• #1 1 pt(s)

    A Pré-História é um período que acompanha o surgimento e o desenvolvimento da humanidade antes que fosse criada a primeira forma de escrita, no quarto milênio a.C. A Pré-História é como conhecemos o período que acompanha a evolução humana a partir do momento que os hominídeos começaram a usar ferramentas de pedra.

    Por que do termo pre-historia?

  • #2 1 pt(s)

    Paleolítico é um dos períodos em que está dividida a Pré-história. Ele é o primeiro dos períodos, sendo comumente compreendido entre 2,7 milhões de anos até 10.000 anos atrás.

    O Paleolítico é também conhecido como Idade da Pedra Lascada. Esse nome é decorrente de uma habilidade desenvolvida pelos primeiros seres humanos na produção de ferramentas e instrumentos de trabalho.

    Para usar as pedras como objetos cortantes, utilizados para diversas atividades cotidianas, as pessoas desse período batiam uma pedra na outra (geralmente sílex, quartzo e quartzite) com o objetivo de lascar uma delas e assim conseguir criar uma lâmina rudimentar, utilizada para cortar ou raspar. Com essas pedras, podiam construir machados e outros instrumentos. Eram utilizados ainda ossos e dentes de animais como ferramentas.

    Os seres humanos desse período eram nômades, não se fixando por muito tempo em um mesmo lugar. Viviam da coleta de frutos e raízes, além de pesca, caça e a busca de carcaças animais deixadas por outros carnívoros.

    Às vezes o período é referido como sendo dos homens das cavernas, em virtude de as pessoas utilizarem cavernas em rochedos como locais de proteção. Mas eles não habitavam a entrada das cavernas, em virtude das dificuldades de alimentação e perigo que tais lugares poderiam representar para os ancestrais mais longínquos das pessoas modernas. Em locais mais quentes, copas de árvores serviam como locais de habitação.

    Foi no Paleolítico que as pessoas passaram a desenvolver a habilidade de controlar o fogo, utilizado para o aquecimento, proteção e cozimento de alimentos. Mas tais habilidades somente se fizeram sentir no período final do Paleolítico.

    Além disso, nesse período, os primeiros bandos e as primeiras habitações foram sendo constituídos. Roupas criadas a partir de peles de animais também foram confeccionadas a partir desse período.

    Teve início também a produção artística dos seres humanos, principalmente através das chamadas pinturas rupestres. Imagens de animais, homens, mulheres e crianças, além de cenas de caças, eram os temas dessas pinturas.

    Cite algumas características do período paleolítico.

  • #3 1 pt(s)

    Qual é a origem da palavra rupestre o que ela significa? Como e quando, surgiu a arte rupestre ? Para que serve a arte rupestre? Quem fez as pinturas rupestres?

  • #4 1 pt(s)

    Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida

    Uma das mais importantes conquistas na formação das primeiras civilizações humanas estabelece-se em um novo período da Pré-História. Durante o Neolítico ou Idade da Pedra Polida ocorreram grandes transformações no clima e na vegetação. O continente europeu passou a contar com temperaturas mais amenas e observamos a formação do Deserto do Saara, na África.

    A prática da caça e da coleta se tornaram opções cada vez mais difíceis. A agricultura e o consequente processo de sedentarização do homem se estabeleceram gradualmente. Além disso, a domesticação animal se tornou uma prática usual entre os grupos humanos que se formavam nesse período. A estabilidade obtida por essas novas técnicas de domínio da natureza e dos animais também possibilitou a formação de grandes aglomerados populacionais.

    Novas formas de organização social surgiam e, assim, as primeiras instituições políticas do homem podem ter sido formadas nessa mesma época. A criação e o abandono de formas coletivas de organização socioeconômicas podem ser vislumbrados no Neolítico. Conforme alguns pesquisadores, as primeiras sociedades complexas, criadas em torno da emergência de líderes tribais ou a organização de um Estado, são frutos dessas transformações.

    Cite características do período neolítico.

  • #5 1 pt(s)

    Idade dos Metais

    Considerada a última fase do Neolítico, a Idade dos Metais marca o início da dominação dos metais por parte das primeiras sociedades sedentárias da Pré-História. No entanto, qual a importância de se ressaltar esse tipo de descoberta humana? O que podemos frisar é que a utilização dos metais foi de fundamental importância para algumas das sociedades que surgiram durante a Antiguidade.

    Através do domínio de técnicas de fundição, o homem teve condições de criar instrumentos mais eficazes para o cultivo agrícola, derrubada de florestas e a prática da caça. Além disso, o domínio sobre os metais teve influência nas disputas entre as comunidades que competiam pelo controle das melhores pastagens e áreas férteis. Dessa maneira, as primeiras guerras e o processo de dominação de uma comunidade sobre outra contou com o desenvolvimento de armas de metal.

    O primeiro tipo de metal utilizado foi o cobre. Com o passar dos anos o estanho também foi utilizado como outro recurso na fabricação de armas e utensílios. Com a junção desses dois metais, por volta de 3000 a.C., tivemos o aparecimento do bronze. Só mais tarde é que se tem notícia da descoberta do ferro. Manipulado por comunidades da Ásia Menor, cerca de 1500 a.C., o ferro teve um lento processo de propagação. Isso se deu porque as técnicas de manipulação da liga de ferro eram de difícil aprendizado.

    Contando com sua utilização, observamos que a maior resistência dos produtos e materiais metálicos teve grande importância na consolidação das primeiras grandes civilizações do Mundo Antigo. Assim, o uso do metal pôde influenciar tanto na expansão, como no desaparecimento de determinadas civilizações.

    Porque a idade dos metais foi importante?

  • #6 1 pt(s)

    Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.

    O texto refere-se ao movimento migratório denominado:

  • #7 1 pt(s)

    A pré-história costuma ser dividida em três períodos, paleolítico, neolítico e idade dos metais. São características do período paleolítico, EXCETO:

  • #8 1 pt(s)

    Qual foi o primeiro metal a ser fundido pelos seres humanos no período conhecido como Idade dos Metais?

  • #9 1 pt(s)

    “Já se afirmou ser a Pré-História uma continuidade da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura.”

    Sobre a Pré-história, qual das alternativas a seguir é INCORRETA?

  • #10 1 pt(s)

    "O termo Pré-história foi criado em 1851 e pretendia designar o período da vida da espécie humana anterior à invenção da escrita. A história seria estudada, portanto, a partir do momento em que surgiram os primeiros documentos escritos. Essa ideia é hoje muito criticada, afinal, os humanos que não sabiam escrever também têm história".

    Por que o termo Pré-História pode ser considerado inadequado?

  • #11 1 pt(s)

    Adaptado ao frio, media cerca de 1,65m e conseguia fabricar objetos de pedra. Também enterrava seus mortos, caçava de maneira organizada e conviveu durante muito tempo com o homem moderno. O texto descreve o:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por cristiane217 em 04/10/2020 e atualizado em 07/02/2022. Esse quiz foi resolvido 184 vezes.
5

Quiz+