• #1 1 pt(s)

    As atividades econômicas que iniciaram a ocupação do Brasil no in ício do século XVI foram:

  • #2 1 pt(s)

    Cada ano, vêm nas frotas quantidade de portugueses e de estrangeiros, para passarem às minas. Das cidades, vilas e recôncavos e sertões do Brasil, vão brancos, pardos mulatos e pretos, e muitos índios, de que os paulistas se servem. A mistura é de toda a condição de pessoas: Homens e mulheres, moços e velhos, pobres e ricos, nobres e plebeus, seculares e clérigos, e religiosos de diversos institutos, muitos dos quais não têm no Brasil convento nem casa.

    ANTONIL , André João. Das pessoas que andam nas minas e tiram ouro dos ribeiros. In. Cultura e opulência do Brasil, 1º ed., 1711.

    A descoberta de ouro em Minas Gerais, no final do século XVII, despertou a cobiça de uma massa significativa de indivíduos dos mais variados tipos.

    Como consequência da descoberta do ouro em Minas Gerais, podemos destacar:

  • #3 1 pt(s)

    Ao analisarmos um mapa do Brasil que tem como tema a Distribuição da População por estado, podemos verificar que a concentração populacional nos estados da região Sudeste – como São Paulo e Rio de Janeiro – é bem mais elevada que nos estados da região Norte – como Roraima e Amapá.

    Nesse caso, que tipo de mapa é objeto de análise?

  • #4 1 pt(s)

    Como se chama a parte explicativa do mapa, que indica as cores, os significados dos símbolos e desenhos usados no mapa?

  • #5 1 pt(s)

    Os processos de industrialização e de urbanização têm um custo ambiental extraordinário. Assim, a sociedade alterou profundamente a natureza, ignorando que ela tem uma dinâmica própria. As consequências dessas alterações causadas pelos seres humanos são, EXCETO:

  • #6 1 pt(s)

    Uma pessoa que trabalha com carteira assinada, esta dentro do mercado de trabalho informal.

  • #7 1 pt(s)

    Para transportar produtos de um lugar para outro, são necessárias redes de transportes e redes de comunicações eficientes. O bom funcionamento dessas redes pode baratear o produto, porém, se elas funcionarem mal, o consumidor pode pagar mais caro para compensar os prejuízos.

    Uma indústria brasileira quer enviar minério de ferro para um país da Europa. O meio de transporte mais eficaz e barato é o:

  • #8 1 pt(s)

    Em uma pesquisa, foram feitas questões sobre meios de transporte e de comunicação. No entanto, o entrevistador cometeu alguns enganos na elaboração dos enunciados. Apenas uma entre as cinco afirmações está correta. Assinale-a

  • #9 1 pt(s)

    No que se refere à temática da inclusão digital no Brasil, julgue o texto abaixo em VERDADEIRO ou FALSO.

    A exclusão digital é um fenômeno resultante essencialmente do fator demográfico, já que os jovens tendem a possuir maior acesso a recursos financeiros e maior habilidade computacional que as pessoas de idade mais elevada.

  • #10 1 pt(s)

    As tendências de queda nas taxas de natalidade em conjunto com o aumento da expectativa de vida têm provocado outro significativo fator da dinâmica populacional. Que fator é esse?

  • #11 1 pt(s)

    Existem quatro tipos de pirâmides etárias que refletem a estrutura da sociedade. Sobre esses tipos de pirâmides, assinale a alternativa INCORRETA:

  • #12 1 pt(s)

    A dinâmica demográfica brasileira ilustra o acelerado crescimento ocorrido a partir de 1940 [...]. Esse processo foi contínuo até 1960, quando o crescimento populacional atingiu o ápice, com taxas médias de crescimento de quase 3% ao ano. A partir daquela década, elas começaram a declinar até atingir 1,6% no censo de 2000 – e continuam em queda”.

    Sobre as variações no crescimento da população brasileira, assinale a alternativa que NÃO aponta um dos motivos de seu baixo crescimento recente.

  • #13 1 pt(s)

    O Brasil é conhecido por ser um país multiétnico. São colocados como os principais elementos formadores da nação brasileira:

  • #14 1 pt(s)

    No que diz respeito a populações tradicionais, julgue o texto a seguir em VERDADEIRO ou FALSO.

    No Brasil, a ocupação humana no entorno de unidades de conservação restringe-se a populações tradicionais, uma vez que é proibida a permanência de populações não tradicionais nesse tipo de território.

  • #15 1 pt(s)

    A SOBREPOSIÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E TERRITÓRIOS OCUPADOS POR POPULAÇÕES TRADICIONAIS É UM FATO: DADOS DE 2011 APONTAM A PRESENÇA DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS EM 37% DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO FEDERAIS, SENDO 14% EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE PROTEÇÃO INTEGRAL.

    Quando se trata de unidades de conservação de proteção integral onde há a presença de populações tradicionais, que alternativas podem revelar-se adequadas para enfrentar o problema?

    I – A retirada imediata das populações tradicionais das áreas ou unidade de conservação

    II – Manter a área como unidade de conservação e como território tradicional, através de uma gestão compartilhada.

    III – Transformar a área em unidade de conservação de uso sustentável.

    Está ou estão correta(s):

  • #16 1 pt(s)

    A população brasileira é:

  • #17 1 pt(s)

    Entende-se por crescimento vegetativo ou natural a:

  • #18 1 pt(s)

    O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), criado pela ONU, avalia com mais precisão as condições humanas e sociais de um país.

    Assinale a alternativa que apresente os indicadores utilizados na determinação do IDH.

  • #19 1 pt(s)

    A respeito da relação entre o papel social da mulher e o mercado de trabalho, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:

  • #20 1 pt(s)

    Atente para o seguinte excerto: “Em 2017, as pessoas que compuseram o grupo do 1% mais rico da população brasileira obtiveram rendimento médio mensal de R$ 27.213, enquanto a metade mais pobre da população chegou à marca de R$ 754, menos que um salário mínimo por mês. A desigualdade social entre os grupos chega a 36,1 vezes, entretanto, quando se separa por região, no Nordeste, a diferença chega a 44,9 vezes [...]”.

    Disponível em: https://economia.ig.com.br/2018-04- 11/desigualdade-renda-ibge.html

    O texto acima informa dados sobre a situação de distribuição de renda no Brasil e a concentração de riqueza entre os mais ricos e a população pobre.

    Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que as desigualdades sociais

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por marcia345 em 05/10/2020 e atualizado em 11/03/2021. Esse quiz foi resolvido 545 vezes.
5

Quiz+