• #1 1 pt(s)

    Em todo Brasil é celebrado in memoriam em novembro o mês da Consciência Negra. Seu marco é o dia 20 de novembro, data relacionada à morte do líder pela luta da liberdade dos escravos: Zumbi dos Palmares.

    A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 296/15 , do deputado Valmir Assunção (PT-BA), que transforma o Dia Nacional da Consciência Negra em feriado em todo o País.

    Escolha apenas a alternativa correta:

  • #2 1 pt(s)

    No século XV (15) milhares de negros foram traficado para todas as partes do mundo em situação de escravidão, eles não eram escravos em seus países foram colocados em situação de escravidão pelo Rei de Portugal e trazido para as terras brasileiras, formando dessa forma um processo de imigração (quando pessoas são trazidas de outros países) no caso dos negros vieram do continente Africano, assim mudaram as características dos povos da população no Brasil.

  • #3 1 pt(s)

    Na África foram vendidos pelos seus próprios patriotas em troca de lucro (dinheiro). Os primeiros chegaram ao Brasil em navios, passando fome, vivendo de maneira indigna e desrespeitosa trabalhavam na plantação de cana de açúcar, nas exploração de ouro, nos cafezais, limpando as casas das princesas e baronesas. Os negros trabalhavam sem salário, pouca dignidade, apanhavam e viviam de forma desumana em galpões chamados senzalas (locais sem higiene onde ficavam amarrados quando queriam fugir dos chicotes do capitão do mato (uma espécie de vigia).

    Escolha a questão errada.

  • #4 1 pt(s)

    Os negros resistiram a dor e ser organizaram, e lutaram, começaram a fugir criando um refúgio chamado quilombo (que eram comunidades de difícil localização onde se escondiam do carrasco capitão do mato).

    O Quilombo eram comunidades que abrigavam os negros que fugiam do trabalho forçado.

  • #5 1 pt(s)

    Sobre a história dos negros brasileiros.

    Escolha a questão errada:

  • #6 1 pt(s)

    Após séculos de luta, no Brasil e em diferentes partes do mundo houve e existem pessoas em situação de escravidão, porém, no Brasil em 1888 através de tratados políticos os navios negreiros foram proibidos e os negros brasileiros ganharam as cartas de alforria.

    Falso ou verdadeiro, escolha.

  • #7 1 pt(s)

    Hoje temos no planeta grandes personalidades negras que são famosas, ricas e que provam a todo tempo que a história estava errada e que negro pode estar onde escolherem estar e que são talentosos, inteligentes e que são os melhores em muita coisa grande e importante.

    Quais desses nomes abaixo são celebridades negras:

    Escolha a questão correta.

  • #8 1 pt(s)

    O Quilombo era referência de produtividade, sustentabilidade e fartura. Sua economia era baseada na agricultura. Por isso a população de Palmares era símbolo de prosperidade e organização social.

  • #9 1 pt(s)

    Zumbi dos Palmares não foi o maior líder pela luta da liberdade dos escravos, isso é uma informação irreal.

  • #10 1 pt(s)

    Observe as informações:

    Edson Arantes do Nascimento está vivo, e é conhecido no futebol mundial como Rei Pelé.

    Barack Obama é um político norte-americano foi um dos homens que presidenciou os Estados Unidos um dos países mais poderosos do mundo.

    Ambos são celebridades negras que são e foram homens importantes para o mundo.

  • #11 1 pt(s)

    Qual é a alternativa correta?

  • #12 1 pt(s)

    Encontre a alternativa correta:

  • #13 1 pt(s)

    Taís Araújo é artista das novelas da rede Globo, e, se soma ao grupo de mulheres públicas vinculadas à ONU na Prevenção e a Eliminação da Violência, Taís tem sido uma das negras no enfrentamento ao racismo e ao sexismo no Brasil

  • #14 1 pt(s)

    Encontre a questão errada sobre Nelson Mandela, um dos líderes do negros na história:

  • #15 1 pt(s)

    Você estudou sobre Nelson Mandela, leia as informações e assinale a alternativa que está correta.

  • #16 1 pt(s)

    No ano de 1950 nos Estados Unidos, novas leis duras aos negros foram impostas pelo governo, numa ação que levou à tomada de terras de negros, mestiços e indianos; mais de cinquenta mil negros moravam em Joanesburgo, e foram todos desalojados e mandados para guetos, ruas e debaixo de pontes em 1953.

    Qual é a alternativa errada?

  • #17 1 pt(s)

    Em 26 de junho de 1952 iniciou-se o Dia do Protesto e Mandela torna-se seu porta-voz e chefe nacional; por todo o país, os negros foram convocados por Mandela a entrar em espaços reservados aos brancos - em banheiros, escritórios públicos, correios, etc. Esse protesto resultou na prisão de Mandela junto a outros companheiros de luta.

  • #18 1 pt(s)

    Nelson Mandela não era negro, não era da África e não lutou pelos direitos dos negros.

  • #19 1 pt(s)

    Por toda a parte do mundo observou-se nas leituras e discussões que existem imigração e a migração de negros em todos os estados do Brasil e a imigração desses para diversos países do mundo. O negro hoje não é da África ele está em todos os lugares do mundo.

  • #20 1 pt(s)

    É preciso acabar com as mentalidades racistas, todos somos seres humanos, todos temos direitos iguais no mundo. A cor é tinta da pele, o preconceito é maldade, é ser desrespeitoso com o próximo, o amigo e o vizinho.

    Qual a alternativa correta diante de uma atitude cheia de preconceitos, discriminação e racismo?

  • #21 1 pt(s)
    • Martin Luther King
    • Zumbi dos Palmares
    • Nelson Mandela

    Todos são símbolos de luta contra a discriminação racial e são lembrados pelo movimento a favor dos direitos da pessoa negra.

  • #22 1 pt(s)

    Com sua luta a população afro-americana conquistou livre acesso a lugares públicos como parques, lanchonetes e bibliotecas, pois nem dentro das igrejas os negros podiam entrar no passado, não podiam votar e eram tratados como povo menor e sem Deus.

    Olhem o absurdo: Os brancos que entravam nos ônibus deveriam se sentar nas primeiras fileiras e continuar a preencher os lugares do início para o fim, os negros ficavam ao fundo dos ônibus, era essa a lei do país. Quando um branco entrava, toda uma fileira de negros deveria se levantar em respeito aos brancos, greves e protestos ele conseguiu mudar essa lei.

    Qual a alternativa errada?

  • #23 1 pt(s)

    Após a vitória, o líder King comandou greves, marchas, foi ele que criou o discurso: “Eu tenho um sonho” (“I have a dream”, em inglês). Liderou marcha em março de 1965 para exigir o direito ao voto para todos os cidadãos negros, mais de três mil pessoas começaram o trajeto de mais de 80 quilômetros, o grupo negro mexeu os poderes políticos e mudaram a lei e todos os negros passaram a votar nos Estados Unidos.

  • #24 1 pt(s)

    Não existem negros ricos, importantes ou famosos no mundo.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por dayane670 em 02/12/2020 e atualizado em 05/01/2022. Esse quiz foi resolvido 167 vezes.
5

Quiz+