• #1 1 pt(s)

    O Carnaval no Brasil teve origem no entrudo, que chegou ao país em 1641, no Rio de janeiro, junto aos portugueses. A festa acontecia nos três primeiros dias antes da quaresma e era dividido em dois tipos: popular e familiar. O entrudo popular era realizado nas ruas e havia o costume de se jogar água, ovos e farinha entre as pessoas. Já o familiar acontecia nas pernas e o costume era jogar "limão-de-cheiro" um nos outros.

  • #2 1 pt(s)

    O primeiro baile de carnaval do Brasil aconteceu no Largo do Rocio, na cidade do Rio de Janeiro, em 1840. Ele foi organizado por uma atriz italiana que pretendia trazer ao Brasil algumas influências do carnaval veneziano.

  • #3 1 pt(s)

    No carnaval as pessoas usam fantasia por que: o Carnaval brasileiro tem raízes europeias vindas da Roma antiga, onde havia a tradição de se festejar nas ruas em homenagem aos Deuses. Marcados por excessos desde sua origem, os foliões escapavam das punições usando disfarces. Na Itália do século XV, por exemplo, pessoas da nobreza usando máscaras escondiam a identidade para conseguir cair na gandaia nos bailes da corte. O que começou com o uso de máscaras e perucas é hoje uma das principais atrações do Carnaval: as fantasias. É claro que, com o tempo, o intuito passou a ser usar roupas engraçadas e malucas chamativas também.

  • #4 1 pt(s)

    A Quarta-feira de Cinzas marca o fim definitivo do Carnaval no Brasil e o início da Quaresma. Ela tem esse nome porque havia o costume de se marcar a testa dos fieis com as cinzas de uma fogueira em sinal de penitência.

  • #5 1 pt(s)

    Os desfiles das escolas de samba sempre trazem uma ala que homenageia as mulheres baianas, com seus vestidos brancos de saia longa e rodada. O costume relembra as senhoras que abrigavam os sambistas quando esses ainda eram marginalizados pela sociedade. A ala precisa ter, pelo menos, 50 baianas nas escolas de São Paulo e 70 nas do Rio de Janeiro. Caso não cumpra o requisito, se perde 0,5 ponto na apuração carioca e 0,1 na paulista.

  • #6 1 pt(s)

    A primeira música reconhecida como marcha de carnaval foi “Abre Alas”, composta pela pianista e regente Chiquinha Gonzaga, em 1889, para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro.

  • #7 1 pt(s)

    A primeira escola de samba do Brasil foi a "Deixa Falar", criada no bairro do Estácio, no Rio de Janeiro, em 1928, por Nilton Basto, Ismael Silva, Silvio Fernandes, Oswaldo Vasques, Edgar, Julinho, Aurélio, entre outros.

  • #8 1 pt(s)

    O termo “escola de samba” foi usado, pois na rua Estácio, onde aconteciam os ensaios, havia também uma escola normal destinada a estudantes. O local era vizinho da "Deixa Falar". A escola, posteriormente, deu origem à Estácio de Sá, que conserva ainda hoje as cores vermelho e branco em suas bandeiras.

  • #9 1 pt(s)

    Os blocos de rua brasileiros surgiram na segunda metade do século XIX e contavam com a participação de membros das elites urbanas. Neles desfilavam pessoas fantasiadas, carros decorados e bandas musicais.

  • #10 1 pt(s)

    O primeiro bloco de carnaval do Brasil foi o "Congresso das Sumidades Carnavalescas", fundado no Rio de Janeiro, em 1855. O mais curioso é que um dos seus fundadores foi o escritor José de Alencar.

  • #11 1 pt(s)

    O Galo da Madrugada é um bloco carnavalesco que sai todo sábado de carnaval do bairro de São José, na região central da cidade do Recife, em Pernambuco. Desde 1995 ele é considerado pelo Guinness Book (o livro dos recordes) o maior bloco de carnaval do mundo. O bloco nasceu em 1978 no bairro de São José com o nome de "Clube de Máscaras Galo da Madrugada", tendo sido criado por um grupo comandado por Enéas Freire. A ideia era resgatar o caráter popular do carnaval de rua pernambucano e valorizar a cultura local, como o frevo, maracatu, ciranda, caboclinho e o manguebeat.

  • #12 1 pt(s)

    Sobre o surgimento dos bonecos de Olinda: A tradição de construir bonecos gigantes surgiu na Europa, provavelmente durante a Idade Média. Começou com as religiões pagãs, que traziam seus mitos como grandes figuras. O costume chegou ao Brasil junto com os portugueses em festividades religiosas na figura de santos católicos. Em Olinda (PE), a brincadeira começou com a histórica do "Homem da Meia-Noite", em 1931. A lenda é que todos os dias, exatamente à meia-noite, um homem muito bonito seguia a pé pela Rua do Bonsucesso. Depois de um certo tempo, as moças da rua descobriram a rotina dele e passaram a esperar pela sua chegada para admirá-lo. A fama, então, virou brincadeira de carnaval quando foi feito um boneco bem grande, todo elegante, de terno, gravata e chapéu, para passar à meia-noite.

  • #13 1 pt(s)

    A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão ocidental. As cinzas que os Cristãos Católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por ane236 em 17/02/2021 e atualizado em 13/01/2022. Esse quiz foi resolvido 189 vezes.
5

Quiz+