• #1 1 pt(s)

    O leite é uma importante fonte de nutrição para os bebês, e protege de algumas doenças como?

  • #2 1 pt(s)

    Sobre o aleitamento materno é correto afirma:

    ( ) O aleitamento materno ( AM) é a estratégia que mais previne mortes infantis , além de promover a saúde física, mental e psíquica da criança. Estima-se que a amamentação tem o potencial de reduzir em 13% as mortes em crianças menores de 5 anos, assim como em 19 a 22% as mortes neonatais, se praticada na primeira hora de vida.

    ( ) É importante ressaltar que o colostro, é o primeiro leite produzido pela mãe, não é nutritivo e possui uma pequena quantidade de substâncias protetoras como os anticorpos.

    ( ) O aleitamento materno exclusivo (AME) é uma prática fundamental para a saúde das crianças, pois fornece tudo o que ela precisa para crescer e se desenvolver durante esse período. Sua promoção deve ser incluída entre as ações prioritárias de saúde, uma vez que o aleitamento funciona como uma verdadeira vacina, não tem risco de contaminação e quanto mais o bebê mamar, mais leite a mãe produzirá.

    ( ) O ato de amamentação propicia o contato físico entre mãe e bebê, estimulando pele e sentidos. Ele favorece o bebê que sente o conforto de ver suas necessidades satisfeitas, mas também sente o prazer de ser segurado pelos braços de sua mãe. E com isso, as crianças tendem a ser mais tranquilas e fáceis de socializar-se durante a infância.

    ( ) O aleitamento materno é uma etapa do processo reprodutivo feminino cuja prática resulta em benefícios para a saúde da mulher e da criança, com repercussões positivas para a sociedade

  • #3 1 pt(s)

    Leite com coloração clara é normal?

  • #4 1 pt(s)

    Existem benefícios comprovados tanto para o lactente, como para a mãe. No caso do bebé, há uma diminuição da probabilidade de adoecer, reduzindo as taxas de mortalidade infantil e de internamentos hospitalares. Há também uma redução no aparecimento de doenças crónicas. E na mãe....

  • #5 1 pt(s)

    Ministério da Saúde criou uma política nacional de promoção proteção e apoio ao aleitamento Materno contempla as seguintes estratégias:

  • #6 1 pt(s)

    A ingestão de derivados de milho, cerveja preta e caldo de cana contribui para aumentar a produção de leite.

  • #7 1 pt(s)

    É muito importante conhecer e utilizar as definições de aleitamento materno adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reconhecidas no mundo inteiro (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2007). Assim, o aleitamento materno costuma ser classificado em:

    A. Aleitamento materno complementado – quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo.

    B. Aleitamento materno – quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.

    C. Aleitamento materno predominante – quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.

    D. Aleitamento materno exclusivo – quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.

    E. Aleitamento materno misto ou parcial – quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.

    Após leitura e análise das alternativas marque a opção correta:

  • #8 1 pt(s)

    Quanto mais o bebê mamar, mais leite a mãe produzirá?

  • #9 1 pt(s)

    Quais são as 3 fases da amamentação?

  • #10 1 pt(s)

    Segundo a OMS e estudos elaborados responda: qual a duração média da amamentação na espécie humana?

  • #11 1 pt(s)

    Não há vantagens em se iniciar os alimentos complementares antes dos seis meses, podendo, inclusive, haver prejuízos à saúde da criança, pois a introdução precoce de outros alimentos está associada a?

    ( ) Menor duração do aleitamento materno

    ( ) Maior número de hospitalizações por doença respiratória;

    ( ) Risco de desnutrição se os alimentos introduzidos forem nutricionalmente inferiores ao leite materno, como, por exemplo, quando os alimentos são muito diluídos;

    ( ) Maior número de episódios de diarreia;

    ( ) Menor eficácia da amamentação como método anticoncepcional;

    ( ) Menor absorção de nutrientes importantes do leite materno, como o ferro e o zinco;

    Após leitura e análise das alternativas marque a opção correta:

  • #12 1 pt(s)

    Quais fatores, causas interferem na produção do leite materno, podendo inibir a liberação da ocitocina, prejudicando a saída do leite da mama?

    A) A dor, o desconforto e ansiedade

    B) O estresse e o medo

    C) O medo e a insegurança

    D) A falta de autoconfiança e desconforto

    E) A raiva, estresse e angústia

    Após leitura e análise das alternativas marque a opção correta:

  • #13 1 pt(s)

    Sabendo que após o nascimento, o aleitamento materno e a principal fonte de energia e nutrição da criança, diga qual é o tipo de aleitamento materno que a criança deve receber até os 6 meses de vida?

  • #14 1 pt(s)

    Sabendo que a composição do leite materno corresponde a junção de diferentes composições, provendo a formação da imunidade, crescimento, metabolismo e outros. Responda qual a composição correta do leite materno.

  • #15 1 pt(s)

    Uma jovem faz acompanhamento na UBS, afirmando que seu filho de 2 meses recebe leite materno e OUTROS tipos de leite. Qual tipo de aleitamento mantido por está jovem ao seu filho?

    (Am= aleitamento materno)

Você deve responder o Quiz antes de conferir o resultado
Quiz criado por biell354 em 30/03/2021 e atualizado em 06/06/2022. Esse quiz foi resolvido 138 vezes.
5

Quiz+