• #1 1 pt(s)

    (Esan-SP)

    Na Alemanha do século XVI, havia grande contradição entre o que a Igreja católica pregava e o que se praticava. Nos principados as dificuldades eram enormes. Os camponeses sentiam-se sobrecarregados de impostos. As cidades ansiavam por liberdade. O clero desprezava a missão espiritual. Muitos bispos levavam uma existência de prazer, o que ofendia os crentes sinceros e simples. Os abusos apontados no enunciado geraram o ambiente favorável à aceitação do novo credo sustentado por:

  • #2 1 pt(s)

    (Unifesp)

    “Se um homem não trabalhar, também não comerá”

    O texto acima traduz a ideia defendida pelo:

  • #3 1 pt(s)

    (FCC-SP)

    O Ato de Supremacia, promulgado por Henrique VIII, na Inglaterra, contribuiu para:

  • #4 1 pt(s)

    (UFRN)

    No século XVI surgiu, na Europa, um movimento de caráter religioso, político e econômico que deu origem à Reforma protestante, iniciada como uma reação:

  • #5 1 pt(s)

    (PUC-PR)

    Nos começos do século XVI teve início a Reforma Religiosa, com a atuação de Martinho Lutero, monge agostiniano, então em Wittenberg. Sobre as causas desse movimento, é correto afirmar:

    I – Os reformados tiveram apoio da burguesia, desejosa de firmar sua atividade capitalista de obter lucros, limitados pela Igreja e indicativos de pecado.

    II – Um sentimento nacionalista surgira na Alemanha e Norte da Europa, passando o papa a ser visto como um estrangeiro a interferir em assuntos internos.

    III – Em matéria de religião ocorreu o abuso de setores do clero, com a exploração das “relíquias sagradas” e venda de indulgências.

    IV – O documento inicial que desencadeou a Reforma Luterana foi a Declaração de Augsburgo, redigida por Felipe Melanchton.

    V – Ao tempo do início da Reforma Luterana era papa Júlio II, mecenas do Renascimento e que interpretou o ato de rebeldia de Lutero como uma simples querela de agostinianos contra dominicanos.

    Estão corretas:

  • #6 1 pt(s)

    (Vunesp-1998)

    “O Pai e o Filho vêm a um homem e nele fazem sua morada, se ele amar Jesus Cristo (São João, XV, 23). Daí resulta a necessidade das obras porque o amor, a caridade só se manifesta pelas obras (São João, XIV, 21; Mateus, VII, 21), são obras que contam e Deus dará a cada um segundo suas obras.”

    (Roland Mousnier, Os séculos XVI e XVII. In História Geral das Civilizações.)

    A importância do acúmulo gradual de boas obras para a salvação da alma é uma concepção:

  • #7 1 pt(s)

    (UEPA-2001)

    Que coragem afinal é a dele, o Dr. Patinha de Gato, o novo Papa de Wittemberg, o Dr. Cadeira de Balanço, o amante dos banhos de sol? Ah, ele afirma que não deve haver revolta porque a espada foi entregue por Deus aos governantes. Mas o poder da espada pertence a toda a comunidade! As pregações de Münzer gozaram de popularidade nas comunidades rurais, isto porque:

  • #8 1 pt(s)

    (VUNESP-2006)

    Thomas Münzer liderou os anabatistas, camponeses que inspirados nas teses luteranas passaram a confiscar terras, inclusive da nobreza, rompendo com a estrutura feudal. A atitude de Lutero, propositor da Reforma, frente ao anabatismo foi de:

  • #9 1 pt(s)

    (PUC-MG)

    Na Alemanha, no século XVI, o monge agostiniano Martinho Lutero levantou-se contra os abusos cometidos pelo papado de Roma, desencadeando um movimento que ficou conhecido por Reforma Protestante.

    Sobre esse movimento, é INCORRETO afirmar que:

  • #10 1 pt(s)

    (UFMG)

    Todas as alternativas contêm pregações dos protestantes à época da Reforma, EXCETO:

  • #11 1 pt(s)

    (PUC-SP 2018/1)

    A Reforma Protestante, iniciada em 1517 com Lutero, espalhou-se pela Europa nas décadas seguintes, alimentando revoltas sociais e conflitos políticos. Entre os reformadores, Calvino mostrou-se mais radical em sua crítica ao catolicismo por que:

  • #12 1 pt(s)

    (Acafe 2018/1)

    “Erram os pregadores de indulgências quando dizem que pelas indulgências do papa o homem fica livre de todo pecado e que está salvo”. Este é um dos pontos das 95 teses divulgadas por Martinho Lutero na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, em 1517, que está completando 500 anos em 2017. Acerca do contexto da reforma protestante, da atuação de Lutero e do avanço do movimento reformista na igreja europeia é correto afirmar, exceto:

  • #13 1 pt(s)

    (Acafe 2017/1)

    No ano de 2017 lembra-se os 500 anos da Reforma Protestante. A publicação das 95 teses de Martinho Lutero iniciou um confronto entre Roma e o monge agostiniano.

    Considere a Reforma Protestante e seus desdobramentos, ocorrida na Europa, e analise as afirmações a seguir.

    I - A ética Calvinista glorificava o trabalho e o lucro e classificava a riqueza como uma graça divina.

    II - Para reforçar o catolicismo na Inglaterra e, com o apoio do Papa Clemente, Henrique VII fundou a Ordem Anglicana.

    III - Em sua doutrina, Lutero manteve o celibato e a liturgia em latim.

    IV - Excomungado pela Igreja Católica, Lutero recebeu a proteção da nobreza alemã.

    Todas as afirmações corretas estão em:

  • #14 1 pt(s)

    (Acafe 2017/2)

    Em 2017 completam-se os 500 anos da Reforma Protestante. Iniciada em 1517, promoveu transformações religiosas e políticas na Europa moderna.

    Sobre os eventos que têm relação com a Reforma Protestante é correto afirmar, exceto:

  • #15 1 pt(s)

    (URCA 2017/1)

    Os reformadores estavam interessados sobretudo na volta dos ensinamentos de São Paulo e Santo Agostinho, não só rejeitavam a ideia humanista de um revivescimento das realizações pagãs, mas propunham alijar praticamente todo o conjunto das instituições e doutrinas do fim da Idade Moderna. Assim, pode-se afirmar corretamente sobre a Reforma Protestante que:

  • #16 1 pt(s)

    (INAZ do Pará - 2019 - Prefeitura de Magalhães Barata - PA - Professor - História)

    Conforme o historiador francês Jean Delumeau, o período entre os séculos XIV e XVI foi marcado por uma grande crise religiosa na Europa. A Igreja Católica se viu acossada por uma série de movimentos religiosos dissidentes, conhecidos como reformas protestantes. A resposta da instituição foi, também, um conjunto de mudanças denominadas como reforma católica ou contrarreforma.

    DELUMEAU, Jean. A Reforma: por quê? São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1989.

    São aspectos presentes na dinâmica das reformas religiosas da Europa moderna, exceto:

  • #17 1 pt(s)

    (FUNDATEC - 2020 - Prefeitura de Santo Augusto - RS - Professor III - História)

    A Reforma foi colocada em movimento no início do século XVI, quando Martinho Lutero afixou suas 95 teses às portas da Igreja do Castelo da cidade, e logo se espalhou pela Europa e outros continentes. No entanto, apesar de ter sensibilizado muitos, muitas de suas propostas chocaram com práticas multisseculares, cujas raízes estavam presas na consciência religiosa das pessoas, como os rituais e missas e o culto aos santos. A respeito das implicações da Reforma e do conflito entre a Igreja tradicional e o movimento de reforma, assinale a alternativa correta.

  • #18 1 pt(s)

    ( FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Lagoa Santa - MG - Professor)

    As religiões protestantes, apesar de terem surgido numa época mais recente, não tardaram a penetrar na África através das missões que seguiam o processo de ocupação e colonização. [...] o crescimento dos números de fiéis é relativamente maior após as independências. [...] Alguns fatores – como a compra de emissoras de rádio e televisão, o envio de missionários e as facilidades de trânsito – contribuíram para esse crescimento, mas ainda não se verifica nenhum país com maioria protestante. LOPES, Ana Mónica; ARNAUT, Luiz. História da África, uma introdução. Belo Horizonte: Crisálida, 2005, p. 28.

    Tendo em vista os elementos arrolados para explicar essa pequena inserção do protestantismo na África, de acordo com os autores, é correto afirmar que:

  • #19 1 pt(s)

    (INSTITUTO AOCP - 2020 - Prefeitura de Betim - MG - Professor - História)

    Assinale a alternativa correta referente à Reforma e à Contrarreforma religiosa na Europa.

  • #20 1 pt(s)

    ( CONSULPAM - 2015 - Prefeitura de Nova Olinda - CE - Professor - História)

    Quem foi o imperador alemão na época da reforma de Lutero?

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por marcos275 em 24/11/2020 e atualizado em 06/01/2022. Esse quiz foi resolvido 251 vezes.
5

Quiz+