• #1 1 pt(s)

    (PUC-SP) No período: "Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo", a palavra destacada expressa uma ideia de:

  • #2 1 pt(s)

    (Enem-2010)

    Os filhos de Anna eram bons, uma coisa verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, malcriados, instantes cada vez mais completos. A estouros. O calor era forte no apartamento que estavam aos poucos pagando. Mas o vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela plantara as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas.

    LISPECTOR, C. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

    A autora emprega por duas vezes o conectivo mas no fragmento apresentado. Observando aspectos da organização, estruturação e funcionalidade dos elementos que articulam o texto, o conectivo mas

  • #3 1 pt(s)

    (UFPB-2010) No fragmento “A vida ganhou em qualidade, prorrogando a juventude, sem com isso perder os benefícios da longevidade bem-vinda [...]", a oração destacada expressa ideia de:

  • #4 1 pt(s)

    (PUC-SP) Em: “… ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas…” a partícula como expressa uma ideia de:

  • #5 1 pt(s)

    (Fuvest-SP) "Podem acusar-me: estou com a consciência tranqüila." Os dois pontos (:) do período acima poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo entre as duas orações pela conjunção:

  • #6 1 pt(s)

    “Se não chover, irei à igreja”. O termo destacado é uma conjunção

  • #7 1 pt(s)

    (UEL-PR) – Não gostava muito de novelas policiais; admirava, porém, a técnica de seus autores. Comece com: Admirava a técnica…

  • #8 1 pt(s)

    (CESGRANRIO – 2011 – FINEP – Técnico – Suporte Técnico) – Considere a sentença abaixo.

    Mariza saiu de casa atrasada e perdeu o ônibus. As duas orações do período estão unidas pela palavra “e”, que, além de indicar adição, introduz a ideia de

  • #9 1 pt(s)

    (NCE-UFRJ) “Dicas para acelerar sem perder o ritmo”. Nessa frase, os dois conectivos sublinhados indicam, respectivamente:

  • #10 1 pt(s)

    (FGV) “… e eu sou acaso um deles, conquanto a prova de ter a memória fraca…”; a oração grifada traz uma ideia de:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por tais728 em 26/10/2020 e atualizado em 09/06/2021. Esse quiz foi resolvido 37 vezes.