• #1 1 pt(s)

    Sobre as características da obra de Clarice Lispector, é correto afirmar:

  • #2 1 pt(s)

    Enem - 2013

    Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas antes da pré-história havia a pré-história da pré-história e havia o nunca e havia o sim. Sempre houve. Não sei o quê, mas sei que o universo jamais começou.

    [...]

    Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever. Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da pré-pré-história já havia os monstros apocalípticos? Se esta história não existe, passará a existir. Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos – sou eu que escrevo o que estou escrevendo. [...] Felicidade? Nunca vi palavra mais doida, inventada pelas nordestinas que andam por aí aos montes.

    Como eu irei dizer agora, esta história será o resultado de uma visão gradual – há dois anos e meio venho aos poucos descobrindo os porquês. É visão da iminência de. De quê? Quem sabe se mais tarde saberei. Como que estou escrevendo na hora mesma em que sou lido. Só não inicio pelo fim que justificaria o começo – como a morte parece dizer sobre a vida – porque preciso registrar os fatos antecedentes.

    LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998 (fragmento).

    A elaboração de uma voz narrativa peculiar acompanha a trajetória literária de Clarice Lispector, culminada com a obra A hora da estrela, de 1977, ano da morte da escritora. Nesse fragmento, nota-se essa peculiaridade porque o narrador

  • #3 1 pt(s)

    Sobre a prosa de Clarice Lispector, considere as seguintes afirmativas:

    I. A originalidade de sua obra, aliada à força de sua linguagem e à intensidade das emoções das suas personagens, provocou um incômodo estranhamento nos leitores. A crítica literária não compreendeu de imediato as inovações propostas em seu primeiro romance, Perto do coração selvagem.

    II. A força e a síntese de seus textos aproximam sua prosa aos elementos da poesia, elementos que fizeram de Clarice uma escritora única em nossa Literatura.

    III. A escritora adotou em sua obra elementos da introspecção psicológica tradicional ao desvendar o universo mental da personagem de forma linear.

    IV. Sua linguagem é direta e simples: priorizou em sua obra as tradicionais técnicas de estrutura da narrativa.

    V. Embora tenha iniciado sua carreira literária em uma época em que os romancistas brasileiros voltavam-se para a Literatura regionalista ou para a Literatura de denúncia social, Clarice priorizou elementos como o universalismo e os questionamentos existenciais inerentes ao ser humano.

    Estão corretas:

  • #4 1 pt(s)

    (UFV-MG) Assinale a alternativa em que há uma característica que não corresponde ao Modernismo em sua primeira fase (1922-1930).

  • #5 1 pt(s)

    (UFPI-PI) A alternativa em que todas as características correspondem ao Modernismo é:

  • #6 1 pt(s)

    (PUC-Campinas-SP) Assinale a alternativa em que se encontram preocupações estéticas da primeira geração modernista.

  • #7 1 pt(s)

    (Unijuí-RS) Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade, é considerado um livro revolucionário porque:

  • #8 1 pt(s)

    (VUNESP-SP)

    08. Irene preta/ Irene boa/ Irene sempre de bom humor/ Imagino Irene entrando no céu:/ Licença, meu branco! / E São Pedro bonachão: / Entra, Irene, você não precisa pedir licença.

    Pode-se enquadrar o poema acima no Modernismo, pois o poeta:

  • #9 1 pt(s)

    (UFRS) O romance de Clarice Lispector:

  • #10 1 pt(s)

    (PUCSP) A Semana de Arte Moderna (1922), expressão de um movimento cultural que atingiu todas as nossas manifestações artísticas, surgiu de uma rejeição ao chamado colonialismo mental, pregava uma maior fidelidade à realidade brasileira e valorizava sobretudo o regionalismo. Com isto pode-se dizer que:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por clevania217 em 15/12/2020 e atualizado em 05/01/2022. Esse quiz foi resolvido 294 vezes.
5

Quiz+