• #1 1 pt(s)

    Em 1500, os portugueses chegaram nas terras que hoje correspondem ao Brasil. Sobre esse fato, o período chamado de colonial compreende os anos de 1500 a 1822?

  • #2 1 pt(s)

    Entre os anos de 1821 e 1822, Dom Pedro I ocupou o cargo de príncipe regente do Brasil. Mesmo durando um breve período de tempo, o governo provisório de Dom Pedro foi marcado por um conjunto de transformações bastante intensas. Sobre o período de regência de D. Pedro I, é incorreto afirmar que:

  • #3 1 pt(s)

    A Primeira República é um período também conhecido como República Velha e ficou marcada pelo poder político concentrado nas oligarquias. A grande desigualdade social e a repressão governamental que caracterizaram esse período motivaram uma série de revoltas e rebeliões populares. Selecione a alternativa abaixo que apresenta uma rebelião do período da Primeira República:

  • #4 1 pt(s)

    A partir de 1968, a Ditadura Militar ampliou o seu aparato repressor, concluindo esse processo de fechamento do regime com o decreto do AI-5. Em diversas frentes, a repressão da ditadura atuou para reprimir os movimentos sociais, como o estudantil, o operário ou até mesmo a demonstração de oposições entre os próprios deputados. O fechamento do regime fez com que muitos opositores se lançassem à resistência armada, movimento que atuou para derrubar a ditadura pela via armada, entre 1968 e 1973. Dos nomes listados abaixo, selecione aquele que NÃO se envolveu com a resistência armada:

  • #5 1 pt(s)

    Uma das medidas desenvolvidas pelo governo do Ceará, no contexto da grande seca de 1915, foi:

  • #6 1 pt(s)

    A história do Brasil é recheada de frases proferidas ou escritas por políticos famosos que pretendiam marcar permanentemente a passagem deles pelos governos. Frente a essa situação, indique a alternativa que expressa corretamente a frase e seu autor.

  • #7 1 pt(s)

    Como ficaram conhecidas as tropas brasileiras que foram enviadas para lutar no fronte italiano a partir de junho de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial?

  • #8 1 pt(s)

    Um evento ocorrido em Portugal foi de suma importância para a deflagração da Independência do Brasil, já que obrigou D. João VI a cruzar novamente o Atlântico, em retorno a Portugal. Qual foi esse evento?

  • #9 1 pt(s)

    Antes da Revolução de 1930, o Partido Republicano do Rio Grande do Norte conseguiu lançar a candidatura e eleger, pela primeira vez na história do Brasil, a primeira mulher para um cargo político, o de prefeita do município de Lajes, em 1929. Essa mulher era:

  • #10 1 pt(s)

    Durante o processo de industrialização da economia brasileira, dois presidentes se destacaram no estímulo ao desenvolvimento deste setor econômico. São eles:

  • #11 1 pt(s)

    [QUESTÃO BÔNUS]

    A Guerra do Paraguai, considerada o maior conflito armado da história da América do Sul, além de provocar a morte de inúmeros paraguaios, brasileiros, argentinos e uruguaios, foi a causa do desequilíbrio econômico e do aumento substancial das dívidas externas dos países envolvidos no conflito. Apesar disso, a guerra foi um "bom negócio" para:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por marcelo605 em 14/01/2021 e atualizado em 05/01/2022. Esse quiz foi resolvido 103 vezes.
5

Quiz+