• #1 1 pt(s)

    Qual alternativa NÃO corresponde à estrutura das cartas formais?

  • #2 1 pt(s)

    Leia o texto abaixo:

    Goiânia, 08 de fevereiro de 2018.

    Caro editor,

    Gostaria de parabenizar os responsáveis pela reportagem sobre a região Centro Oeste, especialmente o destaque feito a Goiânia, capital onde nasci e vivo até hoje. Os aspectos sociais e culturais presentes na cidade foram brilhantemente descritos no texto e muito bem representados por meio das imagens que representam tão bem o nosso povo.

    Atenciosamente,

    J.S.

    A carta em questão corresponde a uma CARTA DO LEITOR. Marque V para "verdadeiro" e F para "falso".

  • #3 1 pt(s)

    Sobre a carta do leitor, é correto afirmar que...

  • #4 1 pt(s)

    Leia o texto abaixo:

    Campinas do Sul, 29 de Fevereiro de 2009.

    Assunto: computador entregue com estragos aparentes

    Exmo(s). Senhor (es),

    No último dia 05 de Fevereiro, dirigi-me ao seu estabelecimento, situado na Rua do equívoco, nº 2, como endereçado, a fim de comprar um computador. Após escolher o modelo que me interessou, solicitei que a mercadoria fosse entregue na minha casa. Para tanto, assinei a nota de encomenda e paguei a taxa para que fosse realizado o serviço. No dia 10 do mesmo mês, foi-me entregue o computador encomendado, no entanto, após ligar o aparelho na tomada constatei que o mesmo emitia mais de 8 apitos e não funcionava.

    Diante deste fato, recusei o computador e solicitei que me fosse enviado outro exemplar em excelente estado, o que faria jus ao valor já pago. Entretanto, até a presente data continuo à espera.

    O atraso na resolução do problema vem ocasionado vários transtornos ao meu cotidiano. Por este motivo, demando que outro computador de mesma marca e modelo seja entregue, sem falta, dentro de 3 dias úteis. Caso contrário, anularei a compra e exijo o dinheiro do pagamento de volta.

    Sem mais,

    João da Silva.

    A carta em questão trata-se do tipo:

  • #5 1 pt(s)

    Sobre as cartas do leitor, é correto afirmar que os seus interlocutores são:

  • #6 1 pt(s)

    Leia o texto abaixo:

    Maringá, 09 de julho de 2019.

    Prezado diretor Castro,

    Como estudante de ensino médio de seu colégio há 6 anos, acredito que não poderia estar mais contente em relação aos estudos vinculados à aptidão cognitiva. Porém, após alguns estudos autônomos e participações em palestras, acredito que o colégio, senhor Castro, necessita de atividades que envolvam a educação socioemocional. Desse modo, solicito ajustes em nosso plano estudantil para que este inclua aulas relacionadas com o desenvolvimento socioemocional.

    É inegável que o colégio, sob sua direção, é um lugar extremamente bem conceituado, inclui pessoas de todas as classes sociais e etnias. Entretanto, infelizmente, a socialização dentro das salas de aula não é tão eficiente quanto deveria ser. Durante meus estudos, aprendi que a solução para este problema é a inclusão de aulas de educação socioemocional, pois serviria como um elemento coesivo entre os alunos, além de também promover a diminuição da estratificação social no colégio.

    Não sei se o senhor tem conhecimento, mas na semana passada, após o colégio divulgar o resultado do simulado para o vestibular da UEM, formou-se um grupo, no whatsapp, de alunos que ficaram entre os dez primeiros colocados na referida avaliação, os demais, mesmo com outras habilidades que não envolvam tirar notas, foram excluídos e não participam dos eventos deles. O fato é preocupante, o senhor não concorda comigo?

    Por isso, senhor Castro, reforço meu pedido, pois acredito que atividades em grupo, envolvendo várias disciplinas, poderiam trabalhar habilidades socioemocionais, assim a frase “Ame ao próximo como a ti mesmo”, da aula de ensino religioso, seria colocada em prática.

    Atenciosamente, André Felipe Martins - aluno do 9º ano B

    O texto em questão trata-se de uma carta de solicitação. O primeiro parágrafo, desse tipo de carta, possui o objetivo de:

  • #7 1 pt(s)

    As cartas de solicitação e reclamação possuem caráter documental, portanto devem ser escritas na variação formal.

  • #8 1 pt(s)

    As cartas de reclamação...

  • #9 1 pt(s)

    Os interlocutores das cartas de solicitação e reclamação dependerão sempre das circunstâncias em que elas são inseridas.

  • #10 1 pt(s)

    As cartas do leitor são PREDOMINANTEMENTE argumentativas.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por jade567 em 20/11/2020 e atualizado em 03/11/2021. Esse quiz foi resolvido 925 vezes.
5

Quiz+