• #1 1 pt(s)

    O objetivo da Psicologia Escolar/Educacional é ser o alicerce para o desenvolvimento cognitivo do estudante. Através de ações com diretores, professores, orientadores, pais e os próprios alunos, o trabalho se dirige à prevenção.

  • #2 1 pt(s)

    Ao psicólogo escolar/educacional cabe integrar a teia de relações e fazer parte da equipe multiprofissional que envolve o processo ensino/aprendizagem

  • #3 1 pt(s)

    O objetivo básico do psicólogo escolar é "ajudar a aumentar a qualidade e a eficiência do processo educacional através da aplicação dos conhecimentos pedagógicos“.

  • #4 1 pt(s)

    O trabalho do psicólogo escolar/educacional, busca instrumentos para apoiar o progresso acadêmico adequado do aluno, respeitando diferenças individuais. É pautado na promoção da saúde da comunidade escolar a partir de trabalhos preventivos que visem um processo de transformação pessoal e social.

  • #5 1 pt(s)

    “Ciência Pedagógica tem muito a contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem na sala de aula. Ensino e aprendizagem estão intrinsecamente ligados a fatores sociais e comportamentais do desenvolvimento humano, incluindo cognição, motivação, interação social e comunicação” (APA,2015 – Associação Americana de Psicologia).

  • #6 1 pt(s)

    Atuação profissional junto às demandas sociais contemporâneas requer do psicólogo escolar? Assinale a alternativa INCORRETA.

  • #7 1 pt(s)

    “O sistema escolar é um sistema fechado, que tem por objetivo proporcionar educação. A rigor, o sistema escolar cuida de um aspecto especial da educação, a que se poderia chamar escolarização.

  • #8 1 pt(s)

    Podemos afirmar que, o fracasso escolar está ligado as deficiências ou distúrbios físicos e mentais dos alunos, hábitos e atitudes familiares, ou seja, aos fatores extraescolares.

  • #9 1 pt(s)

    No final do século XIX e inicio do XX ênfase à avaliação psicológica individual de crianças e adolescentes suspeitos de serem “deficientes mentais, físicos ou morais”;. E é neste momento que é criado o primeiro serviço de Psicologia Escolar, que foram criados no final do século XIX, no Brasil.

  • #10 1 pt(s)

    A Psicologia Escolar no Brasil teve três fases no Brasil. A 2ª Fase, que foi entre 1940 a 1962, que foi anterior à criação dos cursos de Psicologia no país, antes da regulamentação da Psicologia como Profissão. O Brasil foi marcado por dois tipos de influência: Professores Provenientes da área de Pedagogia;e Professores estrangeiros ou brasileiros que fizeram sua pós-graduação no exterior.Tendo como foco a orientação educacional ou vocacional.

  • #11 1 pt(s)

    Foco de compreensão e intervenção deve deslocar-se para uma visão institucional, coletiva e relacional, contextualizada nos processos de subjetivação que dialeticamente ressignificam os diversos atores e suas ações.

  • #12 1 pt(s)

    A resiliência precisa adotar uma perspectiva preventiva que se comprometa com as transformações sociais e evidencie as contradições entre as práticas educativas e as demandas dos sujeitos neste contexto.

  • #13 1 pt(s)

    Ao trabalhar em prol da conscientização dos sujeitos, intervindo em processos subjetivos, o psicólogo escolar está se colocando como arbitro do desenvolvimento humano nos contextos educativos, na perspectiva do desenvolvimento infantil, dos jovens ou do adulto.

  • #14 1 pt(s)

    “A ação do psicólogo é política, na medida em que deve influenciar mudanças em seu contexto de trabalho”. ou seja, é mais do que uma mudança de opinião sobre a realidade, é a mudança na forma de se relacionar no mundo.

  • #15 1 pt(s)

    O psicólogo escolar desenvolve atividades direcionadas com alunos, professores e funcionários e atua em parceria com a coordenação da escola, familiares que acompanham os alunos fora do ambiente escolar.

    Contribui para o desenvolvimento cognitivo, humano e social de toda comunidade escolar. A partir de uma visão sistêmica, age em duas frentes:

    De erros

    Requer ajustes ou mudanças.

  • #16 1 pt(s)

    O erro pode ter um sentido de superação. Pode estar relacionado à possibilidade da pessoa se construir positivamente frente às adversidades por meio da utilização de estratégias de enfrentamento, o que na literatura chamamos de resiliência.

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Quiz criado por lucineide665 em 02/10/2020 e atualizado em 04/03/2021. Esse quiz foi resolvido 547 vezes.
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