Leia o texto abaixo:
Maringá, 09 de julho de 2019.
Prezado diretor Castro,
Como estudante de ensino médio de seu colégio há 6 anos, acredito que não poderia estar mais contente em relação aos estudos vinculados à aptidão cognitiva. Porém, após alguns estudos autônomos e participações em palestras, acredito que o colégio, senhor Castro, necessita de atividades que envolvam a educação socioemocional. Desse modo, solicito ajustes em nosso plano estudantil para que este inclua aulas relacionadas com o desenvolvimento socioemocional.
É inegável que o colégio, sob sua direção, é um lugar extremamente bem conceituado, inclui pessoas de todas as classes sociais e etnias. Entretanto, infelizmente, a socialização dentro das salas de aula não é tão eficiente quanto deveria ser. Durante meus estudos, aprendi que a solução para este problema é a inclusão de aulas de educação socioemocional, pois serviria como um elemento coesivo entre os alunos, além de também promover a diminuição da estratificação social no colégio.
Não sei se o senhor tem conhecimento, mas na semana passada, após o colégio divulgar o resultado do simulado para o vestibular da UEM, formou-se um grupo, no whatsapp, de alunos que ficaram entre os dez primeiros colocados na referida avaliação, os demais, mesmo com outras habilidades que não envolvam tirar notas, foram excluídos e não participam dos eventos deles. O fato é preocupante, o senhor não concorda comigo?
Por isso, senhor Castro, reforço meu pedido, pois acredito que atividades em grupo, envolvendo várias disciplinas, poderiam trabalhar habilidades socioemocionais, assim a frase “Ame ao próximo como a ti mesmo”, da aula de ensino religioso, seria colocada em prática.
Atenciosamente, André Felipe Martins - aluno do 9º ano B
O texto em questão trata-se de uma carta de solicitação. O primeiro parágrafo, desse tipo de carta, possui o objetivo de: