• #1 1 pt(s)

    De acordo com seus conhecimentos e leituras sobre a questão da origem ou surgimento da filosofia, como podemos identificar a presença da filosofia dentro de um pensamento reflexivo diante da natureza ou do mundo em volta de si

  • #2 1 pt(s)

    Nós e a filosofia... É bastante comum algumas indagações em torno da Filosofia e dos filósofos. Diz-se da pessoa do filósofo, como um ser que vive no mundo da lua e que não tem a mínima noção dos acontecimentos à sua volta. Dito isso, há uma afirmação com humor que indica a seguinte frase:

  • #3 1 pt(s)

    O ser humano é dotado de razão e inteligência, se a atividade racional é uma característica inerente ao ser humano podemos dizer que qualquer um pode filosofar independente de ser filósofo ou não. Heidgger afirma que "Mesmo que não saibamos expressamente nada de filosofia, já estamos na filosofia porque a filosofia está em nós e nos pertence; e, em verdade, no sentido de que já sempre filosofamos. [...]. Isso quer dizer que...

  • #4 1 pt(s)

    Se há presença em nós de uma reflexão que ultrapassa o bem estar das coisas necessárias e fundamentais. Podemos estabelecer valorização sob nossas ações; quando julgamos, ponderamos ou afirmamos que alguém é baixo, alto possui isso ou aquilo, ou seja, delimitamos e estabelecemos sentido. Dentro dessas possibilidades do viver reflexivo podemos afirma que para nós, não basta a realização de atividades vitais de nutrição, crescimento e sensação. O nosso viver é um viver reflexivo em alguma medida.

  • #5 1 pt(s)

    O ser humano pode se encontrar de diversas maneiras com o pensar reflexivo. Afinal, há "diversas possibilidades, múltiplos níveis e graus de lucidez". Em outras palavras, o homem pode ou não se aprofundar na reflexão filosófica. Indagação essa feita por Maquiavel.

  • #6 1 pt(s)

    Sócrates foi um exemplo da busca incessante pelo saber. Julgado pelos atenienses em 399 aC. Cuja alegação que seu exame filosófico teve inicio quando foi revelado ao seu amigo Querefonte, em consulta ao deus de Delfos, que não haveria homem mais sábio do que ele. O diálogo que retrata esse momento encontra-se na obra "Defesa de Sócrates" escrita por seu discípulo

  • #7 1 pt(s)

    O estranhamento de Sócrates foi ter sido considerado pelo deus como o mais sábio dos homens. Logo ele, que nada supunha saber, que tinha consciência da sua ignorância. Dito isso, revela-se a famosa frase de Sócrates... "só sei que nada sei"

  • #8 1 pt(s)

    Uma das atitudes criticas da filosofia é a investigação que foi traçada por Sócrates. Os filósofos não consideram saber aquilo que os outros têm por sabido nem tampouco dão por estabelecido qualquer conhecimento que não tenha sido passado por algum crivo da verdade. Nada existe que não possa ser investigado ou inquirido. Com isso o filósofo francês Merleau-Ponty (1908-1961) resume isso dessa forma: ... "O que caracteriza o filósofo é o movimento que levaria incessantemente do saber à ignorância, da ignorância ao saber, e um certo repouso neste movimento [...]

  • #9 1 pt(s)

    O pensamento filosófico dever ser reflexivo, ou seja tem de voltar-se para sim mesmo; cuja palavra reflexão, que significa "curvar ou dobrar." como um atleta, ao fazer abdominal, ele curva sobre si mesmo. O pensamento reflexivo, é aquele que se dobra sobre si mesmo, ou seja, pensa-se sobre si próprio. Refletir é pensar com rigor sobre o próprio pensamento. Isso quer dizer,

  • #10 1 pt(s)

    Sócrates: __ Mas o que te perguntei, Teeteto, não foi isso: do que é que há conhecimento, nem quantos conhecimentos particulares pode haver; minha pergunta não visava enumerá-los um por um; o que desejo saber é o que seja o conhecimento em si mesmo. Será que não me exprimo bem?

    Teeteto: __ Ao contrário; exprimes-te com muita precisão.

    S: __ Considera também o seguinte: se alguém nos perguntasse a respeito de alguma coisa vulgar e corriqueira, por exemplo: o que é lama, e lhe respondêssemos que há a lama dos oleiros, a dos construtores de fornos e a dos tijoleiros, não nos tornaríamos ridículos?

    T: __ É provável.

    S: __ Para começar, por imaginarmos que nosso interlocutor compreende o que dizemos quando falamos em lama, muito embora acrescentemos que se trata da lama de fabricantes de bonecas ou a de qualquer outro artesão. Ou achas que alguém entenderá o nome de alguma coisa, se desconhece sua natureza?

    Nesse diálogo entre Sócrates e Teeteto, Sócrates não define o que é conhecimento, considerando as ideias de Teeteto sobre o tema em questão inconsistentes. Porque elas não se tratavam do conhecimento propriamente dito, ou seja, o conhecimento em si.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por maria360 em 11/02/2021 e atualizado em 13/01/2022. Esse quiz foi resolvido 1583 vezes.
5

Quiz+