorno, tua mãe já

    não dorme mais, de tão saudosa, e já pediu ao Mané da venda três potes daquela compota de figo que tanto te apetece!

    Apesar de serem as compotas um assunto saboroso, não é sobre elas que quero falar aqui, Alberto. O que nos tem preocupado

    um pouco, filho querido, é a tua insistência com o tal aeroplano. Tu me pedes dinheiro para mais um semestre em Paris e uma outra

    quantia para investir neste teu novo projeto, mas não a daremos.

    Tua mãe e eu sempre te apoiamos; tu hás de recordar que, aos sete anos, quando as crianças não podiam sequer chegar perto do

    gramofone*, já te deixávamos conduzir as locomotivas Baldwin da fazenda e jamais ralhamos quando desmontavas a máquina de costura da tua mãe, pois sempre soubemos que não estávamos diante de traquinagens, mas do desabrochar de um talento. No entanto,

    meu caro Alberto, hás de saber reconhecer, nessa vida, a hora de desistir.

    Ajudamos quando querias dar a volta na torre Eiffel com aquele dirigível e patrocinamos outras tantas sandices aéreas, mas já basta!

    Quantas vezes já não te esborrachaste no chão? Pretendes sair do solo com uma máquina mais pesada que o ar?! Alberto, não está

    na hora de encontrares um rumo definitivo para a tua vida?

    O que nos preocupa é teu futuro. Tantas coisas interessantes acontecendo no mundo... Viste as últimas locomotivas a vapor alemãs?

    Os automóveis, Alberto, feitos pelo senhor Ford?! As imagens em movimento daqueles franceses, os Lumière? E tu, meu filho, insistindo num pássaro artificial, feito de seda e bambu! O futuro, Alberto, está nos trens! Por que diabos, mesmo que tu conseguisses fazer

    subir essa geringonça ao céu, será que alguém se interessaria em voar? As estradas de ferro estão tão boas! Já é possível vir de São

    Paulo ao Rio em 12 horas! Apenas 12 horas, Alberto!

    Meu filho, eu te rogo: voltes! Vê só: os teus cunhados Villares estão investindo grandes quantias na construção de elevadores − esta

    sim uma maneira segura de se chegar ao céu! − e me prometeram que podem arrumar-te um empreguinho, primeiro na área de

    manutenção e quem sabe, mais tarde, na área de criação de mecanismos ou chefia de cabos e roldanas? Sê razoável, querido filho,

    se Deus quisesse que voássemos, nos teria feito com asas. O mundo, Alberto, não é como nos romances de Júlio Verne*!

    Abraços esperançosos de teus pais,

    Henrique Dumont e Francisca Santos

    P.S.: Tuas queridas irmãs Maria Rosalina, Virgínia, Gabriela, Sofia e Francisca gozam de boa saúde e mandam lembranças.

    _______________________________________________________________________________________________

    Pela leitura do texto, é correto afirmar que

  • #12 1 pt(s)

    Podemos concluir que uma das intenções do texto de Antonio Prata é

  • #13 1 pt(s)

    Considere o seguinte trecho do texto.

    E tu, meu filho, insistindo num pássaro artificial, feito de seda e bambu! O futuro, Alberto, está nos

    trens! Por que diabos, mesmo que tu conseguisses fazer subir essa geringonça ao céu, será que alguém

    se interessaria em voar?

    _____________________________________________________________________________________________________

    Esse trecho evidencia que, para os pais de Alberto, o aeroplano era

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por cristiane217 em 01/10/2020 e atualizado em 21/01/2021. Esse quiz foi resolvido 622 vezes.
5

Quiz+