• #1 1 pt(s)

    De acordo com seus estudos sobre o gênero textual narrativa de aventura, marque a alternativa incorreta

  • #2 1 pt(s)

    De acordo com o dicionário, a narrativa de aventura é definida como a narração das ações de personagens que vivem situações estranhas e diferentes, inusitadas e relacionada a temas de ação/aventura. Dessa forma, entende-se, então, que a narrativa de aventura é

  • #3 1 pt(s)

    Quais são os elementos do gênero textual narrativa de aventura?

  • #4 1 pt(s)

    Os elementos da narrativa são essenciais na elaboração de uma narrativa de aventura, pois são utilizados para narrar e descrever os acontecimentos e ações de seus personagens no início, no desenvolvimento e no desfecho da história. Marque a alternativa que apresenta corretamente a estrutura da narrativa de aventura.

  • #5 1 pt(s)

    São características do gênero narrativo:

  • #6 1 pt(s)

    Os elementos da narrativa de aventura, assim como sua estrutura, são importantes para construir a sequência das ações da história

  • #7 1 pt(s)

    Leia o texto a seguir e classifique-o de acordo com o gênero:

    O lobo e o leão

    Um Lobo, que acabara de roubar uma ovelha, depois de refletir por um instante, chegou à conclusão que o melhor seria levá-la para longe do curral, para que enfim fosse capaz de servir-se daquela merecida refeição, sem o indesejado risco de ser interrompido por alguém.

    No entanto, contrariando a sua vontade, seus planos bruscamente mudaram de rumo, quando, no caminho, ele cruzou com um poderoso Leão, que sem muita conversa, de um só bote, lhe tomou a ovelha.

    O Lobo, contrariado, mas sempre mantendo uma distância segura do seu oponente, disse em tom injuriado, com uma certa dose de ironia: "Você não tem o direito de tomar para si aquilo que por direito me pertence!"

    O Leão, sentindo-se um tanto ultrajado pela audácia do seu concorrente, olhou em volta, mas como o Lobo estava longe demais e não valia a pena o inconveniente de persegui-lo apenas para lhe dar uma merecida lição, disse com desprezo: "Como pertence a você? Você por acaso a comprou ou, por acaso, terá o pastor lhe dado como presente? Por favor, me diga, como você a conseguiu?"

  • #8 1 pt(s)

    Leia as assertivas abaixo e marque V ou F.

    1) Narrativa é o relato de um episódio, real ou fictício, ocorrido num determinado tempo e espaço, com personagens específicos.

    2) O narrativa de aventura apresenta a seguinte estrutura:

    situação Inicial / complicação / desenvolvimento / clímax / desfecho / situação final.

    3) São elementos do texto narrativo: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo.

  • #9 1 pt(s)

    Levando em consideração os elementos da narrativa, podemos encontrar na aventura as seguintes características:

    Personagem - É um herói ou um grupo que passa por grandes desafios em sua jornada; os atos do personagem são extraordinários e fantásticos;

    Tempo - Os fatos se sucedem em ordem cronológica e em ritmo intenso. No decorrer da narrativa os diversos conflitos por que passa o herói podem passar a sensação de o tempo passar mais rápido;

    Lugar ou espaço - Devido à quantidade de desafios que o herói enfrenta, o número de lugares que ele percorre pode ser imensa;

    Narrador - O personagem pode contar a própria história (narrador-personagem) ou pode ser um narrador-observador (não faz parte da história).

  • #10 1 pt(s)

    Com base no texto abaixo, indique a alternativa cujo elemento estruturador da narrativa não foi colocado no trecho:

    “Porque não quis pagar uma garrafa de cerveja, Pedro da Silva, pedreiro, de trinta anos, residente na rua Xavier, 25, Penha, matou ontem em Vigário Geral, o seu colega Joaquim de Oliveira.”

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por haiany660 em 20/02/2021 e atualizado em 15/01/2022. Esse quiz foi resolvido 698 vezes.
5

Quiz+