• #1 1 pt(s)

    A Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948 adotou e proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Com base neste documento, assinale a alternativa que NÃO contém um dos direitos de todo ser humano.

  • #2 1 pt(s)

    É uma organização financeira responsável por garantir a estabilidade econômica internacional, sendo composta por 187 países e criado em 1944 na Conferência de Bretton Woods. Seu funcionamento, basicamente, ocorre através do gerenciamento e concessão de empréstimo para aqueles países que o solicitam.

  • #3 1 pt(s)

    Qual é o fator principal de transformação do espaço geográfico que interfere nos fluxos populacionais, reorganiza as atividades no contexto da sociedade e promove a instrumentalização das diferentes técnicas e meios técnicos, que são essenciais para as atividades humanas?

  • #4 1 pt(s)

    O êxodo rural pode ser definido como:

  • #5 1 pt(s)

    Nos países industrializados, a migração campo-cidade tem como causa fundamental:

  • #6 1 pt(s)

    A penetração do capitalismo na agropecuária liberou grandes contingentes de mão de obra, seja pela mecanização das atividades, seja pela concentração da propriedade da terra. Esse pessoal migrou para as cidades (êxodo rural), que não se aparelharam o suficiente em termos de infraestrutura urbana. Multiplicam-se as favelas e cortiços, o transporte é insuficiente e a indústria não acompanha o ritmo de crescimento urbano. Mesmo assim, a agropecuária é de grande peso na economia que está articulada a um setor terciário bastante diversificado." Os principais destinos dos migrantes que saiam do campo foram as cidades das regiões:

  • #7 1 pt(s)

    Chamamos de processo de urbanização a transformação de espaços naturais e rurais em espaços urbanos, concomitantemente à transferência da população do campo para a cidade. Esse fenômeno quando ocorre em larga escala é denominado

  • #8 1 pt(s)

    A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, entre os quais podemos destacar:

  • #9 1 pt(s)

    Sobre o surto de urbanização que se verifica no mundo, é correto afirmar que:

  • #10 1 pt(s)

    As cidades da região Sudeste do Brasil foram as que mais receberam migrantes oriundos do campo (êxodo rural) e também de outras regiões do país (migrações regionais), fato que se deu de forma mais acentuada na década de 1970 e nos anos posteriores. Assim, o Sudeste consolidou-se como a região mais urbanizada do país. Tal ocorrência pode explicar-se:

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por fatima564 em 08/03/2021 e atualizado em 19/01/2022. Esse quiz foi resolvido 491 vezes.
5

Quiz+