• #1 1 pt(s)

    Sabemos que todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são formados por células. Entretanto, alguns organismos possuem apenas uma célula, enquanto outros possuem milhares. O conjunto de células com estrutura e funções semelhantes recebe o nome de:

  • #2 1 pt(s)

    Os seres vivos estão separados em diferentes níveis de organização. Quando falamos em um conjunto de seres vivos da mesma espécie que ocupam a mesma área geográfica, referimo-nos à qual nível?

  • #3 1 pt(s)

    Observe a seguir os níveis de organização de um ser vivo e marque a alternativa que contém os termos que substituem adequadamente os números 1, 2 e 3.

    Célula → (1) → (2) → Sistema → (3)

  • #4 1 pt(s)

    Considere as frases a seguir.

    I. Atualmente, Rattus norvegicus ocorre em todos os continentes.

    II. As ratazanas de uma cidade vivem principalmente na rede de esgotos e nos depósitos de lixo.

    III. Um rato branco é submetido a um experimento de fisiologia em laboratório.

    As frases nas quais se mencionam, respectivamente, um indivíduo, uma espécie e uma população são:

  • #5 1 pt(s)

    Sobre a reprodução assexuada, marque a alternativa incorreta:

  • #6 1 pt(s)

    Existem diversas formas de reprodução encontradas no Reino Animal, que podem ser classificadas em dois grandes grupos: reprodução sexuada e reprodução assexuada. Sobre isso, analise as afirmações abaixo:

    I. O brotamento é um processo de reprodução assexuada, que tem como fator positivo o fato de necessitar de um gasto energético menor, uma vez que dispensa o acasalamento.

    II. A partenogênese, processo em que o óvulo não fecundado desenvolve um novo indivíduo diploide, é um mecanismo que pode ser encontrado em invertebrados, como abelhas, e algumas espécies de vertebrados, como os peixes.

    III. A reprodução sexuada, processo que requer a união de duas células haploides, é, de todos os mecanismos reprodutivos, aquele que promove a variabilidade genética entre os indivíduos.

    Está correto apenas o que se afirma em

  • #7 1 pt(s)

    As hidras apresentam uma forma peculiar de reprodução assexuada. Nesses organismos, forma-se uma massa de células dividindo-se por mitose, gerando uma pequena hidra que se separa do organismo parental e inicia a vida livre. Esse processo é conhecido como

  • #8 1 pt(s)

    No texto a seguir, estão em negrito termos correspondentes aos diferentes níveis de organização utilizados em biologia.

    Todos os indivíduos da mesma espécie animal que estavam vivendo na região ficaram ameaçados por diferentes bactérias que eram capazes de romper a barreira imposta pela pele, causando sérios danos aos organismos. Nesses casos a ação dos macrófagos conduzidos pelo sangue até o local da inflamação foi de suma importância.

    De acordo com a ordem em que esses termos aparecem no texto, os níveis de organização utilizados são:

  • #9 1 pt(s)

    O conjunto de todos os ecossistemas do planeta é chamado de:

  • #10 1 pt(s)

    Ao analisar alguns anfíbios em seu momento de reprodução, percebeu-se que alguns realizam fecundação externa. Um aluno, então, concluiu que se tratava de uma reprodução assexuada. O aluno está correto?

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por thiago162 em 04/03/2021 e atualizado em 19/01/2022. Esse quiz foi resolvido 269 vezes.
5

Quiz+