• #1 1 pt(s)

    (FPS PE/2014)

    Com relação à primeira lei de Mendel, analise as proposições abaixo.

    1) Cada característica de um organismo é condicionada por dois fatores (genes alelos), um proveniente do pai e outro da mãe.

    2) Os dois fatores do par (ou alelos) são transmitidos para cada gameta, no momento da sua formação.

    3) Com a união dos gametas na fecundação, o par de alelos para cada característica é reconstituído.

    4) No momento da formação dos gametas, os alelos se separam indo apenas um para cada gameta.

    5) Um alelo do par é transmitido, dependente da sua manifestação.

    Estão corretas, apenas:

  • #2 1 pt(s)

    (UEPG PR/2009)

    De acordo com a primeira lei de Mendel, um caráter é determinado por um par de fatores (alelos) que se separam de forma independente na formação dos gametas. Assim, no momento da fecundação ocorre a combinação dos alelos carregados pelos gametas, gerando o genótipo do descendente.

    Sobre esse fenômeno, assinale o que for correto.

  • #3 1 pt(s)

    (UFLA MG/2000)

    A primeira Lei de Mendel refere-se:

  • #4 1 pt(s)

    (UCS RS/2009)

    A cor da pele humana depende de pelo menos dois pares de alelos, localizados em cromossomos homólogos. A interação gênica que determina a cor é denominada __________. Entretanto, a cor da pele pode sofrer variações influenciadas pelo ambiente, pois as pessoas que tomam banho de sol ficam bronzeadas, isto é, ficam com cor mais escura devido ao aumento do pigmento chamado ___________.

    Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas acima.

  • #5 1 pt(s)

    (UEL PR/2011)

    Um menino tem o lobo da orelha preso e pertence a uma família na qual o pai, a mãe e a irmã possuem o lobo da orelha solto. Esta diferença não o incomodava até começar a estudar genética e aprender que o lobo da orelha solto é um caráter controlado por um gene com dominância completa. Aprendeu também que os grupos sanguíneos, do sistema ABO, são determinados pelos alelos IA, IB e i. Querendo saber se era ou não filho biológico deste casal, buscou informações acerca dos tipos sanguíneos de cada um da família. Ele verificou que a mãe e a irmã pertencem ao grupo sanguíneo O e o pai, ao grupo AB.

    Com base no enunciado é correto afirmar que

  • #6 1 pt(s)

    (UEM PR/2012)

    Com base nos fundamentos da primeira lei de Mendel e nos conceitos comumente usados em genética, é correto afirmar:

  • #7 1 pt(s)

    (UFRS/2000)

    A Primeira Lei de Mendel ou Lei da Segregação dos Genes pode ser relacionada a uma das fases do processo meiótico. Assinale a alternativa que apresenta a fase referida.

  • #8 1 pt(s)

    (FUC-MT)

    Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:

  • #9 1 pt(s)

    (UFMT)

    Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada.

    I – Os caracteres são transmitidos dos pais para os filhos devido a informações contidas no sangue dos pais, que se concentram no esperma do homem e nas excreções vaginais da mulher.

    II – Os caracteres são transmitidos dos pais para os filhos devido a informações contidas no interior das células reprodutoras masculinas e femininas, chamadas gametas, que se unem na fecundação.

    III – Os cromossomos existem aos pares nas células e os genes ocupam um lugar definido no cromossomo, chamado locus gênico, assim, os genes também existem aos pares. Os pares de cromossomos semelhantes são chamados cromossomos homólogos, e os pares de genes que ocupam um mesmo locus nestes cromossomos são chamados genes alelos.

    Das afirmações acima está (estão) correta (s):

  • #10 1 pt(s)

    (UFMG)

    Indique a proposição que completa, de forma correta, a afirmativa abaixo:

    Por meiose, uma célula ________ com ________ cromossomos formará _______ células ­­­­­­­­­­­_________________, com _________ cromossomos cada uma.

  • #11 1 pt(s)

    Universidade de Fortaleza (Unifor)

    Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o seguinte:

    I. Cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se separam na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par

    II. Cada par de alelos presentes nas células diplóides separa-se na meiose, de modo que cada célula haplóide só recebe um alelo do par

    III. Antes da divisão celular se iniciar, cada molécula de DNA se duplica e, na mitose, as duas moléculas resultantes se separam, indo para células diferentes

    A primeira lei de Mendel está expressa em:

  • #12 1 pt(s)

    Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP)

    Sabe-se que, em determinada raça de gatos, a pelagem preta uniforme é condicionada por um gene dominante B e a pelagem branca uniforme, pelo seu alelo recessivo b. Do cruzamento de um casal de gatos pretos, ambos heterozigotos, espera-se que nasçam:

  • #13 1 pt(s)

    Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)

    A proporção 3 fenótipos amarelos para 1 fenótipo verde (3:1), obtida nas auto fecundações de ervilhas híbridas realizadas por Gregor Mendel no século XIX, demonstrou:

  • #14 1 pt(s)

    Universidade de São Paulo (FUVEST)

    O gene autossômico que condiciona pelos cur­tos no coelho é dominante em relação ao gene que determina pelos longos. Do cruzamento entre coelhos heterozigotos nasceram 480 co­elhinhos, dos quais 360 tinham pelos curtos. Entre esses coelhinhos de pelos curtos, o nú­mero esperado de heterozigotos é:

  • #15 1 pt(s)

    (UECE/2019)

    Um dos conceitos utilizados para compreensão de genética diz que a propriedade de um alelo de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica como em condição heterozigótica é causada por um gene

  • #16 1 pt(s)

    (SUPREMA/2015)

    Observe o que se lê no rótulo de uma garrafa de Coca-Cola:

    Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina

    A fenilcetonúria (PKU) é uma doença hereditária transmitida por herança autossômica de um par de alelos, que impede o metabolismo do aminoácido fenilalanina, provocando seu acúmulo nos tecidos, inclusive no tecido nervoso. Em consequência, surge uma deficiência mental acentuada e incurável. Assim, crianças fenilcetonúricas, nos primeiros anos de vida, devem evitar alimentos que contêm fenilalanina, para não se tornarem deficientes mentais. Se um casal normal tiver um filho com esta doença pode-se concluir que:

  • #17 1 pt(s)

    (FUVEST/2010)

    Numa espécie de planta, a cor das flores é determinada por um par de alelos. Plantas de flores vermelhas cruzadas com plantas de flores brancas produzem plantas de flores cor-de-rosa.

    Do cruzamento entre plantas de flores cor-de-rosa, resultam plantas com flores:

  • #18 1 pt(s)

    (PUC-RS/2014.2)

    A doença de Gaucher, autossômica recessiva, afeta o metabolismo dos lipídios. O afetado, se não tratado, tem aumento do fígado e do baço, anemia, diminuição de plaquetas e de glóbulos brancos, desgaste ósseo, fadiga, cansaço e atraso de crescimento. É correto afirmar que um paciente com esta doença transmite o gene defeituoso para:

  • #19 1 pt(s)

    (UFV)

    Frutos com fenótipo “Violeta” são os únicos resultantes de herança do tipo dominância incompleta entre cruzamentos de plantas com fruto “Roxo” e plantas com fruto “Branco”. Foram obtidas, de um cruzamento entre heterozigotas, 48 plantas. Espera-se que a proporção fenotípica do fruto entre as plantas descendentes seja:

  • #20 1 pt(s)

    (Pism – UFJF /2018)

    Até o início século XX a explicação mais aceita para a hereditariedade era a de que os gametas eram formados por partículas provindas de várias regiões do corpo e na fecundação eles se fundiam, misturando assim as características dos pais em um novo indivíduo. Mendel postulou que fatores, ou elementos, eram responsáveis pela transmissão de tais características e que eles são recebidos dos pais, via gametas.

    Marque a alternativa que representa de forma CORRETA as explicações de Mendel para a hereditariedade e os conceitos atuais da genética.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por marcos275 em 20/11/2020 e atualizado em 03/11/2021. Esse quiz foi resolvido 1374 vezes.
5

Quiz+